Na data em que o mundo celebra o Dia Internacional contra a LGBTfobia, 17 de maio, a deputada federal Erika Hilton, compartilhou uma mensagem em suas redes sociais, reforçando que a data é “Um dia de reflexão, organização e resistência a favor dos direitos de nossa comunidade”.
Na publicação, Hilton lembrou que a data foi escolhida em comemoração a uma decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS), que no ano de 1990 retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças. Publicado em 1952, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria, classificava a homossexualidade como uma doença a ser tratada: “A data foi escolhida para comemorar a decisão da Organização Mundial da Saúde, em 1990, há apenas 34 anos, de desclassificar a homossexualidade como um transtorno mental e tem como objetivo coordenar eventos internacionais que aumentem a conscientização sobre as violações dos direitos LGBT em todo o mundo”, afirmou.
Notícias Relacionadas
Trump derrota Kamala Harris e assume novo mandato com campanha marcada por desinformação e discursos xenofóbicos
Famosos negros que apoiam Kamala Harris e Donald Trump nas eleições dos EUA
🏳️🌈 CONTRA TODA FORMA DE VIOLÊNCIA
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) May 17, 2024
Hoje, dia 17 de Maio, é celebrado mundialmente o Dia Internacional contra a LGBTfobia.
A data foi escolhida para comemorar a decisão da Organização Mundial da Saúde, em 1990, há apenas 34 anos, de desclassificar a homossexualidade como um…
Para Hilton, o Dia Internacional contra a LGBTfobia é “Um dia de reflexão, organização e resistência a favor dos direitos de nossa comunidade, que ainda padece de políticas públicas específicas e de combate à violência e a intolerância”.
O economista, Gil do Vigor, também se manifestou sobre a data, lembrando sua própria experiência como uma pessoa LGBTQIA+: “Por muito tempo, eu fugi de mim e de quem eu sou. Hoje, me celebro e me aceito do meu jeitinho! Que possamos ser livres pra sermos quem somos e amarmos quem quisermos, com o respeito que nos é de direito. Toda forma de amor!”
Hoje é o Dia Internacional Contra a LGBTFobia! Por muito tempo, eu fugi de mim e de quem eu sou. Hoje, me celebro e me aceito do meu jeitinho! Que possamos ser livres pra sermos quem somos e amarmos quem quisermos, com o respeito que nos é de direito. Toda forma de amor! ❤️ 🌈
— GIL DO VIGOR (@GilDoVigor) May 17, 2024
Notícias Recentes
Poema de Conceição Evaristo inspira tema da 36ª Bienal de São Paulo sob curadoria do camaronês Bonaventure Ndikung
Kamala Harris encoraja eleitores no 1º discurso após a eleição: "não é o momento de desistir"