Home Blog Page 338

Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB) retorna em sua 5ª edição em Salvador, Bahia

0
Foto: Reprodução

Com o tema “Cinemas em Movimento: Memória nas Telas”, Salvador recebe a 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB) entre os dias 8 e 27 de abril. O evento promete uma experiência híbrida, combinando exibições online e presenciais, além de oferecer acesso gratuito a mais de 60 obras cinematográficas produzidas por realizadores negros da diáspora Africana.

Uma das novidades desta edição é o MERCAMIMB, que ocorrerá entre os dias 22 e 24 de abril. Este será o primeiro ambiente de negócios audiovisuais promovido em Salvador pela MIMB, visando aproximar produtores independentes e criadores de conteúdo negro de diversos players e plataformas do setor, tanto nacional quanto internacional.

Além das exibições de filmes, a MIMB oferecerá uma variedade de atividades, incluindo oficinas, masterclasses e espaços de debate sobre a produção negra no cinema. Com uma programação diversificada, o festival visa não apenas entreter, mas também educar e promover a reflexão sobre a importância do cinema como ferramenta de transformação social.

A MIMB, conhecida por sua missão de democratizar o acesso à cultura e à informação, continua a ser um farol de inclusão e diversidade no cenário cinematográfico. Sob a coordenação e protagonismo de Daiane Rosário, Kinda Rodrigues, Julia Morais e Tais Amordivino, mulheres negras influentes em diversas áreas da produção cinematográfica, a MIMB se estabeleceu como uma plataforma essencial para a promoção do cinema negro e suas narrativas.

Creators Negros com Empresas de Sucesso

0
Foto: Divulgação

Há algumas semanas, o Mundo Negro apresentou uma lista de criadores de conteúdo negros que alcançaram o status de milionários. A iniciativa surgiu em resposta a uma publicação feita por uma renomada revista brasileira, conhecida por suas listagens de indivíduos milionários, que recentemente divulgou uma seleção de criadores de conteúdo apenas com nomes brancos, destacando os mais ricos e bem sucedidos do país.

A lista da revista foi criticada por sua falta de diversidade racial e inclusão, apresentando apenas criadores de conteúdo que, embora tenham convertido sua influência em empreendimentos lucrativos no mercado brasileiro, não refletem a diversidade da população brasileira. Contudo, é importante reconhecer que criadores de conteúdo negros também têm trilhado caminhos de sucesso notáveis no mercado de influência digital. Em diversos campos, esses profissionais construíram verdadeiros impérios a partir do nada, consolidando, mesmo em meio a dificuldades, suas marcas em uma ampla gama de setores, desde restaurantes até linhas de cosméticos.

O Mundo Negro conversou com alguns criadores de conteúdo negros sobre o sucesso e os desafios de manutenção de seus negócios. Rodrigo França, empresário, diretor, escritor e ativista, utiliza suas redes sociais para impulsionar seus negócios. Ele é dono de duas produtoras audiovisuais, além de ser fundador do Restaurante Amalá, espaço gastronômico localizado no Pelourinho, em Salvador. 

Rodrigo diz que sua base de seguidores foi fundamental para solidificar seus negócios. “Eu posso dizer que são duas empresas de sucesso. Com o restaurante Amalá são 20 colaboradores, uma marca em Salvador. São empresas de muito sucesso”, afirma o empresário. “Não é fácil em cima de um cenário que muitas vezes é muito inusto para empresários negros, mas estamos no caminho aí, contruibindo para a sociedade em relação à empregabilidade, oferecendo a sociedade uma cultura, cultura de teatro, cinema e cultura gastronomica”.

Outra criadora negra que utiliza a internet para impulsionar seus negócios é Patrícia Avelino. Ela já lançou cursos online de maquiagem, mas seu trabalho principal ainda é com publicidade. “Eu acho o meu negócio bem sucedido, ele é um negócio que gira sozinho, mas a base do meu negócio ainda é o trabalho com publicidade, com as marcas, porque eu acredito que eu criei uma comunidade muito forte e as marcas querem estar inseridas na minha comunidade”, diz ela, que possui mais de 80 mil seguidores no Instagram. 

Criadora de conteúdo, Sarah Fonseca também considera seu negócio bem sucedido. Ela é co-fundadora da marca de produtos Skin Quer. Com uma carreira que abrange empreendedorismo, influência nas redes sociais e atuação, Sarah começou sua história no empreendedorismo aos 18 anos, quando mergulhou no mundo dos negócios e fundou a empresa Sr. Biju. “Ao meu ver, a Skin Quer já é um sucesso pela forma que tem crescido e tido reconhecimento”, diz Sarah, com orgulho de seu negócio. “A empresa foi lançada há pouco mais de um ano (março de 2023) e já vende mais do que esperávamos sabendo que estamos em um mercado extremamente competitivo, só cresce em vendas e notoriedade (redes sociais e mídia)”.

Outros nomes negros que utilizam a internet como uma poderosa ferramenta para impulsionar seus negócios incluem Rosangela Silva, fundadora e CEO da Negra Rosa, uma das primeiras marcas de maquiagem para peles negras no Brasil. Roger Cipó, natural de Diadema, é um comunicador e ativista do movimento negro que, em 2022, co-fundou o Denga Love, o primeiro aplicativo de paquera voltado para pessoas negras, atuando como head de comunicação e RP. Carmem Virgínia, uma figura proeminente no cenário gastronômico brasileiro, é reconhecida por seu trabalho como chef de cozinha e empreendedora no Altar Cozinha Ancestral, um restaurante que valoriza receitas tradicionais com raízes africanas e indígenas. Por fim, Bruno Gomes é um criador de conteúdo e diretor criativo que utiliza as redes sociais para criar vídeos sofisticados, demonstrando a versatilidade e criatividade da comunidade negra na internet.

Festival Feira Preta recebe empreendedores negros de gastronomia durante três dias de evento

0
Foto: Reprodução/Instagram/Quilombo Doces

O Festival Feira Preta, o maior evento de cultura negra e empreendedorismo da América Latina, divulgou a lista completa dos empreendedores de gastronomia que estarão na 22ª edição no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, nos dias 3, 4 e 5 de maio.

Com o tema “Ser Feliz é a Nossa Revolução”, o evento chega com um novo e mega formato, no modelo freemium. Na entrada gratuita, o público poderá contar com uma repleta variedade de empreendedores negros na área de gastronomia, como a Chermoula Culinária e a Tupiocas Brasil Gourmet, além de Saliza Arte em Chocolate e Quilombo Doces no foodbike.

O público também poderá curtir shows, palestras, ativações de marcas, conhecer empreendedores de literatura, saúde e bem-estar, moda, entre outros.

No acesso pago, o segundo lote dos ingressos já estão à venda, com valores entre R$ 40 e R$ 80. A expectativa é receber cerca de 50 mil pessoas. (via Blue Ticket)

Veja a lista completa dos empreendedores negros de gastronomia no acesso livre:

Área de Gastronomia

Acarajé da Barra | Instagram: @acarajedabarra

Chermoula Culinária | Instagram: @chermoulaculinaria

D’Lucia Comedoria | Instagram: @dlucia_comedoria

Explosão de Sabores | Instagram: @explosao_sabores

Juliana Vitorino | Instagram: @juliana_maocaipira

La Culture Congolaise | Instagram: @la_culture_congolaise_

Matulas da Nêga | Instagram: @matulasdanega

Mix Lanches | Instagram: @mixlancheseporcoes

Tupiocas Brasil Gourmet | Instagram: @tupiocas_tapiocaria

Espetinhos Brothers Ribeiro & Oliveira

Zap Burguer

Foodbike

Bolachas Vitalina | Instagram: @bolachas.vitalina

Cacauaré – Cacau | Instagram: @cacauare_amazonia

Cerveja Bola Véia | Instagram: @cervejabolaveia

Cerveja Preta Bela | Instagram: @cervejapretabela

Quilombo Doces | Instagram: @quilombo.doces

Saliza Arte em Chocolate | Instagram: @salizachocolates

Nativo Amazônia

Café Terragrão

Prestes a fazer história no maior festival de música do mundo, Ludmilla é anunciada como embaixadora de Maybelline NY

