Eu sou do time que criar e prestigiar nossos próprios espaços é mais revolucionário do que ocupar espaços onde nunca fomos bem-vindos.

O processo de inclusão e diversidade é tudo menos espontâneo. Tudo acontece por uma pressão de uma camada da sociedade que exige ser incluída.

Notícias Relacionadas


O problema é que a camada privilegiada não vê motivos para dividir o espaço à mesa, porém como diz o Tayler Perry nada melhor que construir a própria mesa.

O NAACP Image Awards, promovido pelo National Association for the Advancement of Colored People  (NAACP) é uma premiação que acontece anualmente nos EUA para reconhecer o talento da comunidade negra na música e audiovisual.

A 51ª edição aconteceu no último sábado, 22 de fevereiro e levou uma constelação negra para Califórnia. A cereja do bolo é a parceria com a BET, canal de conteúdo negro,  responsável pela exibição do programa na TV.

https://www.instagram.com/p/B846rd4lBZz/?igshid=1rvhmrjyg4sp0

Google, Hyundai, Ford, ESPN e American Airlines foram, alguns dos vários e grandes patrocinadores e co-patrocinadores do evento ( e olha que nos EUA negros são menos de 20% da população).

A cantora e empresária Rihanna foi uma das personalidades a receber o “Prêmio do Presidente” durante o evento, juntamente com o lendário ativista e congressista John Lewis.

Riri além de comparecer ao evento,  fez um discurso muito importante sobre união. A milionária, dona da marca Fenty, também já recebeu homenagens da Harvard por sua atuação na área filantrópica.

Michael B. Jordan, Lizzo, Trace Ellis e quase todo elenco de Black-ish, Angela Basset , Jammie Foxx, Janelle Monae, Octavia Spencer foram alguns dos presentes e os que levaram a estatueta do prêmio para casa, mostraram em seus discursos o reconhecimento da importância de um prêmio como esse feito por e para pessoas negras. “É sempre lindo quando nosso povo celebra o que é nosso”, disse Jamie Fox.

Aqui no Brasil ainda estamos no processo de convencer a branquitude de que é o nosso suor e dinheiro que movem o país. Os mais pacientes ainda ensinam os brancos o que é racismo e como somar na luta.

Nos EUA sabemos que as tensões raciais são tão acirradas quanto as nossas aqui, mas qual marca que não quer seu nome associado a um evento com tantas pessoas famosas e influentes?

Sem nem 1/3 de toda badalação e principalmente investimento de empresas, o mais próximo de um evento nesse estilo aqui no Brasil são o Troféu Raça Negra promovido pela Afrobras e o Prêmio Sim à Igualdade Racial, do ID_BR.

A participação das marcas é fundamental, mas o envolvimento da comunidade negra, famosa e não famosa é o motivo pelo qual o NAAPC tem mais de meia década.

 

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments