Home Blog Page 633

Processado por racismo, Julio Cocielo é convidado pela CBF para ser influenciador da Copa do Catar

0
Foto: Reprodução / Redes Sociais

O Youtuber Julio Cocielo foi escolhido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para representar o Brasil como um dos influenciadores na Copa do Mundo Catar 2022. Durante o mundial de 2018, que aconteceu na Rússia, Cocielo causou revolta e foi processado por racismo após declarar, através de uma postagem no Twitter, que o jogador “Mbappé faria arrastão top”.

Em setembro de 2020, o influenciador virou réu acusado de racismo por causa de postagens feitas nas redes sociais entre 2 de novembro de 2011 e 30 de junho de 2018. Em um dos comentários, o youtuber afirmou: “o Brasil seria mais lindo se não houvesse frescura com piadas racistas. Mas já que é proibido, a única solução é exterminar os negros”. A publicação foi foi apagada após o escândalo.

Julio Cocielo em ação para a CBF. Foto: Reprodução / Redes Sociais.

Em março deste ano, o tribunal responsável por analisar o caso concluiu que Cocielo era inocente e que “não teve intenção direta de disseminar uma mensagem preconceituosa”. Através das redes sociais, o consultor em racismo estrutural, AD Junior, comentou sobre a escolha de Cocielo como um dos influenciadores da Copa do Mundo 2022. “O racista no Brasil recebe até mesmo uma premiação pelo seu racismo pela própria organização que deveria repudiar o que ele fez“, disse AD.

Na última copa o influenciador COCIELO cometeu uma atitude racista. E agora, ganhou de presente da CBF um cargo de influenciador da copa! Num é incrível? É de uma tristeza ver esse tipo de REWARD (recompensa) pra quem nem ligou pelo que fez e não ta nem aí…”, continuou o Head de Marketing da Trace Brasil. “Se uma pessoa negra fizer algo errado na vida, é capaz dela nunca mais poder fazer um trabalho… já no Brasil que faz errado ganha prêmio. Parabéns CBF”.

De acordo com a CBF, o projeto chamado “#NossaSeleçao”, que inclui Julio Cocielo e outros influenciadores, tem o objetivo de aproximar os torcedores que estarão no Brasil da seleção por meio de postagens nas redes sociais.

Coleção de maquiagem inspirada em ‘Wakanda Para Sempre’ será lançada com edição limitada

0
Fotos: M.A.C/Divulgação

Em parceria com a Marvel, a M.A.C Cosmetics anuncia a linha de maquiagem especial baseada no filme ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre‘ com edição limitada.

A coleção contém uma paleta de sombras com oito tons (R$ 349), quatro cores de batom (R$ 119 cada), quatro cores de batom (R$ 179 cada) e dois iluminadores (R$ 279 cada). Todas as embalagens são inspiradas no super-herói, remetem a ideia do afrofuturismo com referências das jóias e texturas de Wakanda. 

A linha estará disponível para vendas a partir do dia 1 de novembro, nas lojas físicas e e-commerce da marca.

Foto: M.A.C/Divulgação

A estreia da sequência de Pantera Negra será no dia 10 de novembro nos cinemas brasileiros e já começou a pré-venda dos ingressos.

Em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, a rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M’Baku (Winston Duke), Okoye (Danai Gurira) e Dora Milaje (apresentando Florence Kasumba), lutam para proteger sua nação de potências mundiais intervenientes após a morte do rei T’Challa.

Ludmilla anuncia show na Copa do Mundo do Catar

0
Foto: Reprodução/Twitter

A cantora Ludmilla anuncia show na Copa do Mundo do Catar: “Pode falar que eu cheguei!”, escreveu no Instagram. Ela fará uma apresentação na capital do país, no espaço Bud World Club, no W Hotel & Residences.

Além dela, também foram confirmados outros artistas internacionais. Lil Baby, vencedor do Grammy, que fez a música “The World is Yours To Take”, parte da trilha sonora oficial da Copa do Mundo 2022. Jason Derulo e Craig David também estão confirmados para o evento.

O show será realizado no dia 1 de dezembro. Os ingressos já estão a venda com o valores a partir de 500 ryals (cerca de R$ 730).

No mês passado, Ludmilla confirmou nas redes sociais que recebeu convite para participar da música oficial da Copa do Mundo, mas precisou recusar o convite porque já tinha um compromisso firmado com outro parceiro.

