Conceição Evaristo é a nova curadora do clube de leitura ‘Pretaria Black Books’

0
820

O anúncio foi feito nesta terça-feira (30) no Instagram do clube de leitura “Eu não consigo mais segurar a notícia que nossa rainha, Conceição Evaristo, é a mais nova Curadora do nosso Clube”.

A Pretaria é um Grupo Editorial com projetos colaborativos voltados para a valorização da literatura afro-brasileira e da diáspora africana, através do incentivo à leitura e a capacitação dos leitores nas temáticas das relações étnico-raciais com foco na superação do racismo e discriminação em razão de raça/cor/etnia/religião/gênero ou origem.

Conceição Evaristo, é a escritora brasileira de maior renome nacional e internacional na atualidade, ela representa “para nós mulheres e povo negro uma esperança que cada vez mais leitores buscarão conhecer e reconhecer nossas escrevivências e intelectualidade”. Conceição, conquistou o Prêmio Jabuti de Literatura no ano de 2015 com o livro Olhos D’água, sua produção literária é vasta abarcando gêneros desde a poesia, prosa, contos, e o romance, como Ponciá Vicêncio, obras reconhecidas e traduzidas em países como França, EUA, Alemanha, Portugal e países africanos. Aos 71 anos de idade Conceição questiona: “Por que a minha competência está sendo tão tardiamente reconhecida? (…) É preciso questionar essas regras e dinâmicas sociais, culturais e econômicas que tornam tudo muito mais difícil para as pessoas negras”.

O Grupo Editorial Pretaria surgiu em 25 de julho de 2015 Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha com a reunião de um grupo de pesquisadoras negras (graduadas, mestrandas e doutorandas), para desenvolver projetos colaborativos que contribuem para a eliminação de preconceitos raciais e promoção de uma sociedade mais justa por meio da literatura. Possibilitando à população brasileira o reconhecimento das suas origens africanas e ameríndias, assim como à valorização de suas histórias e memórias culturais.

https://www.instagram.com/p/CB6Jek-lxtc/

Comments

Comentários