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Com AFROPUNK e Museu Afro, Salvador que se consolidar como o principal ponto turístico no mês da consciência negra

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O mês de novembro em Salvador vai concentrar uma intensa programação de música, cinema, turismo, moda e empreendedorismo negro. Com o novo projeto ‘Novembro Salvador Capital Afro’, a capital baiana, que concentra a maior parcela de pessoas negras fora da África, tem o objetivo de se consolidar como o principal ponto turístico no mês da consciência negra.

O novo projeto surge após a criação do ‘Salvador Capital Afro’, um projeto de incentivo ao turismo negro dentro da cidade. Em entrevista ao MUNDO NEGRO, Maylla Pita, Diretora de Cultura de Salvador, contou detalhes sobre o novo calendário de ações da cidade. “O Salvador Capital Afro cresceu. Nos primeiros anos desse projeto, através de um processo de escuta e articulação com os protagonistas da cultura negra da nossa cidade, desenvolvemos o Plano de Desenvolvimento do Afroturismo, que nos apontou a necessidade de qualificar e fortalecer os afro empreendedores locais, criar ambientes de negócios para conectar a os agentes da economia criativa negra daqui com o mercado nacional e internacional, colaborar com a estruturação dos nossos roteiros e experiências de afroturismo e, por fim, executar estratégias de projeção de Salvador enquanto destino, enquanto a cidade de conexão afrodiaspórica que somos“, diz Pita.

Maylla Pita, Diretora de Cultura de Salvador. Foto: Divulgação.

Com eventos nacionais e internacionais, entre os dias 18 a 26, Salvador vai sediar eventos de música e cinema, como o AFROPUNK Bahia e o Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil (FIANB), o Festival Salvador Capital Afro, com foco na economia criativa negra e o Afro Fashion Day, com a participação dos blocos Afro e afoxés, numa prévia do Carnaval.

Já no início do mês, o Festival Liberatum recebe a modelo Naomi Campbell, e os atores Taís Araújo e Lázaro Ramos, em uma programação que tem como objetivo referenciar e celebrar agentes de mudança negros e discutir cultura, entretenimento, desenvolvimento social e diversidade.  Além disso, a reabertura, no dia 6, do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), com a premiada exposição “Um Defeito de Cor”, inspirada no livro homônimo de Ana Maria Gonçalves, deve atrair recorde de público. “Hoje abrimos as portas para receber as visitas, lançando o Novembro Salvador Capital Afro, esse robusto calendário que conecta criatividade, negócios, inovação, tecnologia, circulação artística e celebração que coloca no centro o potencial de impacto da cultura negra na cidade de Salvador“, conclui Pita.

Confira a programação de Salvador em novembro:

3 a 5 de novembro – Liberatum

Festival internacional humanitário que já passou por 13 países, incluindo Reino Unido, Índia, México, Estados Unidos, Filipinas, Turquia e agora desembarca no Brasil. Vai reunir em Salvador lideranças negras do mundo das artes, tecnologias e negócios.

7 de novembro – Seminário Nacional do Samba

Iniciativa da Unesamba, que reúne nove blocos de samba de Salvador, e que discutirá a cadeia produtiva do samba e o potencial de geração de empregos e de renda na economia da cidade e do país. Evento será no Centro Histórico.

10 e 11 de novembro – Candyall e Tal

Projeto realizado anualmente no bairro do Candeal, realizado pelo projeto Pracatum, que ocupa a localidade com apresentações musicais, oficinas de percussão, entre outras demonstrações culturais.

18 e 19 de novembro – Festival Afropunk

Maior festival de cultura negra do mundo, ocorrerá novamente em Salvador, com shows especiais de Alcione e a escola de Samba Mangueira e Carlinhos Brown cantando o Alfagamabetizado. O evento também reunirá artistas como Iza, BaianaSystem, Majur, Olodum, O Kannalha, entre outros.

20 de novembro – Caminhada da Liberdade

Organizado pelo Fórum das Entidades Negras da Bahia, a tradicional caminhada ocorre todos os anos no Dia Nacional da Consciência Negra, exaltando a importância da luta das pessoas negras e terá o apoio da Prefeitura de Salvador.

20 e 21 de novembro – Festival Afrofuturismo Vale do Dendê

Festival realizado pela incubadora de startups baiana Vale do Dendê, vai reunir especialistas negros em tecnologia e inovação de todo o Brasil, para compartilhar as suas experiências com a comunidade jovem de Salvador.

