Evento online “Afrika Talks” irá compartilhar histórias de artistas africanos residentes no Brasil

0
586
Foto: Ermi Panzo

Com o objetivo de reatar a conexão África e Brasil que ainda é pautada nas consequências do processo de escravidão e trazer à tona as narrativas ainda pouco difundidas pelo território brasileiro, o projeto “Africa Talks, nossa voz, nossa história” irá reunir pensadores e artistas africanos no próximo dia 25 de fevereiro, às 19h para eles compartilharem suas experiências, trajetórias e culturas nativas.

A ideia do projeto, idealizado pelo artista e escritor angolano Ermi Panzo, e que terá continuidade no decorrer do ano, é promover as falas de pessoas consideradas emblemáticas e mentoras na mostra da arte e cultura africana de São Paulo. Abaixo, os palestrantes do primeiro evento:

MARIAMA CAMARA (GUINÉ CONACRI) – TEMA: MINHA ARTE PARA O MUNDO: Bailarina, percussionista, cantora, coreógrafa e professora. Sua carreira ARASACA é consolidada internacionalmente. Desde 1999, o trabalho de Mariama Camara representa a difusão da diversidade cultural africana, a imersão no conhecimento da história da Diáspora da África do Oeste, realizando de forma pedagógica e performática com o tripé dos movimentos corporais, cantos e toques de ritmos que nos permitem a releitura de significados ancestrais que são transmitidos de geração em geração nas aldeias e nos balés de Guiné.

IKECHUKWULL `SUNNY´ (NIGÉRIA) – TEMA: EDUCAÇÃO E CULTURA E OUTRAS REFLEXÕES. Escritor, Contador de histórias, professor, formado em Letras e em Pedagogia, é autor de alguns célebres obras de infanto-juvenis como ULOMMA- a casa da beleza e outros contos, Contos da Lua e da Beleza Perdida, As Aventuras de Torty, Contos da lua entre outros. Como Contador de Histórias, ele atua narrando histórias, lendas e contos populares africanos e afro-diásporas .

PRUDENCE LIBONZA – (REP. DEM. DO CONGO) – TEMA: DESAFIOS DA MULHER. Modelo, palestrante é ativista dos direitos humanos e YouTuber. Está no Brasil há 12 anos. Aqui, encontrou oportunidade de refazer sua vida após ter passado por muitas adversidades ante a violação dos direitos humanos de seu país. Como modelo, foi eleita a primeira dama miss elegance em 2000 e miss bibile (mulher bonita) em 2004, dois importantes concursos nacionais de beleza no Congo.

VENSAM LALA (GUINÉ-BISSAU) – TEMA : ÁFRICA NÃO É UM PAÍS!. É ator e modelo político, professor de idiomas e ativista cultural africano diaspórico. Formado em Letras pela UNESP com especialização em literaturas africanas de língua portuguesa. – Eleito Mister África-Brasil em 2018 – Idealizador do projeto VISTO ÁFRICA; onde atualmente desenvolve atividades sobre desmitificação das matrizes africanas idealizadas no Brasil.

ERMIPANZO (ANGOLA) – TEMA: REFÚGIO, IMIGRAÇÃO E OUTRAS DESMISTIFICAÇÕES. Escritor e poeta declamador, artista plástico, palestrante, coreógrafo e bailarino performer, ativista e articulador internacional da arte e cultura africana diaspórica. – Idealizador do Movimento cultural Afrikanse (arte e cultura africana nas diásporas) – Vencedor DO Spoken Word Pan-africano 2013 (GoethInstitut) – Prêmio Internacional Caneta de Ouro 2018 – Prêmio Benfeitor cultural da humanidade 2018 Autor dos Livros: ÓPIO El consuelo de losdébiles

O evento será transmitido via youtube nos canais:

YouTube – Áfrika Talks https://www.youtube.com/channel/UC6DtYPSmgxFQSVajZO2TCsw/featured?app=desktop

Comments