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Beyoncé é eleita a maior artista pop do século 21: “Ela redefine regularmente a cultura”

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Beyoncé. Foto: Divulgação.

Em novo editorial, a revista Billboard classificou Beyoncé como a maior artista pop do século 21. O tópico ganhou destaque após ‘Break My Soul’, atual single de trabalho da cantora, se tornar a música número 1 dos Estados Unidos. A última vez que Beyoncé ocupou tal posição foi com ‘Single Ladies (Put a Ring on It)’, em 2008.

“Ela [Beyoncé] preenche todos os requisitos em termos de imagem, som e impacto, ela redefine regularmente a cultura da música pop com seus lançamentos e performances, e ela ainda está dominando com seu sétimo álbum [Renaissance]”, destacou Stephen Daw, representante da Billboard. “Não há mais ninguém que possa tirar esse título, nem deve tentar; pertence à Beyoncé”.

Beyoncé em imagem de divulgação do single ‘Break My Soul’. Foto: Divulgação.

Nos Estados Unidos, o ‘Renaissance’, primeira parte do que a artista chamou de projeto de três atos, estreou com 332 mil unidades vendidas, o melhor debute feminino do ano. Todas as 16 músicas do disco emplacaram entre as 100 mais consumidas do país. “Break My Soul” marcou o oitavo número 1 como artista solo da cantora..

“Um dos fatores que definem Beyoncé como grande artista é a consistência, toda vez que ela lança um álbum, você sabe que será criticamente amado, massivo em termos de vendas e provavelmente indicado a vários prêmios“, continuou Daw. “Seu plano de diva pop permanece totalmente intacto, ela tem controle quase completo sobre sua imagem e sabe como jogar o jogo da indústria. Mesmo agora, 25 anos depois, ela continua indiscutivelmente grande como sempre foi, talvez ainda maior com o tipo de legado que ela carrega consigo”.

“Criar esse álbum me proveu um lugar onde eu poderia sonhar e para o qual eu poderia escapar durante uma era assustadora para o mundo. Fez com que eu me sentisse livre e aventureira em um momento em que poucas coisas estavam se movendo na minha vida“, relatou Beyoncé sobre o novo disco. “Foi uma linda jornada de exploração para mim. Eu espero que vocês encontrem alegria nessa música. Espero que ela os inspire a se liberar, e a se sentir tão únicos, fortes e sexys quanto vocês realmente são“.

‘Renaissance’ está disponível em todas as plataformas de streaming.

Consulado e Embaixada dos EUA oferecem curso gratuito de inglês para jornalistas

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Foto: Freepik

Inscrições para o curso de inglês foram abertas na última terça-feira (9) e serão encerradas em 21 de agosto ou até que o número máximo de 300 inscritos seja alcançado

Estão abertas, desde terça-feira (9), as inscrições para o Curso Básico de Inglês para jornalistas brasileiros (A1, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas – CEFR), oferecido pela Embaixada e o Consulado dos Estados Unidos para jornalistas brasileiros, por intermédio do Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO).

O prazo para se inscrever termina em 21 de agosto ou até que as inscrições atinjam o número de 300 formulários. O curso terá início no dia 12 de setembro e vai até o dia 16 de dezembro de 2022, as aulas terão duração de duas horas e acontecem duas vezes por semana.

O conteúdo foi desenvolvido para jornalistas que possuem pouca ou nenhuma familiaridade com a língua inglesa e as aulas são virtuais. Para se inscrever, acesse: https://forms.gle/kbbSbssSEuPcJfh79. Os selecionados passarão por teste de proficiência.

Para participar do curso, o profissional deve cumprir alguns requisitos, como trabalhar na área de comunicação exercendo funções de freelancer, jornalista contratado por veículo de imprensa e/ou estudante no último ano da graduação e que já atue na área. Candidatos negros e indígenas terão prioridade no processo seletivo.

No Brasil racista, racismo religioso ainda é arma contra adversários políticos

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Foto: Roger Cipó / Olhar de um Cipó.

Estamos no início da elevação da temperatura das campanhas eleitorais tanto para o Planalto quanto para os governos estaduais e o que mais acontece em períodos de campanha é a exposição do que se entende como pontos negativos de um adversário para atacá-lo. Recentemente, isso aconteceu com o candidato do Partido do Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva.