0
Foto: Maybelline NY

Ludmilla é uma estrela única, valiosa e pioneira. Com diversas conquistas, sucessos e recordes, a brasileira vive um momento de grande destaque profissional. Símbolo de poder e representatividade, Lud foi anunciada como porta-voz de Maybelline NY

A parceria com a cantora visa escrever uma nova história na categoria de maquiagem no Brasil. Para celebrar esse momento, o manifesto “Única como Você” reforça a posição de Maybelline NY como a marca número um de maquiagem no mundo*, destacando sua tecnologia exclusiva e sua diversidade. Por meio desse conceito, a marca reafirma seu propósito de empoderar consumidoras de todas as origens a expressarem suas individualidades e serem autênticas.

Ludmilla é anunciada como embaixadora de Maybelline NY. Foto: Divulgação.

Diretora de Maybelline do Brasil, Belen Torrens descreve Ludmilla como a  personificação de representatividade para o país e cita a trajetória única e inspiradora da cantora. “[Ela é] uma referência inspiradora e um símbolo super importante de autoestima para a sua comunidade”, diz a profissional em comunicado. “Como mulher negra, bissexual, e ícone do pagode e do funk, a artista desafia padrões, quebra barreiras e inspira milhares de pessoas a serem autênticas e confiantes em sua própria pele. Ludmilla abre caminhos para que mais pessoas se sintam vistas, ouvidas e valorizadas em suas trajetórias – alinhando-se ao propósito de Maybelline NY, de incentivar todas as mulheres a expressar suas individualidades e serem únicas”. 

A parceria vai começar e se estende com ativações de entretenimento always on. “Me senti lisonjeada em representar essa beleza única, que é tão diversa”, diz Lud sobre seu novo papel como porta-voz. “De todas as formas, sempre falei em várias entrevistas que sou verdadeira demais e sempre que me perguntavam qual conselho que daria para novas artistas, eu falava sobre ser autêntica, que a característica mais interessante é ser o que se é, que é o que nos faz únicas. E o que me torna única é ser justamente como sou, com meus gostos musicais, trabalhos, de moda, de viver”.

Ludmilla é anunciada como embaixadora de Maybelline NY. Foto: Divulgação.

Para Ludmilla, a beleza é um processo de autoestima que faz parte de uma evolução diária. Ela acredita que Maybelline NY se conecta muito com esse pensamento. “Por isso, fiquei muito animada com o convite para ser embaixadora e representar uma marca que é referência internacional no segmento. Já estou ansiosa para me sentir linda nos meus próximos shows e abusar dos produtos de Maybelline”, comemora a cantora. 

*Source Euromonitor International Limited: Beauty and Personal Care 2024ed, retail value sales, rsp, all retail channels, 2023 data. 

Esse é um conteúdo pago por meio de uma parceria entre Maybelline NY e site Mundo Negro.

MP de Portugal aceita acusação contra racista que atacou Titi e Bless, filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso

0
Foto: Alex Santana

Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso anunciaram em nota publicada no Instagram, nesta sexta-feira (12), que o Ministério Público de Portugal aceitou a denúncia contra a mulher racista que atacou seus filhos Titi e Bless, além de uma família de turistas angolanos, enquanto passava na frente de um restaurante, em julho de 2022. A criminosa pedia que eles saíssem do local e voltassem para a África.

“Há quase 2 anos fizemos uma acusação no Ministério Público de Portugal após nossos filhos e um grupo de angolanos serem vítimas de racismo. Racismo é crime e não pode ser banalizado. Inicialmente pedimos que a autora dos crimes fosse enquadrada em crimes previstos no artigo 240 do Código Penal Português que prevê punição para discriminação e incitamento ao ódio e à violência. A denúncia não foi aceita, mas nunca desistimos”, inicia o texto.