Milton Nascimento completa 80 anos e ganha homenagem de Ludmilla e Djonga

0
Foto: Augusto Kesrouani Nascimento

Milton Nascimento completa hoje 80 anos. Em homenagem ao seu aniversário, Ludmilla e Djonga regravaram dois clássicos pelo projeto Spotify Singles de Atemporais, lançado nesta quarta-feira (26). Lud canta versão de ‘Maria, Maria‘ e o rapper canta ‘Travessia‘.

“O cara é um ícone! As músicas deles carregam muita história, têm muita verdade, têm muito contexto. Eu acho ele uma lenda. É cultura, é histórico a galera da nova geração procurar os nossos anteriores, quem entregou música para a gente hoje em dia, quem ajudou a construir”, diz Ludmilla.

“A arte feita com o coração e qualidade se torna atemporal. O coração da gente está aqui e ele se perpetua e se mantém vivo através do coração do outro. Quando estamos falando o que a gente sente, estamos, com certeza, falando de uma coisa que amanhã vai ter outra pessoa sentindo também, a gente está mantendo a parada eterna”, comenta Djonga.

Se aposentando dos palcos, Milton Nascimento anunciou os quatro últimos shows no Brasil da turnê ‘A Última Sessão de Música’, nos dias 1, 2 e 3 de novembro em São Paulo, e 13 de novembro em Belo Horizonte.

Boogie Week abre o Novembro Negro com painéis e pocket shows em SP

0
Foto: Divulgação/ Jef Delgado.

O evento gratuito acontece em 1º de novembro e reúne música, empreendedorismo e autoestima negra no Auditório do Ibirapuera

Na comunidade preta, compartilhar o que se sabe e valorizar tanto quem veio antes quanto quem está agora, na missão de conquistar um futuro mais coletivo e potente, são valores fundamentais, e a segunda edição da Boogie Week carrega essas propostas. Abrindo o mês da Consciência Negra, o evento, que acontece no dia 1º de novembro, no Auditório do Parque Ibirapuera, em São Paulo, apresenta uma programação que une inteligência, tecnologia, música, negócios, stand up, teatro e afins. O público esgotou rapidamente os ingressos gratuitos disponibilizados. 

Organizada pela produtora Boogie Naipe, responsável pelas carreiras dos Racionais e de Mano Brown, a Boogie Week celebra literatura, teatro, humor, autoestima e artes visuais feitas por pessoas pretas. Os humoristas Bruna Braga e Marcos Machado foram convocados para apresentar a programação desta edição, fomentada pelo patrocínio master do YouTube Black Voices, seguido de Burger King, Nubank, Urbia e Parque Ibirapuera. 

No primeiro painel, o produtor executivo da Boogie Naipe, Kaire Jorge, a representante de Comunicação, Diversidade & Inclusão da Sony Music Mayara Almeida e as artistas Tasha e Tracie se reúnem para passar a visão sobre música e o mundo do entretenimento, destacando trajetórias e exemplos de artistas negros no segmento. Já no segundo papo, as cantoras Tati Quebra Barraco, Jup do Bairro e a dermatologista Katleen Conceição debatem a autoestima negra, com as belezas e os desafios que permeiam o tema. Na terceira mesa, a conversa sobre empreendedorismo tem a participação do CEO da Kondzilla Konrad Dantas, da Global Head D&I do Nubank Helena Bertho e da diretora de criação e conteúdo da TV Globo Samantha Almeida. Os intervalos de cada painel recebem pocket shows dos artistas Karen Francis e Rincon Sapiência

Reunindo pessoas com expertises tão diversas, a Boogie Week promove acolhimento à pluralidade de experiências negras e estimula a construção coletiva entre pessoas pretas. É um lugar para aqueles que historicamente tiveram espaços de poder negados. “A programação se abre para todas as culturas, não é direcionada a um só tipo de arte. Mas, é claro, na nossa cultura preta, a música é a base e está em todos os espaços. A música permeia todas as obras, e não poderia faltar na semana de cultura preta”, considera a empresária e advogada Eliane Dias, porta-voz e idealizadora do projeto. 

Para que o legado negro permaneça forte, a Boogie Week aplaude os mais velhos promovendo ainda a premiação aos Griô da Cultura Preta. Para Eliane, celebrá-los em vida faz parte do conceito do evento. “Os que abriram caminho, enfrentaram o racismo de forma mais contundente e ganharam bem menos dinheiro do que mereciam, devem ser homenageados pelos seus”, avalia ela.

