A vereadora Benny Briolly (PSOL) comunicou através de seu Twitter que deixou o Brasil após receber ameaças à sua integridade física. A vereadora negra e trans, foi a primeira trans eleita pelo Município de Niterói.
Briolly já havia relatado ter sofrido por transfobia, racismo e tentativa de agressão física pelo vereador Douglas Gomes (PTC). No comunicado publicado na noite desta quarta-feira a equipe de comunicação relembrou o episódio: “No microfone, o referido vereador incitava seus eleitores a atacar a vereadora Benny. Sob xingamentos e ameaças, a parlamentar eleita precisou ser retirada da Câmara escoltada pela Guarda Municipal, que foi acionada por outros vereadores para assegurar sua integridade física”, explica a publicação.
Notícias Relacionadas
"Nossa novela tá no mundo", Duda Santos celebra destaque internacional de 'Garota do Momento' em matéria da Variety
Grupo de pesquisa da UFF lança novo site com mapeamento inédito sobre racismo religioso no Brasil
Em dezembro, após as eleições, vereadoras trans e negras receberam diversas ameaças, entre elas um e-mail que tinha o mesmo remetente que dizia: “Eu juro que vou comprar uma pistola 9mm no Morro do Engenho e uma passagem só de ida para Curitiba e vou te matar.” A mensagem foi encaminhada para Ana Lúcia Martins (PT), primeira mulher negra eleita para vereadora em Joinville (SC). As vereadoras trans Duda Salabert (PDT), de Belo Horizonte, e a própria Benny Briolly.
Outra mensagem recebida por Briolly dizia que desejava que “a metralhadora de Ronnie Lessa a atingisse”. A nota divulgada deixa claro que a vereadora não abriu mão do mandato: “Para assegurar sua vida, o PSOL precisou tomar uma medida drástica de tirar Benny do país. O que é absurdo e incompatível com o Estado democrático. Benny segue acompanhando as sessões plenárias da Câmara Municipal de Niterói, que por conta da Pandemia estão sendo virtuais”.
Notícias Recentes
21 de janeiro - Dia de Combate à Intolerância Religiosa: a resistência e o orgulho do povo negro
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada