Advogado negro é confundido com motorista por segurança do STF

0
Advogado negro é confundido com motorista por segurança do STF
Imagem: Arquivo pessoal/ divulgação

Nauê Bernardo, que é conselheiro da OAB- DF, foi confundido com motorista por um segurança do Supremo Tribunal Federal. De acordo com testemunhas, ao chegar no local dirigindo seu carro, um Honda HRV, ele foi orientado a deixar os passageiros na portaria e deixar o lugar.

Em depoimento, Beethoven Andrade, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-DF disse: “O Poder Judiciário deve estar atento para a conscientização, sobretudo o STF, que vem mudando alguns paradigmas e alterando a lei contra o racismo. Mas atitudes como essa são uma infelicidade para a população negra. O segurança simplesmente replicou um comportamento discriminatório. É uma lástima para a gente”

Por meio de uma postagem no twitter, Nauê se pronunciou sobre o caso dizendo: ””Chegar no Supremo de carro bom e ser confundido com motorista: check. Para a galera branca do ‘meu avô é negro’: bora trocar de pele um dia só. Eu vou me vingar disso destruindo na sustentação oral, é meu compromisso”

O profissional disse ainda, em depoimento para o Uol, que era a única pessoa negra no carro e que o segurança não se desculpou com ele, mesmo após perceber o engano. No entanto, o advogado frisa que o homem não tenha feito com o intuito de o diminuir, mas como uma consequência do racismo estrutural, uma forma de negação que uma pessoa negra pudesse ser advogado na corte mais alta do país.

O STF se pronunciou a respeito do assunto e declarou que está apurando se o segurança é terceirizado ou não. Além disso, disse não tolerar qualquer tipo de tratamento preconceituoso ou desrespeitoso, e que os funcionários são orientados a tratar os visitantes com cordialidade e respeito.

Nauê Bernardo estava indo para uma sessão com ministros, em um caso onde atua como advogado.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display