Uma reflexão sobre a saúde dos negros no Brasil

0
Uma reflexão sobre a saúde dos negros no Brasil
Créditos: Prostock-Studio

Hoje é o dia mundial da saúde, nós população negra temos o que comemorar?

Quando falamos em saúde nos deparamos com vários problemas que acometem grande parte da população, sem os cuidados necessários que o corpo necessita podemos ao longo da vida enfrentamos grandes dificuldades seja ela física ou mental.

A falta de recursos por parte do governo dificulta a vida dos menos favorecidos, e a comunidade preta que vivem nos extremos sofrem quando precisam de atendimento médico. O problema socioeconômico é algo que nos distancia das condições minimamente necessárias para vivermos com qualidade.

O racismo institucional é o fator que nos impossibilita de procuramos ajuda quando precisamos. Quem nunca foi atendido por uma medico que achou irrelevantes seus sintomas ou nem se quer olhou na sua cara para prestar atendimento?

As doenças mais frequentes na população negra são hipertensão arterial e diabetes, o não tratamento delas pode nos levar a morte.

Quando falamos em saúde temos que nos atentar sobre a “saúde mental”, como mantê-la bem se somos acometidos as atitudes racistas constantemente? O emocional pode desencadear diversos problemas, um deles a depressão, doença que necessita de muito cuidado, pois, pode encaminhar a pessoas ao suicídio ou a distúrbio psíquico.

Uma mobilização social é fundamental para melhorar a saúde das pessoas negras e indígenas, para isso precisamos pensar juntos e levar essa pauta a quem confiamos nos votos, quando o assunto é politica.

Você faz terapia? Passa com o psicólogo? Procure sempre dar visibilidade para profissionais negros e negras quando precisarem de ajuda.

Texto por: Reynaldo Calazan

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display