Ele aparece em vídeos divulgados pela primeira-dama Michelle Bolsonaro enquanto recebe um banho de pipoca. Na legenda, ela disse: “Isso pode, né? Eu falar de Deus, não”. Uma falsa simetria enganosa e que não faz sentido nenhum, especialmente se formos considerar que vivemos sob um governo cujo lema é “Deus acima de todos”, a despeito de estarmos em um estado laico.

https://twitter.com/flaviaol/status/1557051280387981313

A máquina de ódio racista contra religiões de matriz africana rapidamente se ativou, com associações ao “demônio” e a “venda de almas”, figura e práticas presentes somente na mitologia cristã. A vereadora Sonaira Fernandes (Republicanos) compartilhou o vídeo, dizendo que “Lula já entregou sua alma para vencer essa eleição”.

Essas práticas deveriam simplesmente causar repulsa por parte daqueles que sentem um compromisso verdadeiro com o combate a desigualdades e enfrentamento às consequências do racismo na nossa sociedade. No entanto, elas causam mesmo preocupação. Não somente pelo alarido causado por quem faz esse tipo de propaganda vexatória, mas porque, infelizmente, essa incitação ao ódio traz efeitos negativos do ponto de vista eleitoral, e ainda piores para a vida de quem, de fato, professa as religiões de matriz africana em seu cotidiano.

Associar a imagem de pessoas de candomblé e umbanda ao satanás, a práticas negativas e serviços de malefício a outras pessoas é senso comum na sociedade brasileira. Não é preciso esforço nenhum para conseguir incutir esse tipo de imagem num eleitorado que já comprou ideias mais difíceis de engolir como que a terra é plana.

É por isso que é necessário combater diariamente os discursos que naturalizam as prátoicas de intolerância religiosa no cotidiano, no micro, nas relações pessoais. Corrigir e questionar quem ainda usa expressões como “chuta que é macumba”, por exemplo. Porque as eleições passam, e quem ficam somos nós, pessoas comuns sem aparatos de segurança para usar seus fios de conta, usar roupa branca às sextas-feiras e realizar seus cultos em território sagrado.

Em clipe de “20 ligações”, Baco Exu do Blues enaltece o amor preto

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Foto: Rocco.

O maior hit do álbum “Quantas vezes você já foi amado?” De Baco Exu do Blues ganhou um clipe. “20 ligações” chega ao YouTube do cantor com cenas de um romance vivido entre ele e a atriz Thainá Duarte. Nas cenas rodadas em Salvador, muito dengo, carinho e um relacionamento dos sonhos.

O clipe de “20 ligações” traz à tona a história de um amor quase perfeito, mas que não deu certo. Protagonizadas por Baco e a atriz Thainá Duarte, as cenas do casal refletem a sensibilidade que a música pede. “A gente tinha que captar todas as nuances do amor na forma mais profunda e do amor também na hora de se deixar, em todos os detalhes. Estou muito feliz com o resultado”, comemorou Baco Exu do Blues.

Thainá foi uma das responsáveis pela atuação do rapper, que o conduziu durante as gravações. ” Ela me conduziu muito bem no campo da atuação e me fez sentir confortável em cena. A gente tinha que conseguir captar todas essas nuances, do amor na forma mais profunda e do amor também na hora de se deixar, em todos os detalhes.”, explicou.

“20 ligações” traz para o espectador de forma sutil e lúdica o amor entre duas pessoas negras. “Eu espero que daqui um tempo esse clipe sirva de inspiração e lugar de encontro, de viver o desejo”, completou Baco.

Já para Thainá, sua participação no clipe também foi um momento de afirmação enquanto mulher preta: “Baco me pediu suporte para conduzi-lo em cena como um personagem, por saber do meu trabalho de atriz, da mesma forma como fui conduzida através da sua música a acreditar que eu poderia ser a mulher a qual se destina amor… … tive dificuldade de me ver nesse lugar ao lado dele… Ilustrando muito bem a reflexão título do álbum “Quantas vezes você já foi amado?”, contou Thainá Duarte.

Assista:

Mirtes Renata anuncia o Dia Menino Miguel de combate ao racismo e genocídio de crianças negras, aprovado em Olinda

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Foto: Reprodução/Instagram

Mirtes Renata, mãe do menino Miguel Otávio, anunciou nesta terça-feira (9), a aprovação do projeto que lei 44/2022 na Câmara Municipal de Olinda (PE), que institui o dia 2 de junho como o Dia Menino Miguel de combate ao racismo e genocídio de crianças e adolescentes negros.

No Instagram, Mirtes diz que o projeto “foi uma iniciativa da Articulação Negra de Pernambuco junto a mandatos legislativos estaduais e municipais em todo Brasil. Entendo que o abandono de Sarí é um reflexo de como a sociedade olha pra crianças e jovens negros, como indignas de cuidado e atenção, por isso o dia 2 de junho se tornou um importante marco na luta antirracista em Pernambuco e no Brasil”.