Na proposta central, está também a valorização do conhecimento e da presença equiparada entre homens e mulheres negros em todas as frentes do projeto. “Como na primeira edição, temos em maioria profissionais pretos, qualificados, fazendo jus ao movimento Black Money, com carinho por todos”, diz a porta-voz. “E já passou da hora de darmos às mulheres pretas o devido respeito, porque estamos em 2022 e ainda somos a base da sociedade brasileira, ganhamos muito menos que qualquer outro profissional, tanto monetariamente como no sentido da visibilidade”, completa Eliane.

Nesta edição, a Boogie Week celebra a cultura preta com cores e dimensões cada vez mais plurais, afinal, fazem parte dessa história ancestral o cuidado, a tecnologia, a arte e a alegria que mantêm o povo negro como resistência. Na área do foyer, antes da abertura oficial, o público ainda poderá ver uma exposição de Uberê Guelé, artista também responsável pela arte da identidade visual do evento e dos grafiteiros do grupo OPNI. Durante todo o dia, o público ainda terá acesso a uma feira de literatura preta e mais novidades ainda serão divulgadas. 

Confira a programação completa: 

14h30: “O Corre de Milhões: Desafios e oportunidades da música preta”, com Kaire Jorge, Mayara Almeida, Tasha e Tracie

15h30: “Posturadas: Autocuidado como revolução”, com Tati Quebra Barraco, Jup do Bairro e Katleen Conceição

16h30: Pocket show de Karen Francis

17h10: Peça teatral “Cria Di Outro Planeta”

17h50: “Inovação: Tecnologia preta no comando”, com Konrad Dantas (KondZilla), Helena Bertho e Samantha Almeida

18h45: “The African Pride”, fala de Carolina Maíra de Morais

19h20: Pocket show de Rincon Sapiência + atração surpresa

20 horas: Encerramento

Serviço:

Boogie Week @ Auditório do Parque Ibirapuera, SP
Data: 
1º de novembro (terça-feira)
Horário: abertura às 12 horas e encerramento às 20 horas 
Local: Auditório do Parque Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 0, Ibirapuera
Ingressos*: retirada pelo site Sympla

*Entrada nominal e intransferível, é necessário levar documento de identificação válido com foto.

*Menores de 18 anos entram apenas acompanhados de responsável legal, evento com venda de bebidas alcoólicas, proibida para esse público. É proibido entrar com armas de fogo, objetos cortantes, garrafas, bebidas alcoólicas ou de qualquer tipo, material inflamável, câmera profissional, animais de estimação e drone.

Acompanhe as redes sociais da Boogie Week e da Boogie Naipe aqui

Ficha Técnica:

Idealizadora: Eliane Dias 
Direção Executiva: Marina Deeh 
Direção de Comunicação: Luiz Félix
Porta Vozes: Domenica Dias e Kaire Jorge
Assessoria de Imprensa: Trovoa Comunicação
Realização: Boogie Naipe

Educação antirracista: ‘Era Uma Vez o Mundo’ oferece curso gratuito para 160 professores rede municipal do RJ

0
Foto: Divulgação.

Após o curso direcionado à rede pública de ensino do Rio de Janeiro, bonecas negras serão distribuídas. De forma lúdica, a iniciativa fortalece o combate ao racismo na infância 

Aproximadamente 160 professores da rede municipal do Rio de Janeiro vão passar por uma formação em educação antirracista promovida por Jaciana Melquíades, historiadora e CEO da Era Uma Vez o Mundo. “A ideia é impactar efetivamente os alunos pelas unidades educacionais e, respectivamente, os seus familiares também. Os professores receberão uma formação para replicarem as atividades ao longo dos anos, além de terem autonomia para adaptarem as ferramentas ensinadas durante o workshop”, destaca ela.

O curso, elaborado através da parceria entre a Gerência de Relações Étnico Raciais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (GERER) e o patrocínio do Edital de Soluções para Retomada do Shell Iniciativa Jovem, consiste em preparar os profissionais da rede municipal de educação infantil do estado, para que possam implementar a temática no cotidiano escolar, difundindo assim, uma educação antirracista e mitigando os impactos estruturais do racismo no país.

Entre os assuntos a serem abordados pela a ‘EUVOM’, estão os conceitos de representatividade e autorreferência positiva a partir da infância, atingindo diretamente o crescimento dos indivíduos envolvidos pela iniciativa. “Nosso objetivo é dar o acesso às bonecas negras, já que esse brinquedo é um mecanismo poderoso na construção da identidade afirmativa das crianças. Na rede pública, a maioria das nossas crianças é negra, e essa entrega garante que elas tenham os brinquedos e todo potencial de desenvolvimento que os mesmos proporcionam”, ressaltou a empreendedora. 