“Hoje, podemos comemorar porque o Ministério Público aceitou nossa acusação por difamação e injúria racial e superou uma questão teórica sobre onde enquadrar o crime perante a lei. Vencemos, mas ainda é um pequeno passo. Entretanto, acreditamos que, se este processo puder conscientizar em questões de combate ao racismo, o mundo poderá, quem sabe um dia, ser mais igualitário. O próximo passo será o julgamento da racista. Esperamos voltar em breve para contar outra vitória. Porque acreditamos!”, dizem esperançosos.

E completa: “Agradecemos aos advogados portugueses Rui Patrício, Catarina Martins Morão e Teresa Sousa Nunes que permanecem ao nosso lado para que a justiça reconheça o racismo como um crime”.

Por fim, o casal deixa uma reflexão importante para os seguidores. “Um crime que discrimina, que fere a autoestima e não permite que pessoas negras tenham oportunidades. Um crime que mata em qualquer parte do mundo. E a gente precisa construir uma sociedade que entenda que o racismo não pode ser tolerado, nem em forma de ódio disfarçada de piada”.

Relembre o caso

No dia 30 de julho de 2022, repercutiu um vídeo na internet em que a Giovanna Ewbank apareceu xingando Maria Adélia Coutinho Freire de Andrade de Barros, então com 57 anos, de “racista nojenta”, depois que ela ofendeu os filhos Titi e Bless, além de outra família de turistas angolanos, dizendo-lhes para saírem do restaurante e “voltarem para África”.

A criminosa chegou a ser presa no restaurante português Clássico Beach Club, mas foi liberada em seguida. Segundo informações do jornal ‘Público’, a criminosa alegou que estava alcoolizada no momento da detenção. Testemunhas também relataram que ela chegou a insultar os policiais responsáveis pela ocorrência.

Musical que celebra a trajetória de Leci Brandão estreia neste final de semana em Niterói, RJ

0
Foto: Reprodução

O espetáculo “Leci Brandão – Na Palma da Mão” chega a Niterói para uma apresentação única nos dias 13 e 14 de abril. Sob a direção de Luiz Antonio Pilar e com texto de Leonardo Bruno, a produção celebra a vida e obra da artista Leci Brandão, reconhecida por sua contribuição à música brasileira e sua atuação política.

A peça, vencedora do Prêmio Shell de Teatro na categoria “Direção”, oferece uma imersão na trajetória de Leci Brandão, destacando sua influência como compositora, intérprete e ativista. Com um elenco talentoso, incluindo as atrizes Tay O’Hanna e Verônica Bonfim nos papéis principais, o espetáculo aborda a relação entre mãe e filha, explorando a forte ligação entre Leci e sua mãe, D. Lecy.

A narrativa, marcada por licenças poéticas e simbologia do Candomblé, reflete a essência e as convicções da artista, revelando sua coragem e determinação em enfrentar desafios e defender suas convicções. O texto de Leonardo Bruno marca sua estreia no universo teatral: “Para a pesquisa que eu havia feito para o livro Canto de Rainhas (Agir, 2021) já me chamava a atenção como ela era muito avançada para a época. Os cinco primeiros discos, lançados na segunda metade dos anos 70, falam de coisas que estamos discutindo agora – mulheres, negros, LGBT, desigualdade social e por aí vai. E ainda foi corajosa ao romper com a gravadora que queria lhe impor repertório. As letras dizem muito sobre quem ela é, falam da sua história de vida, facilitou muito na hora de escrever”, conta.

Grande parte dos 17 números musicais do espetáculo são composições de Leci Brandão, como A filha da Dona Lecy, Ombro amigo, Gente negra e Preferência. “Leci Brandão – Na Palma da Mão” estreou com sucesso no SESC Copacabana em janeiro de 2023, esgotando todas as sessões. Desde então, o espetáculo tem percorrido diversas cidades, acumulando elogios da crítica e do público. A montagem, contemplada pelo edital SECEC-RJ, recebe apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

O espetáculo também terá apresentações entre os dias 9 a 12 de maio, no Imperator – Centro Cultural João Nogueira, no Rio de Janeiro.

