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Mano Brown testa positivo para Covid-19; “Encontra-se bem”, diz equipe

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Foto: Reprodução/Redes Sociais

A produtora Boogie Naipe anunciou na noite desta quinta-feira (19) nas redes sociais, que o rapper Mano Brown está com Covid-19. A equipe afirma que ele está bem, mas foi necessário cancelar um show do grupo Racionais MC’s, no interior de São Paulo.

“O show que Racionais MC’s faria no Encontro das Tribos 2023, em Ribeirão Preto, no dia 21 de outubro (sábado), teve de ser cancelado, pois Mano Brown testou positivo para a Covid-19. Ele encontra-se bem, mas tal decisão precisou ser tomada para a segurança dos envolvidos”, diz comunicado.

“Os Racionais MC’s, a equipe Boogie Naipe e o Encontro das Tribos lamentam o ocorrido e agradecem a compreensão dos fãs”, completam o comunicado.

Na publicação, o rapper se pronunciou com um comentário que trouxe ainda mais tranquilidade aos fãs, em especial aos que aguardavam pelo show do grupo: “Forte abraço! em breve se encontramos”.

Mano Brown é um dos artistas que mais levantaram a bandeira em prol a vacinação no Brasil contra a Covid-19. Em janeiro do ano passado, quando o mundo ainda estava retornando aos poucos com os eventos presenciais. Ele fez um tweet para os fãs: “#VacinasSalvamVidas e para ir aos shows do Mano Brown e Racionais MC’s em 2022 você precisará apresentar seu comprovante de vacinação”.

Programa Conselheira 101 forma nova turma com executivas negras e indígenas para atuarem em Conselhos Administrativos

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Foto: Wagner Júnior.

O Conselheira 101, programa de incentivo à diversidade de gênero e étnico-racial nos Conselhos de Administração, realizou a formatura da 4ª turma nesta sexta-feira (20), em São Paulo. Ao todo foram 43 alunas, que além de mulheres negras teve pela primeira vez a participação de indígenas. O evento contou com a presença de executivas de cargos de alta liderança em empresas nacionais e multinacionais.

Os encontros virtuais, que ocorreram de maio a setembro, incluíram aulas de governança corporativa e palestras com c-levels de grandes empresas, onde compartilharam experiências e responsabilidades de um conselheiro, formação, desafios e boas práticas de gestão. Entre os speakers convidados estiveram presentes Juliana Oliveira, CEO e fundadora da Oliver Press, que abordou sobre a importância da boa comunicação dos porta-vozes nas organizações; Mafoane Odara e Carlo Pereira, que falaram sobre ESG, e Rachel Maia, que contou um pouco de suas experiências em Conselhos.

Foto: Wagner Júnior.

“Cabe a nós, pessoas em cargos de liderança, promover cada vez mais a diversidade e inclusão, quebrando paradigmas no ambiente corporativo. Juntas, podemos criar um futuro mais igualitário, com cada vez mais mulheres negras e indígenas em cargos de liderança”, comenta Graciema Bertoletti, cofundadora do Conselheira 101.

A indígena Ellen Serrão, participante da 4ª turma, relata que a formação vai muito além de mentorias e networking. “O Conselheira 101 é um espaço multiformativo, no qual aprendemos e ao mesmo tempo somos acolhidas. Desenvolvemos a liderança com representatividade, promovendo mudanças sistêmicas por uma gestão corporativa mais diversa e competente”, relata Ellen, coordenadora do time regional do Programa Global Vozes pela Ação Climática Justa.

Com o sucesso e assertividade do programa, as co-fundadoras Ana Beatrix Trejos, Ana Paula Pessoa, Elisângela Almeida, Graciema Bertoletti, Jandaraci Araújo, Leila Loria, Lisiane Lemos, Marienne Coutinho, Mayra Stachuk e Patricia Molino, realizam edições anuais do programa. A seleção tem como base critérios utilizados por conselhos de administração, como variada experiência de liderança corporativa e/ou habilidades em competências específicas.

