Curso on-line aborda “a atualidade de Carolina Maria de Jesus e seu Quarto de Despejo”

0
689

Um dos mais célebres livros nacionais, Quarto de Despejo: diário de uma favelada, completa 60 anos da sua publicação ainda mais atual, no momento em que as desigualdades e o racismo da sociedade brasileira denunciados por Carolina Maria de Jesus na segunda metade do século passado ainda permanecem latentes no País. 

Os temas abordados na obra e a trajetória da autora compõem o conteúdo do curso: A Atualidade de Carolina Maria de Jesus e seu ‘Quarto de Despejo’, realizado pelo premiado biógrafo da escritora, Tom Farias. O curso on-line acontece nos dias 18, 19 e 20 de agosto, às 20h com inscrições abertas exclusivamente em www.diaspora.black.

O curso abordará aspectos da formação e família de Carolina Maria de Jesus, antes da chegada a São Paulo, em 1937, levada pela família para quem trabalhava como doméstica. Também serão abordados o percurso de descoberta da escrita e sua peregrinação para publicar os primeiros textos, e também Quarto de Despejo, e o sucesso que mudou a sua trajetória. Por fim, no último encontro aborda as contradições dessa nova fase, as outras publicações, a perseguição na Ditadura, o abandono da sociedade e seu ostracismo. 

Os encontros acontecem sempre às 20h, ao vivo, e as aulas não serão disponibilizadas após o curso. O curso on-line integra a programação de experiências on-line focadas na cultura negra promovidas pela diaspora.black.

Comments