Contratação de negros para estágio e trainee dobraram em 2020

0
355
Foto: Getty Images

Em comparação com o mesmo período do ano de 2019, em 2020 os números de jovens negros contratados para programas de estágio e trainee mais que dobraram. De janeiro a dezembro do último ano, o número de contratações de jovens negros tiveram um aumento de 118% nesses programas, segundo Cia de Talentos.

2020 foi um ano problemático para a comunidade negra, marcado pelos protestos do movimento ‘Vidas Negras Importam’, no Brasil, por conta do crescimento dos protestos,  houve um aumento pela busca de medidas antirracistas que foram adotadas pelas empresas.

Em grandes empresas brasileiras o número de contratações de jovens negros nesses programas teve um aumento de 42%. No geral, foram 60 companhias pesquisadas para a análise comparativa. “Nesse ritmo, veremos uma realidade muito mais diversa nos cargos de liderança dessas organizações até 2025”, afirma Sofia Esteves, fundadora do Grupo Cia de Talentos, em comunicado sobre o estudo.

O esperado é que os números cresçam cada vez mais e que as ações e políticas antirracistas das empresas permaneçam na “moda”. Dessa forma, mais jovens negros estarão empregados e com espaços no mercado de trabalho, mudando o cenário atual, em que segundo o IBGE 65% dos desempregos do país são jovens negros.

Comments