Comissão aprova projeto de Fernando Holiday que põe fim às cotas raciais

0
Comissão aprova projeto de Fernando Holiday que põe fim às cotas raciais
Foto: Afonso Braga

O PL 71 do vereador Fernando Holiday (Novo), que substitui cotas raciais pelas cotas sociais em concursos públicos na capital paulista, foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de São Paulo.

No projeto, foi dada a justificativa de que “as verdadeiras causas da reprodução da desigualdade estão diretamente ligadas à condição econômica das pessoas”.

Com votação apertada, a vereadora Sandra Santana (PSDB) desempatou os votos, terminado em 5 x 4. O projeto agora segue para votação no Plenário da Câmara, e se aprovado, precisa da sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Se o PL for aprovado, a lei 15.939/2013, que trata da reservas de vagas para negras e negros no serviço público da cidade de São Paulo, também será alterada.

Em comemoração pela aprovação do projeto, Holiday disse nas redes sociais que a cota social “é muito mais justa e objetiva, enquanto que a cota racial segrega e julga as pessoas pela sua aparência de forma racista”.

Paula Nunes, co-vereadora da Bancada Feminista (PSOL), critica o PL. “Mais uma vez o vereador Fernando Holiday tenta atacar o direito às cotas raciais. O projeto de lei foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, mas não deixaremos que ele seja aprovado em plenário. Diferentes gerações do movimento negro lutaram muito para conquistar as cotas e lutaremos para que elas sigam existindo”.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display