21 a 25 de novembro – Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil

Maior festival de cinema negro do país, o evento vai trazer convidados internacionais para compartilharem a sua vivência na cadeia produtiva do audiovisual com os produtores da capital baiana.

22 a 24 de novembro – Festival Salvador Capital Afro

Festival de empreendedorismo, de negócios, de música e de economia criativa focado no público negro, que é realizado com o apoio da Prefeitura de Salvador.

24 a 26 de novembro – Expo Carnaval

Exposição para falar sobre a cadeia produtiva e econômica do Carnaval, neste ano será focado na cultura negra de Salvador, reunindo artistas, dirigentes culturais, produtores e outras personalidades da área.

25 de novembro – Afro Fashion Day

Desfile de moda abraçando estilistas negros, focado na promoção da autoestima da população negra de Salvador.

25 de novembro – Dia Nacional da Baiana de Acarajé

Data para celebrar e debater melhorias para esse ofício, tão importante para a cultura baiana, com homenagens e distribuição de kits com tabuleiro, ombrelone e outros materiais.

26 de novembro – Caminhada do Samba

O tradicional evento dos blocos de samba, que se apresentam no final de novembro, será incorporado ao calendário do Novembro Salvador Capital Afro.

30 de novembro – Scream Festival

Festival de inovação e criatividade que ocorre tradicionalmente na cidade, desta vez terá também um enfoque no público negro e nas suas potencialidades.

Bienal do Livro 2023: professora da UFRJ lança livro infantil sobre cientistas negras do Rio de Janeiro

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Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Entre os dias 1 a 10 de setembro, acontece a Bienal do Livro Rio 2023. A professora Ana Lúcia Nunes de Sousa, da UFRJ, vai lançar na segunda-feira (04) o livro infantil “Luanda no mundo da ciência”, que conta a história de cientistas negras do Rio de Janeiro.

A obra acompanha a pequena Luanda, que precisa escrever uma redação com o tema  “O que você quer ser quando crescer?”. Com a ajuda da sua prima mais velha, ela descobre a trajetória de cientistas negras do Rio de Janeiro que a inspiram. O livro aborda a vida dessas mulheres de forma lúdica, a partir do olhar infantil da personagem. O livro é feito pela editora Kitembo Literatura, especializada em Literatura fantástica e especulativa feita por escritores e escritoras negras.

O livro é resultado do projeto de extensão “Mulheres negras fazendo ciência” (Cefet-RJ/Maria da Graça) e “As incríveis cientistas negras: educação, divulgação e popularização da ciência” (UFRJ), comandado pela professora Souza. Ela também é jornalista, documentarista e especialista em relações étnico-raciais na educação básica. 

“Além dessas, tenho muitas outras histórias que podem vir. A gente fica pensando que há poucas cientistas, mas a gente tem que visibilizá-las. As mulheres negras têm muito pra falar, mas a gente precisa que a outra metade do mundo se silencie um pouco e passe a valorizar o silêncio. São vozes que merecem atenção e reflexão. Esperamos chegar lá!”, comentou a escritora.

A edição da Bienal do Livro Rio 2023 celebra os 40 anos de um dos maiores eventos literários do país. Durante os 10 dias, a feira reúne diversos autores nacionais e internacionais e conta com estandes, lançamentos, bate-papos, painéis e sessões de autógrafo. Lázaro Ramos, Conceição Evaristo, Flávia Oliveira, Ale Santos e Gabi Oliveira são alguns dos nomes confirmados.

Bruno Mars, Karol Conká e Seu Jorge se apresentam no The Town neste final de semana; Veja como assistir aos shows em casa

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Foto: Reprodução/ Getty Images

O tão aguardado festival de música, The Town 2023, está prestes a começar. Nos próximos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro, o evento, que acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, promete trazer apresentações de destaque tanto do cenário internacional quanto do nacional, como o músico Bruno Mars e Seu Jorge, além de Karol Conká, Racionais MC’s e outras atrações.

Para aqueles que não poderão estar presentes fisicamente no evento, não há motivo para preocupações. Aqui está onde e como você poderá assistir às performances dos seus artistas favoritos: 

No canal Multishow, a transmissão acontece às 14h25 no primeiro dia e sempre às 14h45 nos demais. Os telespectadores poderão acompanhar todas as performances dos palcos Skyline e The One ao vivo. Já a cobertura do evento no Canal Bis começa às 19h45 e oferecerá mais de 20 horas de música direto do palco New Dance Order. Além disso, todo o conteúdo dos dois canais estará disponível simultaneamente para os não assinantes do Globoplay.

Para aqueles que são assinantes do Globoplay +Canais, há uma vantagem adicional. Eles poderão desfrutar da transmissão do Multishow em qualidade 4K, com a tecnologia de áudio Dolby Atmos. O som imersivo estará disponível nos canais 4K nas TVs habilitadas e, pela vez, em uma transmissão ao vivo do Globoplay. Além disso, um painel interativo será apresentado, fornecendo informações em tempo real sobre a transmissão.

Neste final de semana, destacamos os artistas negros que irão brilhar nos palcos do The Town:

2 de setembro

  • Skyline: Sem artistas negros.
  • The One: Racionais MC’s, Criolo, Planet Hemp, Orochi, Azzy, Tasha e Tracie, Karol Conká.
  • Fábrica: Teto, Kayblack, Urias e Caio Luccas.

3 de setembro

  • Horizonte: Bruno Mars.
  • Aquele: Seu Jorge.
  • Fábrica: Luccas Carlos.

Com o show ‘AmarElo’,Emicida realiza a maior turnê norte-americana de sua carreira

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Foto: Jeff Delgado.

Emicida continua voando alto com sua turnê ‘AmarElo’. Após muitas turnês internacionais, com shows em palcos importantes, como WOMAD Festival (UK), Roskilde Festival (DK), Afropunk (USA) e o  Barbican Centre (em Londres), agora, o artista se prepara para mais um grande passo na sua carreira e em sua experiência fora do Brasil e anuncia a maior turnê da sua trajetória nos Estados Unidos, além de confirmar a sua primeira passagem pelo Canadá.

A turnê AmarElo já é a maior e mais bem sucedida da carreira do artista, com mais de 130 shows ao redor do mundo. Agora, chegou a vez da América do Norte vivenciar o espetáculo musical, começando pelos Estados Unidos em Nova York. Ao todo, serão 10 datas. No dia 3 de setembro, o rapper faz um show gratuito dentro da programação do Festival de Cinema Inffinito no  SummerStage, no Central Park, um dos festivais mais aguardados do verão na região. 

Emicida, na sequência, parte para espetáculos em Los Angeles, no dia 5 de setembro; e em Miami, no dia 9 de setembro. A sua estreia no Canadá tem datas marcadas para 13 e 14 de setembro, quando ele sobe ao palco em Toronto.  Os ingressos para o show do dia 14 esgotaram em tempo recorde. No dia seguinte, 15 de setembro, é a vez de Montreal, também no Canadá. De volta aos Estados Unidos, Emicida passa por: Boston, no dia 17 de setembroBoulder, no dia 19 de setembro; e Berkeley, no dia 20 de setembro. O encerramento da turnê norte-americana acontece em Vancouver, no Canadá, no dia 22 de setembro.

Todos os shows da turnê tomam como base o experimento social AmarElo, projeto musical que inspirou o álbum AmarElo, que ganhou o Grammy Latino e também o troféu Bronze na categoria de mídia. O trabalho originou ainda dois filmes (ambos disponíveis na Netflix): o filme concerto “AmarElo ao vivo”, com a íntegra do épico espetáculo que aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo em 2019; e o prestigiado documentário “AmarElo – É tudo pra ontem”, lançado em 2020, que conta a história da cultura brasileira pela ótica e importância do legado e contribuição histórica da população negra.

Vinho do Snoop Dogg: Conheça a 19 crimes, marca de vinho em colaboração com o Snoop Dogg que chegou no Brasil

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Foto: Divulgação

Não só de rap e cannabis vive Snoop Dogg. O rapper também é um empresário e está entrando para o mundo dos vinhos aqui no Brasil. Este mês de agosto, foi lançado aqui no país a 19 Crimes, o vinho do Snoop Dogg em colaboração com a marca australiana Treasury Wine Estates.

A marca 19 crimes, que vem com a cara do rapper estampada, já é comercializada nos EUA e na Austrália e foi lançada oficialmente no Brasil no final de agosto. O vinho será produzido e distribuído pela joint venture da vinícola, considerada uma das três maiores do mundo, com a marca chilena, Santa Rita Estates.

São dois rótulos, o primeiro é o Cali Red – um blend composto de Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Carmenere, com cor vermelha rubi, aromas frutados que lembram mirtilos, ameixas, cerejas e notas aportadas pela madeira como mocha e baunilha.

