5 dicas para mulheres pretas conseguirem o emprego dos sonhos

Por Antônia Souza

0
749
Imagem: Arquivo Pessoal /Antônia Souza

Se pudesse escolher alguma dica para mulheres pretas conquistarem o emprego dos sonhos, sem dúvida, a administradora e gerente de produtos de uma das maiores empresas techs do mundo, Antônia Souza, diria que é a estratégia. Isso porque, segundo ela, sonho sem estratégia não se realiza e se você tem pela frente um mercado de trabalho machista e racista, é melhor que a sua estratégia esteja muito bem estruturada e que o lugar onde você quer chegar esteja claro.  

Liste suas prioridades

Para a mentora de jovens e mulheres, uma forma que pode ser de grande ajuda a tornar esses sonhos mais palpáveis é ter a sua lista de top 5 empresas dos sonhos. Coloque nessa lista apenas as 5 empresas que você daria tudo de si para trabalhar. De posse dessa lista entenda onde você está e quais passos serão necessários para chegar até seu sonho. Use isso de base para planejar metas menores que te ajudem a chegar lá. Essas metas podem ser: aprender um idioma, fazer um curso de especialização, etc.

Imagem: Arquivo Pessoal /Antônia Souza

Preparação

Se como mulher preta você precisa se provar mais vezes, comece fazendo isso já na preparação para os processos. É impressionante o volume de candidatos que chegam no processo seletivo sem saber ao certo como funciona a empresa em que estão se candidatando.

Se você quer se destacar nos processos seletivos o primeiro passo é a preparação. Por isso estude a vaga, o site da empresa, o perfil dos profissionais que trabalham na empresa, o mercado que a empresa atua e se possível verifique o perfil dos entrevistadores antes da entrevista. Aqui vale também usar os sites que disponibilizam avaliações sobre as empresas feitas por candidatos, colaboradores e ex colaboradores. Nesses sites é possível obter informações sobre o processo seletivo e te ajudará a não ser pego de surpresa. Toda essa preparação te ajudará a entender como a empresa funciona e além de te deixar mais preparada, também te deixará mais segura para o processo.

Diferencial Profissional

A verdade é que no mercado de trabalho o produto é você e sabendo disso é fundamental que você conheça bem o que faz do seu produto melhor que o outro. Essa é uma tarefa muito difícil para nós mulheres negras, isso porque temos que lidar com uma síndrome interna que nos diz todos os dias que não somos tão boas assim. Mas para ter sucesso profissional e conquistar aquela vaga dos sonhos é extremamente necessário que você trave essa luta interna e encontre os seus pontos fortes.

Uma vez que você entender o que faz de você uma profissional diferente dos demais, use isso a seu favor e potencialize isso a cada entrevista realizada. Você verá como os recrutadores irão te olhar diferente depois que você descobrir como usar seus talentos a seu favor.

Networking

A falta de representatividade é uma das grandes dificuldades que a mulher preta enfrenta durante a busca pelo emprego dos sonhos. A tentativa frustrada de encontrar outras mulheres pretas na empresa dos sonhos pode gerar a crença de que aquele lugar não é pra ela. Uma forma de manter a chama do sonho viva dentro de si é através da expansão da sua rede de relacionamentos. Desenvolver um bom networking irá te ajudar a encontrar referências em outros mercados, a troca de experiências além de te ajudar na preparação, também te ajudará a manter a motivação na busca do sonho.

Antifragilidade

Podemos dizer que a resiliência se tornou a palavra da década e que é cada dia mais comum vermos empresas cobrando isso de seus funcionários, mas quando falo da luta pela carreira dos sonhos da mulher negra eu vou além. Ela não precisará apenas resistir a situações adversas, ela precisará se tornar melhor apesar das situações adversas.

O caminho da mulher preta até a conquista do sonho profissional é bem tortuoso e por isso desenvolver características antifrágeis  a tornarão mais preparada para percorrer essa jornada e concluí-la.

Comments