Foi na data escolhida, em 2020, que Miguel, com apenas 5 anos, caiu do 9º andar de um prédio de luxo no centro de Recife, quando deveria estar aos cuidados da patroa Sarí Corte Real, enquanto Mirtes, empregada doméstica na época, passeava com a cadela da família na rua.

https://twitter.com/mirtes_renata/status/1557072362922713088

Em maio deste ano, Sarí foi condenada a oito anos de prisão por abandono de incapaz ao colocar Miguel sozinho dentro de um elevador, mas o juiz permitiu que Sarí recorresse da decisão em liberdade. No último andamento do caso, a Justiça de Pernambuco negou o pedido de prisão feito pela equipe de advogados de Mirtes, por ela ter mudado de endereço sem informar o juiz.

O vereador Vinicius Castello (PT), autor do projeto, relatou no Instagram o que a mãe de Miguel vem sofrendo nos últimos meses com o processo. “Ela tem sido alvo do racismo no judiciário pernambucano, em que, na condenação a Sarí, tenta criminalizar Mirtes pela criação dada a Miguel, acusando-a de tortura, maus tratos e cárcere privado, baseado em testemunhas que tem envolvimento financeiro com a ex-primeira-dama de Tamandaré”. E finaliza: “@mirtesrenata estamos contigo na luta de #JustiçaPorMiguel“.

RuPaul’s Drag Race abre inscrições para drag queens brasileiras

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Foto: Divulgação

Anúncio foi publicado nas redes sociais pela World of Wonder, produtora responsável pelo RuPaul’s Drag Race

A produtora World of Wonder, responsável pelo reality RuPaul’s Drag Race convocou, através de um anúncio nas redes sociais, as drag queens brasileiras a se inscreverem para participar do programa. A publicação trouxe o seguinte comunicado: “Chamando todas as rainhas- World of Wonder está procurando as melhores drag queens do Brasil!”

De acordo com as informações divulgadas, as inscrições estão abertas até o dia 26 de agosto no site dedicado às candidatas brasileiras. Podem se inscrever, pessoas a partir de 18 anos. É necessário preencher o formulário disponível no site, enviar três fotos vestidas como drag e uma foto sem a caracterização, além de um vídeo de audição com uma performance da sua drag, que pode ser enviado até o dia 23 de setembro. Também é necessário ser fluente na língua portuguesa.

A World of Wonder não confirmou uma versão brasileira para o reality. Além do Brasil, também estão abertas inscrições no México e na Alemanha.

Comemorando 20 anos de carreira, Thiaguinho ganha programa especial na TV Globo

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Foto: Mauricio Fidalgo / Globo.

O cantor Thiaguinho tem muito a celebrar. Com muitos sucessos, este ano, o artista comemora 20 anos de carreira. Para contar essa história de consagração, a TV Globo prepara o ‘Som Brasil apresenta: Meu Nome é Thiago André‘, um especial em homenagem ao cantor, que irá ao ar dia 10 de agosto, quarta-feira, após Pantanal.

Foto: Mauricio Fidalgo / Globo.

“Poder ter um especial na TV Globo, onde tudo começou, 20 anos depois, é uma realização. Eu sempre quis ser músico, nunca tive outro foco. Queria um dia gravar um CD, ir em programas de TV, ir no rádio. Hoje, depois de tantos álbuns e conquistas, sinto uma alegria difícil de descrever. Sempre pensei ‘se eu puder viver de música o tempo todo na minha vida, eu prefiro’. Para mim, sempre foi a música minha motivação, nunca tive outra coisa”, comemora Thiaguinho.

O especial será apresentado por Pedro Bial, que contará a trajetória do cantor, através de conversas, bastidores, surpresas e muita música. “É como se fosse um programa ao vivo acontecendo. Temos palco de um lado, um camarim de outro, diferentes cenários. O público verá câmera, equipamento de luz, de som. Assumimos a ideia de bastidor mesmo”, explica Gian Carlo Bellotti, que assina a direção geral do especial.

Racismo afeta diagnóstico de TDAH na infância

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Foto: @karlyukav/Freepik

Cerca de 2 milhões de brasileiros vivem com TDAH e dificuldade de diagnóstico ainda acompanha milhares de pessoas

Quantas pessoas negras você conhece que receberam o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)? Apesar do tema ter ganhado espaço quando falamos sobre saúde mental, entre a população negra o diagnóstico ainda é desconhecido e um dos motivos é o racismo. Infelizmente, ainda existem muitas diferenças na análise do comportamento de pessoas negras com relação às pessoas brancas, o que impede que sejamos vistos com o devido cuidado.

