Katherine Johnson, a matemática cuja vida e realizações a tornaram personagem do filme “Estrelas Além do Tempo” (2016) faleceu nessa segunda-feira (24) aos 101 anos.

Johnson, era dona de uma mente afiada que fez com que ela terminasse a faculdade aos 18 anos, trabalhou por mais de três décadas na NASA. Lá, ela realizou cálculos essenciais que tornaram possível o voo espacial, incluindo a viagem de 1962 que viu John Glenn se tornar o primeiro americano a orbitar a Terra.

“Senhora Johnson ajudou nossa nação a ampliar as fronteiras do espaço, enquanto fazia grandes progressos que também abriam portas para mulheres e pessoas de cor na busca humana universal de explorar o espaço “, disse o diretor da NASA,  Jim Bridenstine,  em comunicado.

Taraji P. Henson que interpretou a Matemática no longa, usou seu Instagram para prestar sua homenagem.

“Obrigado RAINHA #KatherineJohnson por compartilhar sua inteligência, equilíbrio, graça e beleza com o mundo!” Henson escreveu no Instagram. “Por causa do seu trabalho duro, garotinhas EM TODA PARTE podem sonhar tão grandes quanto a LUA !!! Seu legado viverá para sempre e sempre !!! Você correu para que pudéssemos voar !!! Ficarei para sempre honrada por ter trazido sua história à vida.  ”

https://www.instagram.com/p/B89N3JCp5_O/

Enquanto “Estrelas Além do tempo” focava em três mulheres afro-americanas que trabalhavam como “computadores humanos” na NASA na década de 1960, Johnson era o única viva quando o filme foi lançado. Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) morreu em 2008 e Mary Jackson (Janelle Monáe) morreu em 2005.

Comments

Comentários