Para Jandaraci Araújo, ter cada vez mais mulheres negas e indígenas nos conselhos traz um impacto positivo para a sociedade. “O principal papel é o poder de influenciar as organizações na agenda de sustentabilidade e diversidade. Além de aportarem conhecimento em suas áreas de expertise, é um olhar que reflete uma visão disruptiva e essencialmente inovadora, contribuindo para a estratégia de longo prazo das organizações”, disse para o Mundo Negro.

“A partir do Conselheira, forma-se uma grande rede de apoio e networking [entre mulheres negras e indígenas]. É um espaço seguro para compartilhar desafios e aprendizados. É sororidade na prática”, completa.

A iniciativa sem fins lucrativos é apoiada pela KPMG, Women Corporate Directors Foundation (WCD), B3, Oliver Press, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e Harpy Eagle.

Lupita Nyong’o anuncia fim do namoro com Selema Masekela: “alguém em que já não posso confiar”

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Foto: Reprodução / Redes Sociais.

A atriz Lupita Nyong’o utilizou as redes sociais nesta tarde de quinta-feira (19) para anunciar o fim do namoro com o apresentador Selema Masekela. O casal anunciou publicamente a união no final de 2022. Sem muitos detalhes, Lupita publicou uma carta onde destacou a ‘falta de confiança’ e o ‘amor extinto pelo engano’.

“Há coisas muito mais importantes acontecendo no mundo agora, e meus pensamentos estão com aqueles que estão sofrendo profundamente”, iniciou a atriz vencedora do Oscar. “Neste momento, é necessário que eu partilhe uma verdade pessoal e me dissocie publicamente de alguém em quem já não posso confiar. Me encontro numa época de desgosto por causa de um amor repentinamente e devastadoramente extinto pelo engano. Me sinto tentada a correr para as sombras e me esconder, apenas para retornar à luz quando recuperar forças suficientes para dizer: ‘Tanto faz, minha vida é melhor assim’. Mas me lembro da magnitude da dor. O que sinto é igual à medida da minha capacidade de amar”, continuou.

Lupita disse que está passando por um momento muito difícil, mas destacou que prefere ser honesta com o público. “E assim, estou optando por enfrentar a dor, cultivando a coragem de encarar minha vida exatamente como ela é e confiando que isso também passará. A promessa, dizem eles, é que um coração terno é o que dá origem ao destemor. Espero que seja verdade. Compartilho isso para permanecer honesta, e esperando que o conhecimento da minha experiência possa ser útil para outra pessoa que está enfrentando o aperto do coração partido e que está preparada para tentar escapar da dor e perder a sabedoria isso vem disso. Vamos enfrentar nossa dor para não espalhá-la”, finalizou.

“Um dos mais importantes que eu já fiz na vida”, afirma chef João Diamante sobre viagem ao Beni para conhecer raízes da culinária brasileira

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Foto: Reprodução/UOL

Depois de receber os resultados de um teste genético que o ajudou a descobrir de quais povos africanos descente, o chef de cozinha, João Diamante foi até o Benin, na Costa da Mina, para entender a história e as raízes que fazem parte da culinária brasileira. Toda a experiência vivida por Diamante no continente africano pode ser acompanhada no documentário: “Origens – Um chef brasileiro no Benin”, que estreou no UOL. 

foto: Reprodução – UOL

A série documental tem quatro episódios e acompanha a primeira viagem do chef ao continente africano. Para a Head de Conteúdo do Mundo Negro, Silvia Nascimento, o chef João Diamante contou que esse é um dos trabalhos mas importantes que ele fez:  “Sem dúvida alguma, esse trabalho é um dos mais importantes que eu já fiz na vida. E ser escolhido para fazer um trabalho como esse é um privilégio. De representar grande parte da população brasileira em um documentário é um grande privilégio e uma responsabilidade enorme que a gente levou para dentro desse trabalho.”, destacou.

foto: Reprodução – UOL

Durante a viagem, o chef João Diamante se encontra com vendedores de comida de rua, além de visitar a maior feira ou mercado ao ar livre da África Ocidental, conhecida como Dantokpa. Ele também cozinhou com outros chefe, que mostraram os sabores e receitas tradicionais. 

