O PL 71 do vereador Fernando Holiday (Novo), que substitui cotas raciais pelas cotas sociais em concursos públicos na capital paulista, foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de São Paulo.
No projeto, foi dada a justificativa de que “as verdadeiras causas da reprodução da desigualdade estão diretamente ligadas à condição econômica das pessoas”.
Notícias Relacionadas
Denzel Washington indica possível participação em 'Pantera Negra 3' com papel escrito para ele por Ryan Coogler
1,5 milhão de assinaturas em petição online fortalecem PEC de Erika Hilton contra escala 6x1
Com votação apertada, a vereadora Sandra Santana (PSDB) desempatou os votos, terminado em 5 x 4. O projeto agora segue para votação no Plenário da Câmara, e se aprovado, precisa da sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Se o PL for aprovado, a lei 15.939/2013, que trata da reservas de vagas para negras e negros no serviço público da cidade de São Paulo, também será alterada.
Em comemoração pela aprovação do projeto, Holiday disse nas redes sociais que a cota social “é muito mais justa e objetiva, enquanto que a cota racial segrega e julga as pessoas pela sua aparência de forma racista”.
Paula Nunes, co-vereadora da Bancada Feminista (PSOL), critica o PL. “Mais uma vez o vereador Fernando Holiday tenta atacar o direito às cotas raciais. O projeto de lei foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, mas não deixaremos que ele seja aprovado em plenário. Diferentes gerações do movimento negro lutaram muito para conquistar as cotas e lutaremos para que elas sigam existindo”.
Notícias Recentes
Denzel Washington comenta corte de cena de beijo entre seu personagem e outro homem no filme: "Não estavam prontos para isso"
“Aquilombar é preciso”: Festival Gastronomia Preta celebra a culinária preta e fortalece empreendedores no Rio