Semana da capoeira: Em celebração ao dia nacional do capoeirista, Casas de Cultura realizam série de lives

0
977

Nesta segunda-feira (3) é comemorado o Dia Nacional do Capoeirista, com a intenção de celebrar, a Secretaria Municipal de Cultura e as Casas de Cultura, junto com alguns capoeiristas da Cidade de São Paulo, organizaram uma programação toda especial que irá ocorrer de 02 a 09 de agosto nas redes sociais das casas de cultura. 

Além de ser sido reconhecido como patrimônio imaterial da Cultura brasileira pela UNESCO, no ano de 2014, a capoeira também é uma das linguagens mais presentes em todas as casas de cultura. Esta iniciativa busca valorizar a oralidade e as linguagens de Matriz Africana, com o resgate destas tradições na música, na literatura, dos Mestres Griots, no jongo, na dança e no maculelê. Enfatizando os elementos tão presentes nesta arte que é sinônimo do povo brasileiro.

Confira a programação completa:

Capoeira de outra maneira com Coletivo: Os Capoeira – Semana da Capoeira

Em comemoração à Semana da Capoeira o coletivo “Os Capoeira” se apresentam para celebrar a cultura, a memória e a tradição das comunidades desta arte que é considerada patrimônio imaterial da cultura popular brasileira. As músicas da popularidade cantadas trazem uma performance especial e de mesma maneira que são as levadas e rituais da roda de capoeira, o público virtual é convidado a participar desta festa ao som de cantigas que animam não só ao corpo, mas também levam à reflexão de repensar os desdobramentos da arte da capoeira.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Chico Science. Dia 03/08/20 às 20h. Livres. Grátis
Live ficará gravada: Sim

Dos olhares nasce o grito com Núcleo Iêê – Dança/Capoeira
Dos Olhares Nasce o Grito” é um espetáculo que parte da capoeira para suas criações cênicas, transformando golpes em movimento e comunicação. Um espetáculo que propõe questões como: O que é ser suspeito na sociedade atual? E em tempos de distanciamento social, em ruas vazias, propõe refletir: quem são os corpos suspeitos? Questões como: proteção não apenas frente a uma epidemia global, mas também social, como o racismo e o preconceito contra corpos e sujeitos periféricos.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Raul Seixas. Dia 03/08/2020 às 17h. Livre. Grátis.
Live ficará gravada: Sim

Mestre Zumbi, comemorando o dia da capoeira, transmitindo saberes – Capoeira
Um dos Mestres de capoeira mais antigos de São Paulo, com atuação na região da Zona Sul paulista, Campo Limpo a mais de 50 anos; conta as suas vivências, desafios e como se tornou uma pessoal de fundamental importância para a história cultural, em meio a tantas adversidades da época, através da oralidade desse Mestre Griô, a história da capoeira na sua vida e trajetória nos seus mais de 50 anos de Capoeira após sofrer um AVC e ter seus movimentos debilitados.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura do Campo Limpo e artistas. Dia 03/08/2020 às 20h. Livre. Grátis
Live ficará gravada: Sim

Papoeira com Mestres: Guilhermão, Jair, Oreia e Sidnei Capoeira
Um bate papo descontraído com quatro grandes mestres da capoeira de São Paulo: Mestre Guilhermão, Jair, Sidnei e o Mestre oreia que anualmente realizam o evento denominado PAPOEIRA, destinado a capoeira e sua filosofia. Com destaque para a fala do Mestre Guilhermão, que completou 94 anos em junho deste ano. Conta seus ensinamentos da arte capoeira, enquanto filho de escravos, sua chegada a São Paulo e a luta para fundação de uma das primeiras academias de capoeira da Zona Leste paulista. Esse ano o PAPOEIRA tem como temática a “Capoeira e sua Origem”.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia 03/08/2020 às 16h00. Livre. Grátis.
Live ficará gravada: Sim

Sonoridades da capoeira berimbau e agogô com Vantuil Tomé da Silva e Leandro Viana capoeiristas e percussionistas
Vivência sobre instrumentos utilizados na capoeira, abordando e explicando as sonoridades do berimbau e do agogô de Angola com bateria de instrumentos, como funciona, suas características; a Charanga (Capoeira regional). Dicas e suas funções na atualidade.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 03/08/2020 às 18h30. Livre. Grátis.
Live ficará gravada: Sim