O Benin é um dos países que tiveram um grande número de pessoas sequestradas e trazidas forçadamente para as Américas durante a escravização. Com a permanência dos nascidos no Benin no Brasil, nossa cultura alimentar também foi influenciada pelo jeito de comer dessa população.

“Entreguei a minha vida para que esse documentário ficasse do jeito que ficou, para que as pessoas pudessem sentir o que eu senti lá. E entender o que é ser uma pessoa preta, o que é escravidão, o que é desigualdade social, com a influência na nossa gastronomia, ter todos os saberes e sabores que eu passei lá. Então eu entreguei realmente a minha alma, eu não sou ator, eu sou cozinheiro, então tudo que está aí realmente eu senti, não tenha dúvida”, declarou o chef.

A publicidade brasileira é uma das indústrias mais atrasadas quando o assunto é referência cultural

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Foto: Reprodução

A acusação de plágio, feita por Evandro Fióti, irmão de Emicida, sobre a campanha de reposicionamento de marca da Bauducco, elaborada pela agência Galeria.ag, que copia elementos e conceitos do projeto “AmarElo”, lançado em 2019 pelo rapper, reforça o quanto a publicidade brasileira precisa evoluir em diversos aspectos. Não é razoável que em 2023 um dos nossos maiores artistas negros tenha sua obra autoral plagiada em uma ação publicitária sem qualquer pudor ou constrangimento e sim com muitos consentimentos vindos de diversos lados.

Essa discussão passa por diversas camadas e uma delas com certeza ainda é o retrato das agencias, que não se parecem em nada com o nosso Brasil de 2023. Existe uma desconexão enorme com a realidade, as principais campanhas do país seguem sendo pensadas pelo mesmo grupo idêntico de pessoas, muitas vezes com referências muito parecidas, enquanto existem diversas empresas como a Black Influence que já estão no mercado há algum tempo e que poderiam contribuir de alguma forma. O ponto é que me parece não haver interesse mesmo em fazer a diferença, a partir de um lugar de muito conforto.

Não existe referência cultural quando se vive no mesmo grupo social e não se explora outros olhares. Não há a menor possibilidade de prosperar, ainda mais quando se tem o poder de influenciar as pessoas. A publicidade brasileira é uma das indústrias mais atrasadas quando pensamos nisso.

Acho inclusive pouco provável que os “Faria Limers” saibam a fundo quem é Emicida, sua importância para o país ou o consumam, como um dos nossos maiores cantores da atualidade.

Falta além de humildade, cultura na publicidade.

‘I Wanna Dance With Someboy’, de Whitney Houston, é eleita a melhor música pop de todos os tempos

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Foto: Divulgação / Edição BoardRoom.

A revista Billboard, principal veículo musical do mundo, elegeu nesta quinta-feira (19) ‘I Wanna Dance With Someboy’, de Whitney Houston, como a melhor música pop de todos os tempos. Lançada em 1987 como parte do álbum ‘Whitney’, a canção se tornou um hino da década de 1980. “O alcance vocal e o poder de Whitney Houston eram tão sobrenaturais que às vezes ela quase parecia superqualificada para a música pop, como um chef cinco estrelas cozinhando um fast-casual. Mas ela mostrou seu virtuosismo vocal, bem como qualquer uma de suas baladas R&B ou gospel”, destacou a revista.

Foto: Getty Images.

A música de Whitney apareceu à frente de outros grandes clássicos, como ‘Thriller’ de Michael Jackson, ‘Kiss’ de Prince e ‘Crazy In Love’ de Beyoncé. ‘I Wanna Dance With Somebody’ é descrita como uma celebração da alegria de se apaixonar e da empolgação de sair à noite em busca de diversão e romance.

A capacidade de Whitney de transmitir emoção e alegria através de sua música se tornou um marco verdadeiramente incomparável. “Ela tinha o controle vocal para acertar a música em todos os estágios de sua dinâmica, mas o mais importante, ela também tem a paixão – ela fez com que o desejo de dançar com alguém parecesse uma questão de urgência”, declarou a Billboard. No Youtube, ‘I Wanna Dance With Somebody’ acumula mais de 422 milhões de reproduções.

Houston faleceu em 11 de fevereiro de 2012.