Já o segundo é o Cali Cab – composto por Cabernet Sauvignon com Syrah, cor vermelha intensa, aromas de frutas vermelhas, baunilha e suaves notas de especiaria. Os dois vinhos são fermentados em temperaturas de 26ºC a 28ºC e 50% são envelhecidos em carvalho francês por quatro meses

Outra particularidade é a “experiência de realidade aumentada”. Apontando a câmera no rótulo o consumidor terá uma “visita” do Snoop Dogg, que vai falar um pouco sobre a marca. Por enquanto, o vinho é comercializado exclusivamente no Pão de Açúcar, no e-commerce e em lojas selecionadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Paraíba.

O nome 19 crimes remete a lista de “dezenove motivos” que levaram a condenação de ingleses, que como forma de punição foram exilados da Austrália, por volta do ano de 1787. Após a condenação, eles formaram um vilarejo onde puderam mudar de vida.

Ludmilla anuncia lançamento de “VILÃ Live” com abordagem mais intimista

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Foto: Ygor Marques

Após o lançamento de “Sintomas de Prazer Live” no último dia 24, Ludmilla presenteia os fãs com as demais faixas do EP “VILà Live“. Neste projeto, a artista revisita seis das quinze músicas do álbum “VILÔ – gravado em estúdio e lançado em março deste ano -, proporcionando uma abordagem mais intimista e arranjos renovados. O lançamento será nesta quinta-feira (31), às 21h nas plataformas de áudio, seguido do audiovisual, às 21h40 no canal da cantora, no YouTube. Além disso, um vídeo exclusivo mostrando os bastidores das gravações do projeto também será lançado às 21h, exclusivamente no TikTok.

“VILÃ Live” atende aos inúmeros pedidos dos fãs e realiza o desejo da própria artista. “Esse formato já estava na minha mente há um tempo. Quando criei o álbum de estúdio, já sabia que queria interpretar essas músicas em um projeto ao vivo. É a maneira pela qual gosto de me conectar com meu público e, é claro, explorar minha voz de forma diferenciada”, explicou Ludmilla.

Foto: Ygor Marques

O projeto apresenta uma Ludmilla que transita entre o trap, funk e R&B. No entanto, para a versão ao vivo, a artista selecionou as músicas mais lentas, aquelas com “uma pegada mais R&B”, como declarou. Assim, além da versão ao vivo da love song “Sintomas de Prazer”, que já foi lançada como o primeiro single do “VILÃ Live”, Ludmilla ainda apresenta as músicas “5 contra 1”, “Brigas demais”, “Eu só sinto raiva”, “Make love” e “Me deixa ir”.

Cada faixa é acompanhada por um registro audiovisual, a cenografia do projeto retrata um quarto, um ambiente acolhedor, com elementos que fazem referência a alguns trabalhos da artista, além de dar uma prévia do que está por vir. “Criamos um cenário super aconchegante, como se fosse o meu quarto, com as minhas coisas. Na cenografia, inclusive, tem vários itens que fazem alusão a trabalhos anteriores meus. A galera da internet já descobriu alguns deles!”, finalizou Ludmilla.

Tracklist – “VILÃ Live” 

1. “Sintomas de Prazer” 

2. “5 contra 1” 

3. “Brigas demais” 

4. “Eu só sinto raiva” 

5. “Make love” 

6. “Me deixa ir”

Com sucesso de primeiro mandato, Chapa Preta busca reeleição para a diretoria do Clube de Criação

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Foto: Divulgação

Com sucesso de primeiro mandato e novas propostas inovadoras e ambiciosas para continuar promovendo a diversidade e o fortalecimento da indústria publicitária, a Chapa Preta, também conhecida como Chapa 1, está em busca da reeleição para a diretoria do Clube de Criação de São Paulo. A votação está marcada para o dia 4 de setembro, e a expectativa é grande em relação à continuidade do trabalho desenvolvido pela chapa.

A primeira chapa 100% preta eleita no Clube de Criação é liderada por Joana Mendes, Líder Criativa do WPP StudioX na América Latina, mantendo sua posição como presidente. Além dela, Gabriela Moura, Diretora de Conteúdo da Talent Marcel, que também concorre novamente como vice-presidente.