A Lei 10.639 discorre sobre a obrigatoriedade de ensino de história e cultura afro-brasileira nas unidades de ensino fundamental e médio e, além das atividades educativas e pedagógicas ministradas no encontro, bonecas serão distribuídas em escolas públicas. 

De acordo com Jaciana, ao pensar na pouca instrumentalização de profissionais da educação no letramento racial, gestão de conflitos em sala de aula, bem como no auxílio de responsáveis na condução cotidiana de conversas com crianças e jovens sobre questões raciais, o workshop foi desenvolvido. “Inicialmente, distribuiríamos bonecas pretas de pano para crianças nas escolas, mas ao começar a fazer contato com as mesmas, o projeto tomou proporções maiores. Queremos mostrar que é possível transformar a educação e debater a pauta racial através do lúdico, além de promover um enfrentamento real ao racismo, de forma a construirmos um futuro viável, saudável e de igualdade”, pontua. 

O projeto visa ainda estabelecer um olhar empático que estimule ações coletivas para a regeneração social, propondo reflexões e atitudes pontuais de conscientização e reparo social, através dessas ações lúdicas, especialmente no que diz respeito à utilização de ferramentas educacionais nas transformações locais. Neste sentido, a startup desenvolve conhecimentos particulares ao relacionamento em comunidade e à manutenção dos bens culturais e imateriais que configuram a sociedade. 

Presencialmente, a oficina será realizada em dois horários, sendo o primeiro, das 9h às 12h e, o segundo, das 13h às 14h. Já na sexta-feira (28), acontece online. Para Jaciana, este trabalho é uma superação. “Tem sido bastante desafiador, principalmente, quando pensamos na estrutura que montamos para fazer a maior produção que já fizemos e no menor tempo. Estamos nos provando enquanto empresa nesse sentido. Do ponto de vista do impacto nos indivíduos, temos pessoas da nossa comunidade com garantia de renda, o que é incrível, além de já estarmos sonhando com os rostinhos felizes das crianças com as atividades e brinquedos que estamos preparando”, concluiu.

As inscrições para o workshop presencial estão sendo realizadas pela Secretaria de Educação do Rio e contam com 60 vagas. Já as inscrições para o online poderão ser feitas por qualquer educador de escola pública na sexta-feira (28) no site https://eraumavezomundo.com.br/ e conta com 100 vagas.

Após rumores de Rihanna na trilha sonora de Pantera Negra 2, Marvel promete anúncio para sexta

0
Foto: Reprodução.

Os fãs de Rihanna foram à loucura na noite de terça-feira (25), após um post enigmático da Marvel sobre a sequência de Pantera Negra, Wakanda Forever. O novo vídeo, que não traz nenhuma cena do filme, apenas prepara o público para um anúncio nesta sexta-feira (28) e destaca a letra R do restante das letras do título.

Isso foi o bastante para os fãs, que estão sedentos por um lançamento de Riri desde 2016, associassem o anúncio aos rumores de que a cantora está na trilha sonora do filme. Rapidamente, o nome da cantora se tornou um dos assuntos mais comentados da internet.

https://twitter.com/MarvelStudios/status/1585073731524706305

Há alguns dias, o Hits Daily Doubl noticiou que Rihanna gravou duas músicas para a trilha sonora do filme, que chegará nos cinemas brasileiros no dia 10 de novembro. 

A página “Rihanna Navy Brasil“, um fã-clube da cantora, disse que os “rumores já tinham saído em 2020/2021 quando Rihanna misteriosamente apareceu no cast do filme em alguns sites”. Esses rumores na época, levaram o público a acreditar que ela havia sido escalada para o elenco.

Agora é guardar a sexta-feira e preparar o coração para o hit que vem aí. Enquanto isso, que tal conferir o trailer de Wakanda Forever?

Justiça russa nega pedido de liberdade e mantém prisão de Brittney Griner, estrela de basquete dos EUA

0
Foto: Alexander Zemlianichenko.

Nesta terça-feira (25), a Justiça da Rússia negou o pedido de liberdade apresentado pela defesa da jogadora de basquete norte-americana Brittney Griner. Medalhista de ouro olímpico, a atleta foi detida em agosto, condenada a 9 anos de prisão por portar cartuchos de vape com óleo de cannabis, proibido no país.