Câmara dos Deputados aprova criação do Prêmio Glória Maria de Jornalismo

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Foto: Divulgação / Paulo Belote.

Nesta última quarta-feira (18), a Câmara dos Deputados aprovou a criação do Prêmio de Jornalismo Glória Maria, em homenagem à renomada jornalista e apresentadora, que faleceu em fevereiro deste ano. Através de uma medalha, o prêmio será concedido anualmente e tem como finalidade reconhecer profissionais cujos trabalhos ou ações se destacam de maneira especial no cenário do jornalismo brasileiro.

A entrega do prêmio será realizada da Câmara dos Deputados, sempre na segunda quinzena do mês de agosto. “Eu creio que, ao homenagear Glória Maria, e ao apresentar aqui o voto, nós estamos também fazendo dela um ícone que ela é por si. Não é a Câmara que a faz um ícone. Ela é um ícone por si, pelos seu significado, pelo seu legado, pelas suas reportagens. Ela quebrou o paradigmas em uma época em que a televisão era majoritariamente masculina e branca, e ela é mulher e negra”, afirmou Maria do Rosário (PT-RS), relatora do projeto.

A deputada citou ainda a jornada de Glória enquanto profissional pioneira no jornalismo. “Quando apresentou o Fantástico, recebeu inúmeras cartas de telespectadores reclamando de sua presença no programa, muitas com ataques racistas, sendo a primeira brasileira a usar a Lei Afonso Arinos, que proibiu a discriminação racial no Brasil, em 1951, à época considerada contravenção”.

Os candidatos ao prêmio serão indicados pelos líderes partidários e a escolha dos vencedores será feita pela maioria dos deputados integrantes da Mesa Diretora. O projeto foi elaborado pelo deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ).

Mafoane Odara é nomeada diretora de Pessoas, Cultura e Transformação na Zamp, máster franqueada Burger King e Popeyes no Brasil

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Foto: Reprodução

A psicóloga Mafoane Odara foi nomeada recentemente para assumir a diretoria de Pessoas, Cultura e Transformação na Zamp, máster franqueada Burger King e Popeyes no Brasil. Ela foi escolhida para ocupar a função criada recentemente pela empresa, que tem entre seus objetivos: “dar mais protagonismo à marca por meio de uma cultura de inovação e tecnologia ao mesmo tempo em que busca ser atrativa como marca empregadora”, segundo informações publicadas nesta quinta-feira, 19, pela revista Exame.

Na entrevista publicada no site da Exame, Mafoane, que atua como consultora e ativista em Desenvolvimento Humano e Diversidade, falou sobre as estratégias que adotará para melhorar a cultura organizacional na Zamp: “O mundo do trabalho tem focado, cada vez mais, nas pessoas. A sociedade sai de uma cultura utilitarista, que troca a mão de obra exclusivamente por dinheiro, para a cultura de engajamento, propósito e equilíbrio. Para isto, é preciso a existência de organizações que promovam transformações positivas no mundo, e que pensam na geração de riqueza aliada aos fundamentos de sustentabilidade, saúde e segurança psicológica. É este tipo de organização que queremos ser com a Zamp”, disse.

Ela também comentou sobre a definição do nome do setor que agora ocupa dentro da empresa: “Quando falamos de gente, focamos na área, mas ao falar em pessoas estamos observando as questões de cada indivíduo”, pontuou.

De acordo com o CEO da Zamp, Ariel Grunkraut, a marca está em processo de transformação e deve ser tão conhecida quanto BK e Popeyes. Ariel, que está no cargo desde janeiro deste ano, também afirmou que Mafoane é a pessoa certa para contribuir para que a companhia seja a preferida do consumidor e para as pessoas trabalharem: “Desde que assumi a posição de CEO, em janeiro, tenho a certeza de que precisamos de pessoas certas, como a Mafoane, que fazem as perguntas difíceis, trazem provocações e evoluções” .

Will Smith e Jada aparecem juntos após polêmicas: “vou estar presente para ela e apoiá-la pelo resto da minha vida”

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Foto: Reprodução

Em primeira aparição pública após revelações polêmicas do livro autobiográfico “Worthy” (Digna, na tradução para o português), de Jada Pinkett, o ator Will Smith faz uma grande declaração de amor para sua ex-esposa nesta quarta-feira (18), durante uma visita ao Baltimore School for the Arts, onde ela estudou artes cênicas.