Com algumas alterações na composição em relação à eleição anterior, a equipe é formada por Gabriel Silva Matos e Luiz Henrique Costa (ambos como diretores administrativos); Robson Rodrigues (diretor cultural); Marcelo Augusto (diretor de cultura e diretor secretário). Também fazem parte Erick Willmer e Luiz Augusto Lima (diretores de divulgação); Israel Bastos Junior (diretor editorial). Renan Damascena (diretor editorial e diretor secretário); Patrícia Moura e Mariana Mendes (diretoras de relações sociais) completando o grupo.

Durante seu mandato anterior, a Chapa Preta enfrentou desafios significativos e implementou mudanças substanciais dentro do Clube de Criação. Eles introduziram benefícios para os colaboradores, otimizaram contratos e estabeleceram parcerias estratégicas com organizações internacionais, como LIA e D&AD. A equipe também se empenhou em melhorar a representatividade do júri e conquistou um recorde de inscrições no anuário do último ano.

Promovendo a Transformação

A candidatura da Chapa Preta para uma segunda gestão traz consigo as propostas:

  • Oferecer workshops, palestras e diálogos para nutrir a criatividade e empoderar a comunidade.
  • Criar eventos exclusivos para associados destacarem suas conquistas.
  • Fortalecer relações com agências e produtoras de todas as regiões do Brasil.
  • Reconhecer projetos de pequenas agências e profissionais em regiões menos representadas.
  • Expandir parcerias internacionais para enriquecer o conhecimento.
  • Continuar distribuindo ingressos e cortesias para grupos minorizados.
  • Elaborar relatórios semestrais para manter os associados informados sobre a gestão do Clube.
  • Oferecer descontos exclusivos e valorizar ativamente a participação dos associados.
  • Implementar um programa de mentoria especializado para grupos minorizados.
  • Manter parcerias de bolsas de estudo para jovens talentos.
  • Desenvolver uma plataforma online para colaboração à distância.
  • Organizar oficinas criativas temáticas.

Compromisso com a Indústria Criativa

A reeleição da Chapa Preta para a diretoria do Clube de Criação se torna um momento crucial para a indústria publicitária, com a promessa de mais inovação, inclusão e progresso. Por isso, eles buscam continuidade nos projetos que estão fazendo.

A votação que ocorrerá no dia 4 de setembro será um marco para determinar a continuidade desse movimento transformador que busca enriquecer a criatividade e a diversidade na indústria.

Saiba como votar: 

Se você deseja votar nas eleições do Clube de Criação, é necessário ser sócio da organização. Caso ainda não seja membro, você pode se associar facilmente pelo site até o sábado, dia 1 de setembro, às 16h. (Acesse aqui)

Vale ressaltar que apenas sócios individuais podem votar. Sócios estudantes e corporativos não têm direito a voto nesta eleição.

O processo é simples: basta acessar o site oficial do Clube de Criação, seguir as instruções da associação e, uma vez associado, você estará habilitado a participar do processo de votação. E também ganha um ingresso para o Festival do Clube de Criação 2023 que acontece nos dias 23 e 24 de setembro no memorial da américa latina. 

‘Chic Show’: novo documentário do Globoplay conta a história dos bailes de black music

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Foto: Jorge Garcia

Para quem gosta de tramas que passeiem por temas como música, história e negritude brasileira, a pedida desse final de semana é mergulhar na estreia do documentário ‘Chic Show’, novo Original Globoplay, que chegou ao catálogo do streaming nesta quinta-feira (21), narrando a história da festa de black music que revolucionou a cena cultural da juventude negra de São Paulo.

A partir de 1968, os bailes fundados por Luiz Alberto da Silva, o Luizão, tiveram impacto fundamental na carreira de grandes nomes como Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Sandra de Sá e Carlos Dafé, que se apresentaram na festa, além da influência sobre frequentadores como Péricles, Thaíde, Rappin’ Hood, Júnior Vox, Marquinhos Sensação e Salgadinho.   

Com uma pesquisa robusta e entrevistas emocionantes, o longa passeia pelos 50 anos de criação da festa, contados pelo próprio Luizão e pelos artistas que ali passaram. Mais do que reunir jovens para dançar e se divertir, a ‘Chic Show’ se tornou um espaço de acolhimento, resistência e enaltecimento da cultura negra.

De acordo com o cantor Péricles, um dos entrevistados do doc, a festa surgiu num momento em que o jovem negro andava cabisbaixo. “A atitude de montar um baile faz com que esse jovem negro queira andar melhor vestido, com o seu cabelo, que é a sua coroa, cada vez mais para cima. Um porte maior, sabendo quem era, de cabeça erguida. Sem ter medo”, relembra o artista.   