BBB 24: Davi vence prova de resistência e se torna primeiro finalista do reality

0
Foto: Reprodução

O motorista de aplicativo Davi Brito é o primeiro finalista do BBB 24. Davi venceu a Prova do Finalista de Resistência depois de pouco mais de dez horas de disputa, em que só restavam o baiano e a paraense Alane, que soltou a ficha, desistindo da prova. O momento foi transmitido durante o programa “Encontro”, onde o cantor Léo Santana se apresentava como convidado e chegou a comemorar a vitória do brother.

O participante comemorou a vitória na prova de resistência e também levou uma caminhonete 0 km, avaliada em R$ 300 mil como prêmio. Ao sair da prova ele celebrou: “Ganhei, mainha!” e ainda saiu do local da prova gritando: “Eu sou finalista!”. O resultado oficial da prova deve ser divulgado durante a transmissão ao vivo na noite desta sexta pelo apresentador Tadeu Schmidt.

Os primeiros a deixar a disputa foram Matteus, que saiu da prova com pouco mais de duas horas de permanência após passar mal e Isabelle, que saiu da prova de resistência após quase 7 horas de permanência.

Antes de soltar a ficha e desistir da prova, Alane pediu desculpas à mãe e ao sair do local da prova, deitou no gramado da casa, onde chorou bastante. Agora, Alane, Matteus e Isabelle estão automaticamente no paredão, que deve ser decidido no próximo domingo.

MV Bill deixa cargo de Diretor Cultural do REP FESTIVAL

0
Foto: Allan França

Anunciado no mês de janeiro como Diretor Cultural do REP Festival, o rapper MV Bill informou na manhã desta sexta-feira, 12, sua decisão de deixar o cargo. A notícia foi compartilhada pelo próprio artista em suas redes sociais, onde ele agradeceu o apoio do público.

“Gostaria de comunicar a vocês minha decisão de me desligar do cargo de Diretor Cultural do REP FESTIVAL. Agradeço a geral que apoiou, vibrou e colaborou, ao longo deste período”, afirmou MV Bill em sua declaração compartilhada nos stories do Instagram.

A decisão do rapper e ativista vem algumas semanas após o anúncio do adiamento da edição deste ano, que deveria acontecer no mês de abril, para 2025: “Para garantir a melhor experiência possível, a organização do Rep Festival decidiu adiar a edição 2024 para 2025, devido a não concretização de um importante patrocínio”, anunciou a organização em nota publicada na imprensa.

O rapper foi nomeado Diretor Cultural do festival em janeiro de 2024, quando a quinta edição do evento estava programada para ocorrer nos dias 20 e 21 de abril deste ano, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

No ano passado, o evento foi alvo de críticas devido a problemas estruturais durante sua realização em uma fazenda em Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro. O festival foi cancelado no segundo dia devido a fortes chuvas e reclamações do público, incluindo questões de segurança e problemas de infraestrutura. Na época, o grupo Racionais MCs chegou a cancelar o show que faria por questões de segurança: “O show que o grupo Racionais MC’s faria no último sábado, 11 de fevereiro, no REP Festival, no Rio de Janeiro, foi cancelado devido a problemas relacionados à falta de estrutura e segurança do público e dos artistas”, informava a nota oficial publicada pelo grupo.

De Usher a Russell Wilson: Revista ESSENCE cria lista dos homens mais sexy do momento

0
Foto: Adrienne Raquel

A revista ESSENCE, voltada para a comunidade negra dos Estados Unidos, recentemente criou uma lista dos homens mais sexy do momento. A seleção, elaborada pela equipe do veículo, não apenas celebra a beleza, mas também a profundidade do talento e o impacto cultural desses homens notáveis e elegeu nomes como o cantor Usher, do ator Damson Idris e do jogador da NFL, Russell Wilson, que ilustram a capa da edição de maio/junho.

