Decotelli reconhece a importância das cotas: “Vamos dar oportunidades para os desiguais”

0
1432
Carlos Alberto Decotelli (Reprodução)

Sem defender diretamente, mas destacando a importância de diminuir as desigualdades, o novo Ministro da Educação Carlos Alberto Decotelli deu uma entrevista para Rádio Bandeirantes onde mostrou reconhecer a cor com um fator de dificuldade de acesso à educação.

“Não podemos exigir resultados iguais para aqueles que não têm igualdade no acesso. Cotas dependerão sempre de reflexão de toda a sociedade”, disse o Ministro em entrevista à rádio.

Na entrevista o Ministrou também disse ser bisneto de um ex-escravo liberto através da Lei do Sexagenários

Ao contrário do presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, Decotelli reforça sua identidade como homem negro e mesmo não tendo sofrido racismo de uma forma violenta, ele reconhece os olhares sobre ele em alguns ambientes.

“Passamos mais de 300 anos com esse conceito de escravocrata. Hoje, ainda temos muitas contaminações de metodologias, subjetividades. Eu nunca, como negro, fui um George Floyd , nunca sofri o racismo de tomar dois tiros nas costas. Mas (sim de) perceber olhares, de eugenia de ambientação, ou seja, criar um ambiente que não seja para negros”, afirmou.

Comments