05/08/2020

Meu berimbau – um canto de saber com Mestre Aurélio – Vivência de Capoeira
Desenvolvimento da prática dos movimentos básicos da capoeira e seus rituais, com muita música e ludicidade. Apresentação dos instrumentos e aprendizados básicos mais bate papo contando um pouco da origem da arte da capoeira, sua tradicionalidade repassada pela oralidade e a trajetória do mestre Aurélio.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Tremembé. Dia 05/08/2020 às 19h. Livre. Grátis.
Live ficará gravada: Sim

06/08/2020

Cantadores e Mandingueiros com Mestre Braga no Mês da capoeira
Da Ladainha ao Samba de Roda essa reunião permite o resgate, valorização e compartilhamento da musicalidade e cultura negra. O encontro permite explorar a ancestralidade de terreiro e vivenciar momentos de trocas mútuas de experiências. O objetivo é incluir de modo geral os amantes e admiradores da sonoridade da Capoeira e suas vertentes.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura da Freguesia do Ó e artistas. Dia 06/08/2020 às 19h. Livre. Grátis
Live ficará gravada: Sim

Mestres e seus Legados – Raio Negro com Claudio e Júlio – Capoeira
Um bate papo com mestres de capoeira, sobre seus legados na arte da capoeiragem, suas influências e inspirações transmitidas aos futuros capoeiristas, e suas contribuições para as próximas gerações como bagagens culturais.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia 06/08/2020 às 19h30. Livre. Grátis.
Live ficará gravada: Sim

07/08/2020

Capoeira: uma arte brasileira – Valneuton da Conceição Soares
A live de Capoeira será desenvolvida pensando em uma melhor qualidade de vida dos participantes. Contará com movimentos práticos, demonstração de toques de berimbau, e um pouco de musicalidade, para todas as idades.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Sul e artista. Dia 07/08/2020 às 19h. Livre. Grátis
Live ficará gravada: Sim

História Da Capoeira e musicalidade com Professor Kaiapó – Cultura da capoeira
Será contada um pouco da história da capoeira como: Capoeira Regional, Capoeira de Angola e como foram difundidas. Bimba e Pastinha, quem foram e sua importância para esta arte no Brasil, além de algumas canções ao som de instrumentos típicos da capoeira.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 07/08/2020 às 16h. Livre. Grátis
Live ficará gravada: Sim

Roda de conversa: A Capoeira no Ipiranga com Coletividade na Capoeira
A cultura da cidade de São Paulo foi largamente influenciada pelos diversos mestres, contramestres e professores de capoeira, que nesta região se estabeleceram, com a mistura dos povos neste processo. A proposta deste encontro virtual é uma vivência em formato de roda de conversa com os agentes regionais da capoeira, que há mais de 5 décadas estão no território da Casa de Cultura Chico Science, atuando na produção cultural.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Chico Science e artistas. Dia 07/08/2020 às 22h. Livre. Grátis
Live ficará gravado: Sim

09/08/2020

Sarau Musical da Capoeira – Roda de Capoeira
O Sarau Musical da Capoeira com o “Coletivo Os Pretões”, se reúnem para pensar e organizar reflexões e ações, sobre a oralidade e as linguagens de Matriz Africana. Nos encontros realizados na Casa de Cultura Chico Science, viabilizam o resgate e a difusão desta tradição, evitando que se percam, realizando registros formativos de sua história, literatura e musicalidade através da capoeira, samba de roda, jongo e o maculelê; as danças afro, em um ambiente de poética dedicado a expressão corporal, musical e falada, onde a diversidade é convidada de honra na celebração com ritmos e batucadas. Trazendo a afirmação da cultura negra pelo próprio negro e seu protagonismo para recriar o papel histórico dos mestres do saber, (Griots) das linhagens de matriz africana.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Chico Science e artistas. Dia 09/08/2020 às 16h. Livre. Grátis
Live ficará gravada: Sim

Comments