Passeio pela memória negra de São Paulo acontece nesse sábado

0
921

Com o proposito de conversar sobre arquitetura, música, gastronomia, literatura, política, personalidades negras e muito mais, a equipe da Diáspora Black promove um novo passeio pela memória negra de São Paulo, neste sábado (27), às 10h, entre ruas emblemáticas do centro da cidade, com curadoria da Black Bird. O encontro será iniciado na Praça da Liberdade, 238, em São Paulo.

A caminhada começa no Bairro da Liberdade, um reduto negro nos séculos XVIII e XIX e termina no Largo do Arouche. Também são visitados o Largo Sete de Setembro (onde ficava o Pelourinho), o Largo São Francisco, a Ladeira da Memória, a Rua 7 de Abril, a Galeria do Reggae e o Largo do Paissandu. A migração africana atual, a música e movimentos negros modernos também são destacados.

As histórias negras estão por toda a cidade, no centro e em todas as esquinas (inclusive na Ipiranga com São João, a mais famosa delas), apesar de muitas vezes não serem contadas. Vamos conhecer lugares importantes da história dos negros na cidade, como é o caso da Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, a estátua da mãe preta, a Igreja Nossa Senhora dos Enforcados, do antigo Pelourinho e do antigo Morro da Forca, no bairro da Liberdade“, explica a organização do evento, em nota.

Além disso, personagens negros importantes da história, que foram invisibilizados em vários espaços, são destacados, é o caso da escritora Carolina Maria de Jesus, do jornalista, advogado, poeta e patrono da abolição Luiz Gama e o arquiteto Joaquim Pinto de Oliveira, o Tebas.

As histórias são narradas pelo jornalista Guilherme Soares Dias, pela relações públicas Luciana Paulino e também pelo fotógrafo e produtor cultural Heitor Salatiel.

Confira o roteiro:

Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados
Largo Sete de Setembro (Pelourinho)
Igreja Nossa Senhora da Boa Morte,
Largo São Francisco – Sé, São Paulo
Ladeira da Memória
R. 7 de Abril
Galeria Do Reggae
Largo do Paissandu
Largo do Arouche

Para mais informações, acesse: http://bit.ly/2O0SeTs.

Comments

Comentários