Hoje, 18 de abril, é o Dia Nacional do Livro Infantil. Para comemorar esse dia, selecionamos 6 livros escritos por autores negros para ler e presentear as crianças negras.
Os livros com representatividades negras e histórias sobre a cultura do povo negro na diáspora ou no continente africano, fortalecem a autoestima das crianças e ajudam no combate ao racismo. Confira a lista:
Notícias Relacionadas
Lançamento de “Aspino e o boi” leva memórias quilombolas à literatura infantil
Autores premiados Itamar Vieira Junior e Jeferson Tenório lideram Clube de Leitura CCBB 2024 no mês da Consciência Negra
1 – E Foi Assim Que Eu E A Escuridão Ficamos Amigas
O segundo livro escrito pelo rapper Emicida, fala em versos, sobre como é precisa coragem e determinação para superar o medo que por vezes podem nos paralisar. Uma menina tem medo da Escuridão. Quando chega a noite, vem a preocupação e a ansiedade: afinal, o que o escuro pode esconder? O que ela nem imagina é que, do outro lado, a Escuridão também é uma menina — cujo maior medo é a claridade, e todo tipo de coisa que se revela quando nasce o sol.
2 – Sulwe
A obra escrita pela atriz Lupita Nyong’o, conta a história da pequena Sulwe, uma criança queniana que nasceu “da cor da meia-noite” e que só deseja ser bonita e brilhante, mas tudo muda quando ela recebe a visita de uma estrela cadente, enviada pela Noite. O livro reflete a importância da aceitação e da autoestima de uma criança negra e ganhará uma animação musical produzida pela Netflix.
3 – O pequeno príncipe preto
O Pequeno Príncipe Preto vive em um minúsculo planeta com a sua única companheira, a árvore Baobá; Quando chegam as ventanias, o menino viaja por diferentes planetas, espalhando o amor e a empatia. O ator e escritor Rodrigo França, se inspirou no clássico ‘Pequeno Princípe’, para ressignificar a história com uma criança negra como protagonista.
4 – Da cor que eu sou
Primeiro livro lançado pela influenciadora digital Andressa Reis, conta a história da criança Maria. Ela sempre soube que as pessoas existem no mundo em diversos tamanhos, formas e cores. Por isso estranhou quando sua melhor amiga, Júlia, lhe presenteou com um desenho um tanto quanto estranho. A obra entra no universo da diversidade e destaca a beleza que existe nas nossas diferenças.
5 – Sinto o que sinto – e a incrível história de Asta e Jaser
Esse livro é perfeito para as crianças fãs do Mundo Bita, já que o protagonista do livro é o Dan, também personagem do desenho infantil. Na história, ele precisa aprender a lidar com a diversidade de sentimetnos e se conecta com a jornada dos seus antepassados Asta e Jaser. O livro foi escrito pelo ator e diretor Lázaro Ramos.
6 – Meu crespo é de rainha
Esse clássico publicado pela escritora bell hooks em 1999, apresenta diferentes penteados e cortes de cabelo crespo às meninas negras para valorização e autoestima do cabelo natural, em forma de poesia.
Notícias Recentes
Câmara de Salvador aprova projeto para adaptar capelos de formatura a cabelos afro
Dicas de desapego e decoração ancestral para o fim de ano com a personal organizer Cora Fernandes