De acordo com o G1, sem o deferimento do recurso, a prisão da atleta foi considerada por especialistas como retaliação do governo russo aos Estados Unidos, por conta do apoio de Washington à guerra na Ucrânia.

Foto: Brian Snyder/Reuters.

A condenação de Brittney Griner aconteceu no dia 9 de outubro. Segundo o juiz responsável pelo caso, ela terá de cumprir a pena em uma colônia penal no país euroasiático. “Nós estamos muito desapontados com o veredito”, disse a defesa da atleta. “Como advogados, nós acreditamos que a corte deve ser justa com todos, independentemente da nacionalidade. A corte ignorou completamente todas as evidências da defesa e, o mais importante, a declaração de culpa”.

Griner, que foi presa no dia 12 de fevereiro, afirmou que faz uso da maconha medicinal para tratar suas lesões crônicas. “Eu cometi um erro honesto. E espero que, pelas suas leis, não acabe com a minha vida aqui”, destacou ela.

Rihanna supera Kanye West e se torna a musicista mais rica do mundo

0
Foto: Getty Images.

Kanye West não é mais o musicista mais rico do mundo. Agora, esse posto pertence à Rihanna, que acumula uma fortuna de US$ 1,7 bilhão, segundo dados da Forbes. Nesta manhã de terça-feira (25), Ye perdeu laços financeiros com a Adidas. A parceria com a marca rendia ao rapper o valor de US$ 1,5 bilhão. Agora, sem o apoio da empresa, fortuna de Kanye foi reduzida para US$ 400 milhões.

Rihanna em evento da ‘Fenty Beauty’. Foto: Divulgação.

A maior parte dos lucros de Rihanna vem de suas três empresas de varejo: Fenty Beauty, Fenty Skin e Savage X Fenty. A barbadiana é proprietária de 50% das ações vinculadas à Fenty Beauty, empresa que gerou US $550 milhões em receita no ano de 2020. A outra metade é de propriedade do conglomerado francês LVMH.

Meu dinheiro não é para mim; mantenho sempre o pensamento de que posso ajudar outra pessoa”, disse a artista em entrevista para a T Magazine. “O mundo pode realmente fazer você acreditar que as coisas erradas são prioridade, e isso faz você realmente perder o cerne da vida, o que significa estar vivo”.

Série sobre a história de Corlys Velaryon, personagem de ‘A Casa Do Dragão’, está em planejamento

0
Corlys Velaryon. Foto: HBO.

A primeira temporada de ‘A Casa do Dragão’ chegou ao final nesta última semana. Batendo recordes de audiência pelo mundo, a série apresentou a beleza e o poder dos descendentes da casa Velaryon. Conforme já tinha sido anunciado pelo criador da obra, George R. R. Martin, existem planos para a criação de uma série baseada na história do grande Corlys Velaryon, conhecido como a Serpente do Mar. Especula-se que com o sucesso do personagem, os produtores da HBO continuem investindo em produções derivadas do universo de ‘A Casa do Dragão’.

O novo spin off, ainda sem confirmação por parte da HBO, deve explorar as aventuras que fizeram de Corlys, interpretado pelo ator Steve Toussaint, um dos maiores guerreiros Sete Reinos. O que é mais notável no líder da casa Velaryon é o fato de que ele se tornou um dos únicos personagens a sobreviver do início até o final da ‘Dança dos Dragões’, termo utilizado para se referir aos momentos de queda dos Targaryens.

Corlys Velaryon em ‘A Casa do Dragão’. Foto: HBO.

De acordo com o site Screen Rant, enquanto uma versão mais jovem da Serpente do Mar é sugerida para ser apresentada dentro da nova obra, a HBO está guardando todas as aventuras de Corlys. “Ele luta pelo legado e por chegar o mais próximo possível do trono”, contou o ator Toussaint em entrevista à Men’s Health. “Esta temporada [de A Casa do Dragão] é muito sobre relacionamentos interpessoais, manobras políticas e é um pouco mais íntima do que Game of Thrones em seu auge”.

De acordo com os registros de George R. R. Martin, como herdeiro de Driftmark, Corlys Velaryon navegou pela primeira vez aos seis anos de idade. Depois, ele se tornou capitão aos 16 anos. Todas essas abordagens deverão ganhar destaque na obra solo do guerreiro negro.

error: Content is protected !!