“Fim de Semana em Família” é marcado por oficinas, contação de história afro-brasileiras e lançamento de livro infantil

0
129
Foto: Reprodução - Imagem Ilustrativa

No mês de férias, o Fim de Semana em Família, no Itaú Cultural, em São Paulo, oferece uma programação ótima para quem não vai viajar. Nos dias 7 e 8 de julho, às 14h, tem a oficina de música “Roda, roda, roda“, ministrada pelo grupo CantaVento, que entre cantos, percussão corporal e brincadeiras cantadas, junto com as crianças exploram elementos sonoros para a pratica musical cotidiana. O repertório é composto de canções do Brasil e do mundo, do passado e do presente.

Logo após, às 16h, o mesmo grupo apresenta o espetáculo Brincantorias. Em uma viagem pelos sertões do Brasil e outros cantos do mundo, eles levam para o palco do Itaú Cultural a cultura popular. O repertório apresenta Balagulá, de Venâncio e Corumba e “Meninos”, de Juraildes da Cruz, entre outras canções aprendidas na tradição oral.

Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca

O Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca estarão abertos ao público a partir das 11h. Na Feirinha, as crianças poderão trocar uma obra infantojuvenil por outra, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto.

Estão disponíveis 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do Itaú Cultural, no Cantinho da Leitura. Neste mês de julho a homenageada é a autora Janine Rodrigues Nascimento, que irá lançar neste fim de semana “Nuang: caminhos da liberdade, com ilustrações de Luciana Nabuco. Essa é a quinta obra da autora e fala sobre os “Uthando“, povo conhecido pela sabedoria, a honra de suas palavras e a beleza negra.

A narrativa conta a história da personagem Nuang, uma Uthando alegre e talentosa, que gostava de deitar no colo de sua avó e ouvir histórias, mas um terrível acontecimento mudou o percurso de seu caminho. É a fé em Nzambi (ancestralidade cultuada no candomblé de seguimento Angola), a força da memória, a união e a confiança que darão força para a menina e seu povo reconquistarem a liberdade.

Ao meio dia, do sábado e domingo, para celebrar o lançamento do livro, acontece também uma sessão de contação de histórias, que propõe uma viagem pelos contos africanos, tão presentes na cultura brasileira. Após a atividade, a autora fica à disposição do público-mirim e de seus acompanhantes para conversar, tirar fotos e dar autógrafos.

A entrada é livre. O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, n° 149, Estação Brigadeiro do Metrô. Para mais informações, acesse: www.itaucultural.org.br.

Comments

comments