Vereadora Benny Briolly deixa o país após receber ameaças

0
Vereadora Benny Briolly deixa o país após receber ameaças
Imagem: Rafael Lopes/Brasil de Fato

A vereadora Benny Briolly (PSOL) comunicou através de seu Twitter que deixou o Brasil após receber ameaças à sua integridade física. A vereadora negra e trans, foi a primeira trans eleita pelo Município de Niterói

Briolly já havia relatado ter sofrido por transfobia, racismo e tentativa de agressão física pelo vereador Douglas Gomes (PTC). No comunicado publicado na noite desta quarta-feira a equipe de comunicação relembrou o episódio: “No microfone, o referido vereador incitava seus eleitores a atacar a vereadora Benny. Sob xingamentos e ameaças, a parlamentar eleita precisou ser retirada da Câmara escoltada pela Guarda Municipal, que foi acionada por outros vereadores para assegurar sua integridade física”, explica a publicação. 

Benny Briolly, a primeira vereadora trans eleita em Niterói (RJ), toma posse na Câmara Municipal de Niterói — Foto: Clever Felix/Ldg News/Estadão Conteúdo
Imagem: Clever Felix/ Estadão Conteúdo

Em dezembro, após as eleições, vereadoras trans e negras receberam diversas ameaças, entre elas um e-mail que tinha o mesmo remetente que dizia: “Eu juro que vou comprar uma pistola 9mm no Morro do Engenho e uma passagem só de ida para Curitiba e vou te matar.” A mensagem foi encaminhada para Ana Lúcia Martins (PT), primeira mulher negra eleita para vereadora em Joinville (SC). As vereadoras trans Duda Salabert (PDT), de Belo Horizonte, e a própria Benny Briolly. 

Outra mensagem recebida por Briolly dizia que desejava que “a metralhadora de Ronnie Lessa a atingisse”. A nota divulgada deixa claro que a vereadora não abriu mão do mandato: “Para assegurar sua vida, o PSOL precisou tomar uma medida drástica de tirar Benny do país. O que é absurdo e incompatível com o Estado democrático. Benny segue acompanhando as sessões plenárias da Câmara Municipal de Niterói, que por conta da Pandemia estão sendo virtuais”. 

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display