Dia Nacional do Livro Infantil: 6 livros para presentear crianças negras

0
Dia Nacional do Livro Infantil: 6 livros para presentear crianças negras
Ilustração: Aldo Fabrini

Hoje, 18 de abril, é o Dia Nacional do Livro Infantil. Para comemorar esse dia, selecionamos 6 livros escritos por autores negros para ler e presentear as crianças negras.

Os livros com representatividades negras e histórias sobre a cultura do povo negro na diáspora ou no continente africano, fortalecem a autoestima das crianças e ajudam no combate ao racismo. Confira a lista:

1 – E Foi Assim Que Eu E A Escuridão Ficamos Amigas

O segundo livro escrito pelo rapper Emicida, fala em versos, sobre como é precisa coragem e determinação para superar o medo que por vezes podem nos paralisar. Uma menina tem medo da Escuridão. Quando chega a noite, vem a preocupação e a ansiedade: afinal, o que o escuro pode esconder? O que ela nem imagina é que, do outro lado, a Escuridão também é uma menina — cujo maior medo é a claridade, e todo tipo de coisa que se revela quando nasce o sol.

2 – Sulwe

A obra escrita pela atriz Lupita Nyong’o, conta a história da pequena Sulwe, uma criança queniana que nasceu “da cor da meia-noite” e que só deseja ser bonita e brilhante, mas tudo muda quando ela recebe a visita de uma estrela cadente, enviada pela Noite. O livro reflete a importância da aceitação e da autoestima de uma criança negra e ganhará uma animação musical produzida pela Netflix.

3 – O pequeno príncipe preto

O Pequeno Príncipe Preto vive em um minúsculo planeta com a sua única companheira, a árvore Baobá; Quando chegam as ventanias, o menino viaja por diferentes planetas, espalhando o amor e a empatia. O ator e escritor Rodrigo França, se inspirou no clássico ‘Pequeno Princípe’, para ressignificar a história com uma criança negra como protagonista.

4 – Da cor que eu sou

Primeiro livro lançado pela influenciadora digital Andressa Reis, conta a história da criança Maria. Ela sempre soube que as pessoas existem no mundo em diversos tamanhos, formas e cores. Por isso estranhou quando sua melhor amiga, Júlia, lhe presenteou com um desenho um tanto quanto estranho. A obra entra no universo da diversidade e destaca a beleza que existe nas nossas diferenças.

5 – Sinto o que sinto – e a incrível história de Asta e Jaser

Esse livro é perfeito para as crianças fãs do Mundo Bita, já que o protagonista do livro é o Dan, também personagem do desenho infantil. Na história, ele precisa aprender a lidar com a diversidade de sentimetnos e se conecta com a jornada dos seus antepassados Asta e Jaser. O livro foi escrito pelo ator e diretor Lázaro Ramos.

6 – Meu crespo é de rainha

Esse clássico publicado pela escritora bell hooks em 1999, apresenta diferentes penteados e cortes de cabelo crespo às meninas negras para valorização e autoestima do cabelo natural, em forma de poesia.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display