VIS cria sala de conteúdo brasileira com foco na diversidade

0
VIS cria sala de conteúdo brasileira com foco na diversidade
Narrativas Negras é o nome da equipe formada por Eliana Alves Cruz, Estevão Ribeiro, Lidiane Oliveira (foto), Marton Olympio e Renata Diniz

Subverter expectativas quando se fala em narrativas negras, e ter nossas histórias contadas para o mundo todo, alcançando diferentes audiências. Estas são algumas metas da equipe “Narrativas Negras”, formada pela escritora Eliana Alves Cruz, pelo quadrinista Estevão Ribeiro, mais as roteiristas Lidiane Oliveira e Renata Diniz, com a coordenação do diretor e roteirista Marton Olympio. Assim chega ao cenário da comunicação brasileira a primeira sala de conteúdo para diversidade e equidade do VIS Américas (divisão da ViacomCB).

“Somos diferentes em gênero e origens, como realmente é a experiência negra no Brasil”, ressalta Eliana Alves Cruz, sobre a pluralidade sobreposta à grande diversidade que marca o grupo agora reunido, e que agrega formações, experiências e habilidades diversas, mas convergentes aos objetivos.

Notícias Relacionadas


Os projetos desenvolvidos podem incluir séries, longa-metragens e até reality shows. Os cinco também atuarão na consultoria de outros projetos que possam aumentar a representatividade e promover equidade racial. Essa é uma iniciativa pioneira para o VIS Américas e deve ser replicada em outras regiões, a partir dessa primeira Sala.

Potências – O coordenador Marton Olympio colabora com sua ampla experiência em direção e roteiro, inclusive de longas, séries, com passagem pela Rede Globo, Fox, Globo Filmes, além de ter atuado na tutoria de outros profissionais da área no Flup Narrativas Negras. Renata Diniz traz a vivência de roteirista premiada, com resultados de seus trabalhos exibidos nas telas do Canal Futura e TV Brasil, por exemplo.

A experiência de pesquisa profunda de Eliana Alves Cruz, autora de “Água de Barrela”, junto com seu domínio de textos poéticos e de prosa, são contribuições ao trabalho do grupo. O escritor, roteirista e quadrinista Estevão Ribeiro agrega o olhar apurado para o visual, pois também é fotojornalista. Já Lidiane Oliveira tem a experiência de teatro, atuação em peças, filmes e séries, além de ser também roteirista em várias dessas iniciativas.

O conjunto formado certamente atende, em alta qualidade, a necessidade de inclusão de temas, representações mais plurais e diversas, a gigantesca lacuna de representatividade que a mídia brasileira historicamente não consegue cobrir. “É importante que o conteúdo que desenvolvemos dialogue e atraia os diferentes espectadores. Queremos especialmente levantar essas vozes e destacar histórias que não estão bem representadas na mídia”, destaca Federico Cuervo, SVP, o Diretor Geral do VIS Américas, responsável pela criação da sala de conteúdo.

A iniciativa da Sala de Conteúdo faz parte da concretização do anúncio do VIS, feito em novembro de 2020, sobre 25% de seu orçamento na América Latina ser investido na criação e desenvolvimento de conteúdo por pessoas que ampliem a diversidade e aumentem a equidade, seja ela racial, cultural, de gêneros ou de perspectivas. O ViacomCBS International Studios é uma divisão da ViacomCB fundada em 2018 e produz conteúdo para as marcas e plataformas da ViacomCBS, incluindo Paramount+, Nickelodeon, MTV, Comedy Central, Channel 5, Network 10, VIS, Telefe, Ananey e Porta dos Fundos.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display