“Eu só queria vir aqui e segurar a barra para você do jeito que você segurou para mim. Nós tivemos um [relacionamento] muito, muito longo e tumultuado. Foi brutal e bonito ao mesmo tempo”, iniciou a declaração abraçado com Jada, no evento de divulgação do livro.

“Nossa união é um experimento público desleixado. É uma experiência pública desleixada de amor incondicional. Enquanto estou aqui diante de vocês hoje, estou mais feliz do que nunca em toda a minha vida. Consegui tudo que sempre quis em toda a minha vida. Não sobrou nada que eu deseje neste mundo – todos os prêmios, todo o dinheiro, a família – tudo o que sempre sonhei”, continuou o ator.

Foto: Reprodução/Twitter

“Você pode se fazer presente e amar alguém pelo resto da vida, mesmo quando não concorda com essa pessoa? Jada é a melhor amiga que já tive neste planeta e vou estar presente para ela e apoiá-la pelo resto da minha vida”, declarou Will Smith para o público.

Os filhos do ex-casal Willow Smith e Jaden Smith, e Trey Smith, filho do Will, fruto do relacionamento com Sheree Zampino, também marcaram presença no evento de hoje.

Entenda o caso

Há uma semana, Jada Pinkett tem revelado alguns trechos do seu livro autobiográfico “Worthy” para a imprensa. A informação mais polêmica, que deixou todos os fãs surpresos, foi a revelação de que ela e Will Smith estão separados desde 2016.

Entre outras revelações impressionantes, Jada também falou muito sobre o que ainda sente pelo rapper Tupac, com quem já teve um envolvimento. Em uma recente entrevista ao Rolling Out, ela chegou a dizer que: “se existem vidas passadas, eu definitivamente acho que Pac e eu viajamos algumas vezes juntos. É aquela amizade, amor, química. Foi quase como se Deus nos tivesse feito assim”. O lançamento da obra foi na terça-feira (17).

Laboratório Fantasma, empresa de Emicida e Fióti, publica comunicado sobre caso de plágio: “falta de ética de um mercado composto majoritariamente por pessoas brancas”

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Foto: Reprodução

Após a Bauducco cancelar a campanha por acusação de plágio, a Laboratório Fantasma, empresa de Emicida e de seu irmão Evandro Fióti, que atua como CEO, emitiu um comunicado nas redes sociais, explicando que o rapper foi convidado para fazer a campanha e que em determinado momento “a agência [responsável pelo projeto] alegou que não havia recursos para conceber o projeto no formato proposto, o que fez com que a negociação não fosse adiante”, ainda de acordo com o comunicado, a marca tinha interesse em “associar o seu reposicionamento à narrativa e aos ideais do experimento social “AmarElo”, lançado por Emicida em 2019.

O texto ressalta ainda que ““AmarElo” é resultado de mais de 12 anos de trabalho, foi premiado e elogiado e conseguiu todo esse feito em meio à uma indústria que, como sabemos, pouco incentiva as ideias e os corpos por trás de uma produção desse gênero. Acontecimentos como esse, que envolvem o uso de propriedade intelectual sem permissão e a falta de ética de um mercado composto maioritariamente por pessoas brancas, infelizmente são recorrentes. E ressaltamos que isso gera a nossa profunda indignação!”

Na noite da última quarta-feira, 18, a Bauducco anunciou o cancelamento da campanha com o single “Magia Amarela”, estrelada pelas cantoras Juliette e Duda Beat. Na nota a empresa informou que “a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha”.

O CEO da Lab Fantasma fez uma publicação no twitter após a Bauducco anunciar o cancelamento da campanha respondendo às críticas que recebeu, principalmente dos fãs das cantoras, após expor o caso nas redes sociais: “Reafirmo que além de provar a apropriação e desrespeito com nosso trabalho, a campanha foi cancelada pois eu acompanhei 100% deste processo e tenho experiência e notoriedade para conduzir essa situação. Podem espernear, mas está comprovando”.

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