A administradora de empresas Vanessa Pfeil criou a Livros For Kids, maior plataforma de livros em português fora do Brasil. O projeto começou a ser idealizado quando se tornou mãe, em 2012. Morando na Alemanha, ela fez uma promessa à mãe: Ensinar português aos filhos gêmeos recém-nascidos para que pudessem se comunicar com a avó brasileira e conhecerem sua cultura materna.
“Quando meus filhos nasceram, eu comprei 200 livros no Brasil! Eu não sabia se voltaria no ano seguinte, então decidi levar uma boa quantidade, mas eu tinha amigas brasileiras que iam à minha casa e falavam: ‘Nossa, esse livro é bem bacana, me empresta?’ Foi quando eu percebi que havia um nicho de negócio, porque não têm livros em português do Brasil aqui na Europa”, relembra Vanessa. Em pouco tempo, ela percebeu que para manter a promessa que parecia simples, precisaria criar uma distribuidora de livros, que hoje, nove anos depois é o maior clube de livros em português brasileiro fora do Brasil, atuando em mais de 30 países, em toda a Europa, além de Etiópia, Austrália, Japão, Canadá, Singapura e Estados Unidos. Este mês, ela virá da Alemanha, país em que vive há mais de 15 anos, para o Brasil. Aqui, ela estreitará laços comerciais para a criação da Kids Bilíngue, primeira plataforma de livros infantis fora do Brasil.
Notícias Relacionadas
Premiada pela ONU, Juliana Souza é uma das 100 afrodescendentes mais influentes do mundo
Uzo Aduba reflete sobre relações fracassadas antes de conhecer o marido: 'Eu mereço mais respeito e não tem problema insistir nisso"
Nascida e criada no Complexo da Maré, encontrou nos livros que encontrava no lixo um alento para as necessidades que passava: “Quando não tinha o que comer em casa, eu lia. Quando faltava alguma coisa, eu lia. Eu digo que os livros me salvaram”, relembra.
No site da Livros For Kids é possível encontrar publicações para todos os gostos, desde clássicos da literatura brasileira passando por Turma da Mônica, de empoderamento racial, didáticos, religiosos, entre outros. A distribuição é feita através de time majoritariamente feminino, através de uma rede de 25 mulheres na equipe, a Livros For Kids tem se consolidado dentro e fora do Brasil. Para atender a demanda, este ano a empresa inaugurou seu novo depósito, na Alemanha, com 250 metros quadrados, que pode receber até 30 mil livros de uma única vez. “O trabalho que desenvolvemos ainda tem apoio das embaixadas da Alemanha, Espanha, Portugal, Japão, Austrália e demais países aonde estamos inseridos”, conta a empresária. “Fornecemos para governos, através das bibliotecas públicas e distribuímos para grandes livrarias também”, declara.
Segundo Vanessa, o próximo passo será a criação de um clube do livro bilíngue, através da criação da primeira plataforma de livros infantis bilíngues fora do Brasil, possibilitando que além de crianças, descendentes de brasileiros possam ter contato com a cultura e o idioma de seus suas mães e avós, podendo tornar multilíngues, sendo alfabetizados em mais de um idioma.
Notícias Recentes
Eleitores têm até sábado para baixar o e-Título antes do 1º turno
"Estão vigiando minha filha de 6 anos", denuncia candidato que pode ser o primeiro prefeito negro de Sabará em 313 anos