Enegrecer a Política: Projeto visa mapear e apoiar candidaturas negras

0
475

“Enegrecer a política é uma palavra de ordem urgente contra o racismo”. Em um tempo chave de luta pelas condições de vida das pessoas negras, responsáveis pelas mais inspiradoras ações de solidariedade e coletividade, “é nossa tarefa também construir meios para que espaços de poder e decisão na e sobre a sociedade sejam ocupados por quem realmente representa a maioria do povo brasileiro: as pessoas negras”. Essa é a ideia e objetivo do projeto “Enegrecer a política”.

Com o objetivo de compreender e analisar os contextos políticos e eleitorais que influenciam nas dificuldades da participação de pessoas negras nos processos de disputa para espaços de poder e decisão. Além de produzir ferramentas e narrativas para apoiar as pessoas negras comprometidas com os valores dos direitos humanos, em especial, as pessoas ligadas às construções de movimentos e coletivos que desejem fazer essas disputas em 2020.
Nesse projeto, possibilitado pela união de várias mãos, “nós coletamos dados, comunicamos verdades e provocamos uma rede de suporte para que mais pessoas negras se disponibilizem e reúnam capacidades necessárias para mudar a correlação de forças nas decisões sobre nossa sociedade. Alternância de poder nos municípios do Brasil é a nossa visão”.

Quem nos Representa

“Dizem que o nosso sistema político é uma democracia representativa, e que as pessoas eleitas decidem por nós porque nos representam. Mas será que representam mesmo?”

Dos deputados federais eleitos em 2018, homens negros ocupam 22,02% das cadeiras e as mulheres negras 2,5%. São menos de 25% de representatividade de uma sociedade onde 50,7% da população se reconhece negra. Esses são dados divulgados pela FGV.
Segundo o TSE, 8 em cada 100 candidatos nas eleições municipais de 2016 se declararam negros.

Um dos fundamentos do Enegrecer a Política é elaborar e sistematizar mais dados sobre a ocupação de pessoas negras em espaços de decisão e das condições que precisamos mudar.

Acesse o mapeamento de candidaturas negras de 2020

Esse projeto é uma iniciativa coletiva de 7 organizações ao redor do Brasil que se juntaram para fortalecer a mudança da correlação de forças nos espaços de decisão. São pessoas de Pernambuco, Bahia, Pará e Rio de Janeiro que trabalham nos seus territórios e para além deles. Conheça as organizações:

Bigu Comunicativismo
@pegaobigu .
Blogueiras Negras
blogueirasnegras.org
@blogueirasnegras .
Coletivo de Mulheres Negras Maria-Maria
@comunemamariamaria .
Fórum Marielles
@forummarielles .
Mulheres Negras Decidem
mulheresnegrasdecidem.org
@mulheresnegrasdecidem .
Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas
@renfantiproibicionista .
Observatório Feminista do Nordeste
@obsfeministanordeste

https://www.instagram.com/p/CCCNV6XIiaf/

Comments

Comentários