A lista inclui homens negros talentosos que receberam indicações ao Oscar, que ditam tendência nas áreas de moda e estilo, que deixam sua marca nos esportes e que contribuem com projetos que levam desenvolvimento para a comunidade negra.

Ao todo, 15 nomes integram a lista dos homens mais sexy do momento, entre eles o cantor Lenny Kravitz, que tem viralizado não só pelo talento na música, mas por incentivar a prática de exercícios físicos compartilhando dicas de sua rotina de exercícios aos 59 anos. Ao lado dele, está Daniel Kaluuya, cujas performances premiadas nos cinema e na televisão têm conquistado o coração do público e da crítica, como o personagem Chris, no filme ‘Corra!’, de Jordan Peele, e Slim, no fimle ‘Queen & Slim’, além de atuar no longa ‘Pantera Negra’.

Jaylen Brown, astro do basquete e ícone de moda, também figura na lista. Além do ator Rome Flynn, a lista da ESSENCE também inclui figuras lendárias como Nas, rapper filho do músico de jazz Olu Dara, e Colman Domingo, astro que protagonizou o filme ‘Rusty’, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de ‘Melhor Ator’, além disso, Domingo também integrou o elenco de ‘A Cor Púrpura’, onde deu vida ao personagem ‘Mister’.

Além disso, Trevante Rhodes, astro de ‘Moonlight’, ‘BirdBox’ e ‘Mea Culpa’, o jogador de futebol americano, Stefon Diggs, o diretor de ‘Ficção Americana’ Cord Jefferson, o cantor e compositor Burna Boy, o ator Tyler Lepley, o rapper Skepta, o ator Kendrick Sampson, o rapper Joey Badass e Tyler James Williams, conhecido pelo personagem ‘Chris’, da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’ e Gregory Eddi em ‘Abbott Elementary’, completam a seleção, cada um trazendo sua própria singularidade e charme para a lista.

Veja os homens que estão na lista:

Morre aos 76 anos OJ Simpson, o ex-jogador de futebol americano

0
Foto: Jason Bean/Bloomberg

Morreu na última quarta-feira, 10, o ex-jogador do futebol americano, OJ Simpson, que ficou conhecido mundialmente após ter sido acusado de estar envolvido no assassinato da ex-mulher Nicole Brown, em 1994, crime do qual foi absolvido. De acordo com o site TMZ, Simpson lutava contra um câncer de próstata. A notícia foi publicada por seus familiares nas redes sociais.

“No dia 10 de abril, nosso pai, Orenthal James Simpson, sucumbiu à batalha contra o câncer. Ele estava cercado por seus filhos e netos. Durante esse período de transição, sua família pede que você respeite seus desejos de privacidade e graça”, dizia o comunicado.

OJ Simpson, cujo nome ficou eternizado em meio a um dos julgamentos mais conhecidos da história americana, protagonizou uma vida repleta de triunfos esportivos, tragédias pessoais e polêmicas judiciais. Nascido em 1947, ele iniciou sua carreira como um proeminente running back no futebol universitário, conquistando o prestigioso Troféu Heisman como o melhor jogador do país. Essa conquista marcou o início de uma carreira estelar na NFL, onde brilhou como jogador do Buffalo Bills.

No entanto, foi fora dos campos que Simpson se viu envolvido em uma das controvérsias mais impactantes da história. Em 1994, foi acusado e julgado pelo assassinato de sua ex-mulher, Nicole Brown, e do amigo dela, Ron Goldman. O julgamento, transmitido pela televisão e acompanhado por milhões de pessoas, dividiu a nação e gerou debates sobre justiça, racismo e privilégio.

Apesar da absolvição criminal, Simpson foi considerado responsável pelas mortes em um processo civil subsequente e condenado a pagar uma quantia significativa em danos à família das vítimas.

Simpson alcançou sucesso na indústria do entretenimento, atuando em filmes e comerciais. Sua vida inspirou até mesmo uma série de televisão aclamada pela crítica, “The People vs. OJ Simpson: American Crime Story”, lançada em 2016.

error: Content is protected !!