Trio formado pelas cantoras Larissa Luz, Luedji Luna e Xênia França puxam o bloco ‘Respeita As Minas’

0
509
Aya Bass: Larissa Luz, Xênia França e Luedji Luna. (Foto: Caroline Lima)

Pelo quarto ano consecutivo tomando as ruas de Salvador o Trio Respeita As Minas consolida seu lugar de unir música, festa à conscientização sobre o respeito ao corpo das mulheres em sua diversidade. No Carnaval 2020, o desfile sem cordas acontecerá no dia 22 de fevereiro, às 23h, no Circuito Barra-Ondina, puxado pela Aya Bass, o encontro das cantoras Larissa Luz, Luedji Luna e Xênia França. O Trio Respeita as Mina é uma iniciativa da Maré Produções em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA), com patrocínio da Bahiatursa e Bahiagás.

De acordo com Larissa Luz, diretora artística do projeto, as Aya Bass reverenciarão as cantoras negras de todo o Brasil. “Vamos fazer um repertório que prestará uma homenagem a vozes negras femininas de diferentes gerações, estados, referências estéticas. Vamos explorar um universo vasto da música negra feita por mulheres, que vão desde Beyoncé ao Ilê Aiyê, passando por Dona Onete, Elza Soares, Alcione, Lecy Brandão, Ludmilla, MC Carol” explica a artista.

Para a coordenadora do Projeto Respeita As Minas, a diretora da Maré Produções Culturais, o trio cumpre o papel de através da música pautar as discussões sobre os direitos de mulheres e os limites entre a paquera e o assédio. Ações como essa tem feito com que as mulheres denunciem mais e entendam que não precisam estar submetidas a essa prática que por tanto tempo foi naturalizada”.

O Respeita As Minas coloca no centro da discussão do carnaval a questão do assédio sexual, bastante frequente nesta época do ano no carnaval. Juntamente com a saída do trio, uma série de materiais educativos sobre o enfrentamento a violência contra a mulher serão distribuídos, conscientizando sobre assédio e o cultivo de posturas amigáveis no ambiente da festa, onde há expressão da sexualidade e do afeto, sem precisar evocar o uso força ou causar constrangimento.

Comments

Comentários