A Conectando Territórios anuncia a estreia da segunda temporada da websérie “Nzinga: Mulheres Viajantes” em seu canal no Youtube, em novembro deste ano. Desde o lançamento da temporada da websérie em 2020, o canal tem apresentado histórias de mulheres de países como Alemanha, Brasil, Cuba, Finlândia e Nigéria, e em diferentes áreas de atuação: pesquisadora, comunicadora, produtora cultural e atriz, para adentrar suas culturas e universos pessoais.
A websérie tem como objetivo trazer histórias de mulheres negras que empreendem seus sonhos e expandem para outros territórios. A primeira temporada foi gravada antes da pandemia.
Notícias Relacionadas
Exposição celebra os 50 anos de carreira de Lita Cerqueira, a primeira fotógrafa negra do Brasil
Edneusa Pereira Lins faz história como a primeira mulher negra no conselho da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás
Thaís Rosa Pinheiro, idealizadora da websérie, sonha em entrevistar mulheres em todo o mundo. A ideia surgiu quando ganhou uma bolsa para o Programa Jovens Líderes das Américas (YLAI), em 2017, pelo Departamento dos Estados Unidos e se deparou com outras mulheres negras empreendedoras, que também viajavam e queria saber como era a experiência em ser uma mulher negra nesses lugares, em outros territórios.
O objetivo é incentivar mulheres a viajar e aproximar histórias de mulheres negras que tomaram a direção de suas vidas, empreenderam seus projetos de trabalho e se deslocaram para outros territórios.
“É muito mais do que viajar. É sobre o deslocar de mulheres pelo mundo e pela sociedade. É sobre empreender suas próprias vidas, a partir de suas escolhas, nunca desistindo se seus sonhos. É sobre muitas vezes pular muros, quebrar barreiras e preconceitos, sobre ser uma mulher negra no mundo”, afirma Thaís.
“Quando viajamos temos a possibilidade de nos abrirmos para apreciarmos outras culturas, expandirmos nossa percepção de crenças, formas de viver e pensar. Isso possibilita uma troca mútua, contribuindo para a quebra de estigmas e estereótipos que são criados a partir de crenças sociais de um grupo étnico em relação ao outro, ou de um lugar em relação a outro”.
Durante o ano de 2021, foram feitas lives devido a pandemia e também foi lançada a camisa Nzinga, projetada por uma turista francesa que fez o “Tour da Pequena África” e virou fã da websérie. Esta pode ser comercializada pelo site ou instagram da Conectando Territórios.
Notícias Recentes
“Razões Africanas”: documentário sobre influências da diáspora africana no jongo, blues e rumba estreia em novembro
Canal Brasil celebra Mês da Consciência Negra com estreia de longas, documentários e entrevistas exclusivas