Chic Show – Luizão

Com o passar do tempo, a ‘Chic Show’ evoluiu de uma festa que tocava discos para o point que recebia grandes talentos a preços acessíveis, como Tim Maia e até mesmo James Brown, sucesso internacional. Segundo o diretor geral da obra, Emílio Domingos, o documentário “não é só sobre música, cultura, hábitos, mas sobre a história do negro paulistano”.  

Além de soulfunkhip-hop e rap, o evento foi responsável por promover o pagode nos anos 1990 e pelo surgimento de grupos como Sampa Crew, Soweto e Grupo Sensação. O filme documenta como os bailes ajudaram a construir o imaginário coletivo de valorização da juventude negra à época, pilar que se sustenta até hoje e, agora, pode ser revisitado pelas próximas gerações.   

‘Chic Show’ tem direção geral de Emílio Domingos e roteiro de Milena Manfredini e Thays Berbe. A supervisão artística é de Rafael Dragaud, direção de Felipe Giuntini, e produção de Anelise Franco. A direção de gênero de Variedades é de Mariano Boni. 

Veja o trailer:

‘Young Love’: Série animada baseada no curta-metragem ‘Hair Love’ ganha primeiro pôster

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Foto: Reprodução.

A série animada ‘Young Love’ ganhou nesta quinta-feira (31) o seu primeiro pôster oficial. Baseada no curta-metragem ‘Hair Love, criado por Matthew A. Cherry e que foi indicado ao Oscar em 2020. A nova obra de animação tem Issa Rae no elenco principal de dublagem.

De acordo com a sinopse, ‘Young Love’, vai oferecer um vislumbre honesto, sincero e cômico da vida dos pais afro-americanos da geração Y, Stephen Love (Scott Mescudi) e Angela Young (Issa Rae) enquanto vivenciam os altos e baixos da vida moderna. “Em remissão após uma batalha contra o câncer, Angela luta para equilibrar seu trabalho como estilista com as exigências da maternidade, enquanto Stephen tenta construir uma carreira como músico em uma indústria ultracompetitiva. Junto com sua destemida filha Zuri (Brooke Monroe Conaway), esta unida família de Chicago concilia carreira, casamento, paternidade, questões sociais e dinâmica multigeracional, ao mesmo tempo em que se esforça para construir uma vida melhor para si”, diz a sinopse.

A produção estreia na plataforma Max dia 21 de setembro. Ao todo, serão 12 episódios para a primeira temporada. O primeiro trailer da produção foi lançado no último mês.

Mais da metade da população quilombola do país vive no nordeste, aponta informe lançado pelo Ministério da Igualdade Racial

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Foto: Janine Moraes/MinC

O lançamento do primeiro Informe de Monitoramento e Avaliação pelo Ministério da Igualdade Racial, que aconteceu nesta quinta-feira, 31, traz à luz uma série de dados essenciais sobre a presença e distribuição geográfica da população quilombola no Brasil. Com foco no Censo Quilombola, o diagnóstico revela que quilombolas estão presentes em mais de 1.696 municípios brasileiros, além de destacar que mais de 50% vive o nordeste do país.

Outro dado relevante destacado pelo informativo é que mais de 80% da população quilombola reside fora de terras demarcadas. Isso aponta para um desafio crucial enfrentado por essas comunidades, que muitas vezes não possuem o acesso legalmente garantido às suas terras tradicionais.

A pesquisa mostra que 494 dos territórios quilombolas são oficialmente delimitados no Brasil. Destes, 70,24% ainda estão com processo de titulação em curso e apenas 147 já finalizaram os procedimentos e já possuem o título. Além disso, quase um terço da população quilombola reside na região da Amazônia Legal.

Os dados, coletados por meio do Censo 2022, representam um marco na compreensão da realidade das comunidades quilombolas e servirão como base sólida para o desenvolvimento de políticas públicas que atendam às suas necessidades únicas. “Não estamos apenas divulgando dados sobre a população quilombola, mas mostrando que, para fazer política para o povo, é preciso fazer com as pessoas dos territórios”, destacou Roberta Eugênio, secretária Executiva do Ministério da Igualdade Racial.

No mês de julho, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através do “Brasil Quilombola: Quantos Somos, Onde Estamos?”, mostraram que 1,3 milhão de pessoas se declaram quilombolas no país. O que representa 0,65% da população brasileira. 

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