Indicações para o Prêmio “Sim à Igualdade Racial 2021” foram prorrogadas até o dia 26 de fevereiro

0
248
Imagem: Site IDBR

As indicações para o “Prêmio Sim à Igualdade Racial” foram prorrogadas. Com isso, o público tem até o dia 26 de fevereiro para acessar o site do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) e sugerir nomes para concorrerem à premiação. Iniciativa do ID_BR, o evento tem o objetivo de reconhecer os principais nomes e iniciativas que trabalham em prol da igualdade racial no Brasil.

Ao todo são 10 categorias divididas em três pilares: Cultura, Educação e Empregabilidade, contando com indicações populares. Após as indicações do público, o ID_BR realiza uma curadoria interna e três nomes de cada categoria são encaminhados ao júri especializado, formado por pessoas de conhecimento notório em cada pilar, para a definição dos vencedores.

 Em sua 4º edição, pela primeira vez, além de levarem para casa o troféu ‘Mad World’, do artista plástico Vik Muniz, os vencedores também serão contemplados com 3 mil reais, para fortalecer seu projeto, ajudar alguma instituição ou até mesmo realizar alguma meta pessoal.

Em 2020, o ID_BR recebeu mais de 16 mil indicações de pessoas e projetos e, durante a exibição do evento, conquistou cerca de 30 milhões de visualizações no Facebook. Na ocasião, foram premiados nomes como: Lia de Itamaracá, Nei Lopes, Rachel Maia, Alê Santos, entre outros.

As indicações podem ser feitas através do site do prêmio http://simaigualdaderacial.com.br/site/ em alguma dessas classificações:

Pilar Cultura

  • Arte em movimento

Cantores, produtores culturais/musicais e artistas negros e indígenas que geram impacto social com o seu trabalho e relevância para o seu grupo racial.

  • Destaque Publicitário

Agências e empresas que produzem peças e filmes que tratam da temática racial. As peças deverão ter sido lançadas em 2020.

  • Raça em Pauta

Pessoas que pautam com frequência e relevância assuntos de temática racial. Podem ser jornalistas, colunistas, produtores de conteúdo, apresentadores, de qualquer cor ou raça.

  • Representatividade em Novos Formatos

Influenciadores digitais negros e indígenas, sejam eles youtubers, blogueiros, instagrammers, facebookers ou expoentes das demais redes sociais. 

Pilar Educação

  • Educação e Oportunidades

Iniciativas que buscam promover a Igualdade Racial por meio da educação, criando novas formas de acesso, narrativas e métodos de aprendizado.

  • Inspiração

Pessoas negras e indígenas que, por meio do seu trabalho, inspiram outros negros e indígenas a criarem narrativas. Esta categoria também tem o objetivo de homenagear grandes nomes que se tornaram referência de representatividade no Brasil, independentemente da área de atuação.

  • Intelectualidade

Grandes pensadores, escritores, doutores e estudiosos negros e indígenas sobre a temática racial.

Pilar Empregabilidade

  • Comprometimento Racial

Empresas que possuem práticas em prol da equidade racial, desde programas internos e grupos de trabalho até posicionamentos perante o público externo.

  • Liderança

Pessoas negras e indígenas que possuem status de liderança em suas áreas de atuação e são referência para o mundo corporativo.

  • Trajetória Empreendedora

Empreendedores negros e indígenas que possuem negócios inspiradores e de sucesso e que geram impacto no seu grupo racial.

Comments