Com meta de 40% de funcionários negros até 2025, Santander abre seleção para trainee

0
Com meta de 40% de funcionários negros até 2025, Santander abre seleção para trainee
Imagem/Divulgação

O Banco Santander está com inscrições para o programa de trainee da empresa abertas até o dia 02/09. Para se candidatar, é necessário ter graduação em qualquer área do conhecimento e ter se formado entre dezembro de 2019 e dezembro de 2021.

Inscreva-se aqui.

O programa tem duração de onze meses, onde os participantes farão parte de um programa de desenvolvimento, com treinamentos técnicos, desenvolvimento de habilidades e a oportunidade de circular nas diversas áreas de atuação do banco. Além disso, durante todo o período os trainees receberão mentoria individual com executivos do Santander. Os participantes que se destacarem ao longo do programa, poderão participar de um intercâmbio de trabalho dentro do grupo Santander na América Latina.

Com uma meta de inclusão de 40% de funcionários negros até 2025 o Santander tem caminhado em busca de uma maior diversidade por meio da implantação de um setor dedicado a implementar práticas de diversidade e inclusão, tanto nos processos seletivos quanto no cotidiano da empresa.

Todo o processo seletivo vai acontecer de forma 100% online, com etapas de inscrições, questionários online, dinâmicas de grupo e entrevistas, painel com gestores e entrevistas, e entrevista final.

Para saber mais sobre o funcionamento do banco e dinâmica interna do Santander no que diz respeito a inclusão, diversidade e combate ao racismo, conversamos com Leila Luz, Consultora Sênior de Diversidade e Inclusão no Grupo Santander Brasil.

Como o Santander tem buscado contribuir para mudar paradigmas através dos processos seletivos?

Nosso olhar para a representatividade de mulheres, pessoas negras e com deficiência é garantido por uma meta geral na organização. Essa meta é aberta por departamento da organização e impacta a remuneração variável tanto de executivos e executivas, como do time de recrutamento & seleção, responsável por atrair talentos diversos para nossas oportunidades de emprego.

Em nossos processos seletivos contamos com parceiros especializados com foco em diversidade, a equipe de seleção capacitada pelas jornadas do aliado (letramento) além da meta de termos no mínimo de 50% de pessoas negras nos processos seletivos. Trabalhamos também projetos de capacitação voltados para diversidade que permitem ampliar as oportunidades dos grupos representados na organização.

Qual a importância de ter um time de colaboradores diverso? Como isso impacta o dia a dia do Banco na prática?

Desde o início da construção do pilar de diversidade como parte da cultura da empresa, avançamos e seguimos aprofundando nossos esforços de maneira interseccional para que a inclusão seja uma experiência fundamental em todas as empresas do grupo. Neste sentido, os anos seguintes demonstraram o aumento do nível de maturidade do tema de Diversidade e Inclusão por meio do alto engajamento de diferentes parceiros em nossa jornada.

Buscamos chegar em 28% de representatividade de funcionárias e funcionários negros em 2021 e 40% até 2025. Em tempo, neste ano inauguramos um novo critério para aumentar a representatividade de líderes negros na organização. Cada área que promover ou contratar uma executiva ou um executivo preto ou pardo receberá um destaque na apuração de resultados.

Como o maior banco da Zona do Euro, o Santander é uma referência de mercado. De que maneira ser esta referência pode contribuir para a carreira dos candidatos?

Numa organização de proporções globais os sonhos de carreira não têm limites. Aqueles com mobilidade poderão se desenvolver para concorrer a oportunidades do banco Santander ao redor mundo. Pensamos global e agimos local! No Santander Brasil o contato com pessoas de todo país e mundo enriquecem nossas trocas por meio da diversidade de origens, pensamentos, idiomas, culturas. Todos trabalhando juntos para uma organização e sociedades mais prósperas.

O Santander possui uma dinâmica educacional muito forte. Como o Banco quebra barreiras através destes momentos especiais com seus colaboradores?

Um dos pilares fundamentais dessa transformação é educação: precisamos aprender juntos e continuamente sobre o valor da diversidade e suas frentes e, ao passo entendemos as diferentes realidades, aprofundamos nossas práticas e investimos em oportunidades que fomentem o crescimento profissional e empregabilidade de talentos diversos.

Em 2020, lançamos a Jornada de Aliados que tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos desafios que envolvem a diversidade e inclusão, além de educar e instruir em relação ao letramento racial, além de incentivar uma postura antirracista dos nossos funcionários. Buscamos engajar aliados que aprendem juntos ao longo dessa jornada a adotam comportamentos mais respeitosos para clientes, colegas e familiares.

Para finalizar, você gostaria de deixar algum recado para quem deseja participar do processo?

As oportunidades de um processo de trainee vão além da possibilidade de “ser um gestor” um dia: é sobre estabelecer conexões duradouras, desenvolver um redes que colaborem para os seus objetivos e, principalmente, realizar seus desejos profissionais e pessoais por meio de um senso de propósito e contribuição para sociedade. Isso tudo só é possível se você estiver num local que respeite a diversidade e que você possa ser quem você é diariamente, contribuindo genuinamente para uma cultura em transformação.

A dimensão do Santander no mundo e a seriedade com que a responsabilidade social corporativa é levada faz da nossa organização um terreno fértil para as mentes criativas e com sede de aprendizado.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display