Zélia Amador de Deus receberá Prêmio de Direitos Humanos da BrazilFoundation em Nova York

0
Zélia Amador de Deus receberá  Prêmio de Direitos Humanos da BrazilFoundation em Nova York
Zélia Amador de Deus. Foto: Divulgação.

A educadora será reconhecida por sua trajetória como um dos nomes mais importantes na luta antirracista e pelos direitos da população negra no Brasil

A trajetória da professora Zélia Amador de Deus, uma das principais referências na luta antirracista e pelos direitos da população negra, será reconhecida e homenageada, no dia 28 de outubro, durante o Jantar Filantrópico da BrazilFoundation em Nova York. A paraense, educadora, artista e militante histórica do movimento negro brasileiro receberá o Prêmio de Direitos Humanos da organização – BrazilFoundation’s Human Rights Award.

Notícias Relacionadas


Nascida na Ilha de Marajó, no norte do Pará, e criada pela mãe, que era empregada doméstica, Zélia se tornou a primeira reitora negra de uma universidade brasileira. Professora e Doutora pela Universidade Federal do Pará (UFPA), teve sua vida retratada em um curta-metragem ‘Amador, Zélia’ que narra o primeiro caso de racismo que sofreu até o seu legado na Universidade Federal do Pará.

Para a presidente e CEO da BrazilFoundation, Rebecca Tavares, a educadora tem uma uma história importante para o país e não poderia deixar de ser reconhecida. “Estou muito feliz em oferecer o Prêmio de Direitos Humanos à Professora Zélia Amador de Deus por suas contribuições ao longo da vida, por sua luta pelos direitos dos negros e da cultura afro-indígena e pioneirismo nos estudos afro-brasileiros, sendo cofundadora do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará”, comenta.

Em 2012, Zélia participou da criação da Lei nº 12.711/2012, conhecida como “Lei de Cotas”, sendo defensora do sistema de cotas para negros, pardos e pobres nas instituições federais.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display