Autodeclaração racial de ACM Neto provoca queda do candidato nas pesquisas eleitorais da Bahia

0
Autodeclaração racial de ACM Neto provoca queda do candidato nas pesquisas eleitorais da Bahia
Foto: Reprodução

Autodeclarado pardo, ACM Neto perdeu 5 pontos percentuais e tem sido motivo de piada nas redes sociais

A campanha eleitoral de ACM Neto ao governo do Estado da Bahia tem sofrido os primeiros sinais negativos após as inúmeras polêmicas sobre a autodeclaração racial do candidato e de sua vice, Ana Coelho, como pardos no TSE. De acordo com o último levantamento do Datafolha, ACM Neto perdeu 5 pontos nas pesquisas eleitorais e o petista Jerônimo Rodrigues subiu 12 pontos.

A queda tem sido atribuída às polêmicas em torno da autodeclaração racial de ACM e sua vice, que fizeram o registro como pardos na Justiça Eleitoral, o que de acordo com o entendimento do IBGE, os coloca como pertencentes ao grupo de negros.

Na semana passada, Ana Coelho (Republicanos) revogou o registro como parda, corrigindo sua declaração de raça para branca no sistema da Justiça Eleitoral. A mudança feita por Coelho aconteceu depois que o candidato à deputado federal pelo PSOL, Jorge X, protocolou uma ação na Corregedoria-Geral Eleitoral pedindo o indeferimento da declaração de ACM e sua vice, que deu um prazo para que os dois apresentassem uma justificativa plausível ao ato.

Em entrevista à TV Globo da Bahia no último dia 12, ACM Neto surgiu com a pele mais bronzeada do que costuma aparecer, o que levantou rumores se o candidato a governador havia feito bronzeamento artificial para reforçar a justificativa da autodeclaração. Na entrevista, ACM disse que jamais se consideraria negro, mas que se considera pardo. “Eu me considero pardo. Você pode me colocar ao lado de uma pessoa branca, há uma diferença bem grande. Negro, não. Não diria isso, jamais”, disse.

Quando o jornalista contestou a fala do ex-prefeito de Salvador alegando que o IBGE considera pessoas pretas e pardas como negras, ACM Neto rebateu que o erro era do órgão. “Então é erro do IBGE, não é meu. Simplesmente isso”.

As declarações e o tom do bronzeado de ACM geraram uma série de piadas na internet.

Muitas pessoas ficaram indignadas ao comparar o tom de pele do candidato em diferentes momentos:

Ao noticiar a queda de ACM nas pesquisas eleitorais atribuindo o fato ao bronzeamento exagerado do candidato na entrevista, a jornalista da GloboNews, Julia Duailibi, chegou a rir.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display