No Brasil, ele afeta cerca de 2 milhões de pessoas, segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). De acordo com o órgão, o TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, caracterizado por sintomas como desatenção, inquietude e impulsividade. Mas que em pessoas negras podem ser vistos como comportamentos comuns e não como desordens causadas pelo transtorno.

Em publicação compartilhada no Instagram pelo Dr. Fleury Johnson, o médico destacou um estudo sobre as disparidades raciais e étnicas no diagnóstico e tratamento do TDAH em crianças. Na publicação, ele destacou um dos trechos do artigo que afirma que “É possível, por exemplo, que comportamentos idênticos exibidos por crianças negras e brancas não-hispânicas possam ser interpretados de forma diferente com base em expectativas baseadas na raça e, portanto, comportamento identificado como desordenado em crianças brancas pode ser interpretado como normal em crianças negras.”

A pesquisadora Morena Mariah contou sobre como a dificuldade em receber um diagnóstico na infância, afetou sua saúde emocional. “Fui diagnosticada aos 30 anos. Poderia ter tido uma vida infinitamente menos sofrida se tivesse o tratamento adequado. Desenvolvi comorbidades como ansiedade e depressão justamente pela falta de tratamento, empatia e por causa do racismo”, comentou.

O médico ressalta ainda a importância de buscar um profissional especializado em casos de suspeita, como o médico ou neurologista.

Fatou Ndiaye critica marketing da esquerda voltado para os jovens: “Somos grandinhos e queremos falar de políticas públicas”

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Foto: Reprodução

A estudante e influencer Fatou Ndiaye, de 16 anos, publicou uma crítica ao marketing digital da esquerda nas redes sociais para atrair a juventude, usando dois exemplos de memes publicados nos perfis do Guilherme Boulos (PSOL-SP), candidato a deputado federal e o atual deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ), em referência às eleições deste ano. 

“As analogias com o mundo pop, e os memes cada vez mais sem sentido tem um objetivo: atrair o público jovem. É compreensível, afinal, em 2022 tivemos recordes absolutos em regularização de títulos por parte dos jovens entre 16 e 18 anos. É uma geração que não só é consciente politicamente, mas que está na linha de frente do meio digital, recebendo a informação crua, diretamente de seus candidatos”, começa a reflexão de Fatou.

“Aqueles candidatos que querem de fato conquistar o público jovem terão que ir além de dicotomias entre bem e mal. Somos ‘grandinhos’ o suficiente para entender que a política do nosso país não é um filme ou uma série de TV, onde tudo magicamente se resolve. Nosso voto tem consequências (os últimos 4 anos foram dignos de uma série de terror) e estamos cientes disso”, afirma. 

“Somos a geração que perdeu um ano acadêmico, por conta da falta de investimento no ensino público. Somos a geração que teve seu exame nacional manipulado. Somos a geração que acorda e todo dia vê o nome de uma universidade federal nos trending topics, já sabendo que é mais um corte nos investimentos. Somos uma geração que quer acreditar no Brasil, mas já não tem mais motivos para tal. Fomos tão afetados por esse desgoverno, quanto qualquer outra faixa etária”, lamenta a estudante.

“Não queremos analogias vazias, queremos falar de políticas públicas voltadas para nós. Queremos candidatos que assegurem que ano que vem quando nós iniciarmos a faculdade, teremos auxílio transporte, melhoras estruturais e investimentos de pesquisa. Passamos os últimos anos vivendo num sitcom, agora é hora de falar sério. Seja pelo Instagram, Twitter ou até Tik Tok, queremos candidatos que reconheçam que não somos uma massa homogênea para inflar os números da esquerda e sim um grupo com necessidades, demandadas e que quer se sentir representado pelos políticos que ele elege”, finaliza Fatou com pedido de posicionamento sério dos candidatos e representantes da esquerda no Brasil.

Com mais de 100 mil seguidores, Fatou utiliza sua página do Instagram, para fazer posts e vídeos, com aulas sobre a cultura negra e africana, além de análises do contexto político e social do Brasil, e países da África, como Nigéria e Senegal.

Beleza Radiante: nova linha da NIVEA para pele negra foi desenvolvida ouvindo mulheres brasileiras e africanas

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Para reforçar mais uma vez seu pioneirismo, a marca lança, primeiro no Brasil, uma linha para atender as necessidades específicas da pele negra: NIVEA Beleza Radiante. Com 3 itens à linha possui produtos com fórmula exclusiva desenvolvida para a mulher negra, que além de cuidar da pele, valorizam sua identidade, energia, orgulho e potência.

