“Eu voto preto”: escolha de candidaturas negras se torna um dos assuntos mais comentados no Twitter

0
“Eu voto preto”: escolha de candidaturas negras se torna um dos assuntos mais comentados no Twitter
Foto: Marcelo Casal / Agência Brasil.

A expressão “Eu voto preto” ganhou o Twitter na manhã desta sexta-feira (30), último dia útil antes das eleições de 2022. A Coalizão Negra por Direitos e outros perfis engajados na luta antirracista e na representação de pessoas negras no Parlamento puxaram a movimentação na internet.

A iniciativa tem o objetivo de mobilizar eleitores para que escolham candidaturas negras para o parlamento no próximo domingo, especialmente diante de uma eleição polarizada e com a baixa presença de candidatos negros competitivos nas eleições para o Poder Executivo.

A renovação política e a necessidade de se ver representada pelos políticos que exercem mandatos foi lembrada durante o tuitaço. “Como boa parte dos brasileiros eu não me sinto representada, eu quero renovação política. Mas como cientista política eu sei que renovar não é deixar de votar nos velhos brancos pra votar nos filhos brancos deles. Eu vou votar no povo e o povo é preto!”, disse a cientista política Nailah Veleci.

Diversos candidatos e candidatas negras aproveitaram o crescimento do assunto na rede sociail para dar visibilidade às suas propostas e número de votação, aproveitando os últimos instantes de campanha na internet, que está liberada até sábado (1º).

Para as eleições de 2022, a iniciativa Quilombo Nos Parlamentos organizou candidaturas de pessoas negras progressistas e comprometidas com a questão racial, para ajudar os eleitores na escolha de em quem votar. A iniciativa reúne 120 candidaturas de pessoas ligadas ao movimento negro e tem, entre seus focos, o objetivo de difundir o voto antirracista no Brasil, apoiando candidatos realmente preocupados com a causa racial.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display