Morre Jorge Portugal, ex-secretário de cultura da Bahia

0
1458

Segundo boletim médico divulgado por volta de 16h40, o paciente foi internado “em estado crítico”. O professor e ex-secretário de Cultura da Bahia “apresentava quadro de choque cardiogênico e estava, neste momento, em coma induzido”.

Em nova nota, o hospital informou que Jorge Portugal, 64 anos, morreu às 20h15 desta segunda-feira (3), em Salvador. A informação é do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), onde ele estava internado.

A causa da morte foi falência cardíaca aguda. “O professor e ex-secretário de Cultura da Bahia estava internado na unidade de terapia intensiva (UTI) cardiovascular da instituição. A diretoria do HGRS apresenta sua solidariedade aos familiares e amigos ao tempo que se coloca em oração”, diz nota.


Jorge Portugal era também compositor, poeta e apresentador. Natural de Santo Amaro, no Recôncavo, Portugal era um compositor e letrista aclamado, com parcerias de sucesso com Roberto Mendes, em ‘Só Se Vê Na Bahia’, e com Raimundo Sodré, em ‘A Massa’.

O educador ficou conhecido por obras voltadas para estudos universitários, como o livro “Redação é assim”, adotado por cursos pré-vestibulares de Salvador. Portugal se consolidou como apresentador de televisão ao liderar por nove anos “Aprovado”, programa educativo voltado para estudantes universitários na TV Bahia.

Em 2015, Portugal foi nomeado secretário de Cultura da Bahia, onde ficou até 2017. Jorge Portugal deixa esposa, Rita Vieira, e três filhos, o sociólogo Caetano Ignácio, a atriz Bárbara Bela e o jornalista Thiago Dantas.

Comments