Desde a infância, os cuidados com a pele negra sempre foram cercados de desafios, pois a pele preta possui especificidades. Quem não lembra da mãe (ou responsável) falando: vai passar creme nas pernas para não ficar ressecada e olha que nem todo creme resolvia essa demanda por não reconhecer as necessidades da pele melanizada. Mas, nosso queridinho sempre foi o NIVEA Creme, que hidrata todas as partes do corpo.

No Brasil, atualmente, temos 119 milhões de pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas, o que representa 56% da população brasileira. 

Pensando em oferecer uma linha específica para comunidade preta, NIVEA, marca número 1 em cuidados com a pele no mundo, com 110 anos de experiência, desenvolveu Beleza Radiante, uma linha de cosméticos que celebra a beleza da pele negra.

Criada a partir de ativos poderosos, fórmula enriquecida com Vitaminas e ingredientes selecionados, à  linha combate o ressecamento excessivo e atende todas as especificidades da pele negra como: redução de marcas, neutralização das estrias e diminuição da aparência de áreas hiperpigmentadas, oferecendo uniformidade à pele. 

Potencializando a beleza e os sonhos das mulheres negras

A linha Beleza Radiante chega ao mercado com a proposta de reconhecer à diversidade de tons, necessidades específicas e características únicas que exigem atenção redobrada para manter a pele negra saudável e bonita, além de resgatar o cuidado além da pele através do orgulho, da energia, da essência ancestral e da beleza plural.

A partir de amplas pesquisas com mulheres brasileiras e de países como África do Sul, Nigéria, e outros, na faixa de fototipos IV a VI (classificação peles negras claras a retintas) buscou-se entender as minúcias dessa pele tendo em vista que as principais questões que preocupam foram: 40% pele seca; 38% estrias e 30% o tom de pele irregular, especialmente nas partes mais ásperas do corpo, como cotovelos, joelhos e juntas.

Beleza Radiante chega para suprir as particularidades da pele negra através de inovações com produtos multifuncionais, de alta performance, fórmulas exclusivas, com resultados profundos para recuperar o brilho natural e oferecer alta hidratação e destacar ainda mais a saúde e beleza da pele negra. 

Conhecendo os produtos da linha

A linha Beleza Radiante é composta por dois hidratantes corporais (Cuidado Intenso e Pele Uniforme) e um hidratante facial (Pele Matte 7 em 1), para uso diário. Confira mais sobre cada um deles:

NIVEA FACIAL BELEZA RADIANTE PELE MATTE E UNIFORME: sua fórmula exclusiva possui ingredientes potentes como o Ácido Hialurônico, Extrato de Pérolas e Extrato de Cúrcuma proporcionando hidratação, um tom uniforme e a sensação de pele macia. Multifuncional, esse produto inovador possui fórmula 7 em 1: 

  1. Reduz a aparência de marcas escurecidas,
  2. Uniformiza o tom da pele, 
  3. Controla a oleosidade com efeito matte,
  4. Rápida absorção, 
  5. Sensação de maciez,
  6. Hidratação, 
  7. Ilumina e possui proteção UVA/ UVB.

Preço Sugerido: R$ 34,90

NIVEA LOÇÃO DEO-HIDRATANTE BELEZA RADIANTE CUIDADO INTENSO: possui em sua composição cinco óleos responsáveis pelo alto poder de hidratação:
1. Abacate, 

2. Oliva, 

3. Soja, 

4. Macadâmia e 

5. Amêndoas. 

A fórmula ainda é enriquecida com Vitaminas E, B3 e Pró Vitamina B5. Seu poder hidratante alivia a descamação e ajuda na redução das estrias conforme uso contínuo, além de deixar um brilho natural na pele. Oferece hidratação profunda para pele do corpo, mesmo as partes mais ressecadas e esbranquiçadas, como joelhos, cotovelos, braços e pernas.

Preço Sugerido: R$ 18,90

NIVEA HIDRATANTE BELEZA RADIANTE PELE UNIFORME: além de deixar a pele hidratada e macia, tem o poder de reduzir a aparência das marcas escurecidas da pele e uniformizar seu tom. Possui na formulação ingredientes potentes como o Extrato de Pérolas e a Vitamina C, além do FPS15 que protege contra os raios UVA/ UVB prevenindo o aparecimento de novas marcas.

Preço Sugerido: R$ 34,90

A linha Radiante Beleza já está disponível nas farmácias, supermercados e e-commerces do país.

Falar de autocuidado é fundamental para a autoestima da mulher negra, para se reconhecer e se sentir bonita, e assim potencializa seu cuidado com a sua pele, restaurando seu orgulho, sua energia e transmitindo uma BELEZA RADIANTE! 

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