“Tira esse Smurf dá cabeça”: Página da professora e rapper Preta Rara sofre ataques racistas no Facebook

0
13558
Foto: Reprodução Facebook

Beleza é questão de opinião? Talvez. Beleza é um fator construído por meio da nossa cultura e referência estéticas a que somos expostos? Sim, com certeza e nossa opinião se constrói por essas imagens que ficam no nosso inconsciente.

Ao buscar imagens usando as palavras MULHER BONITA olha o que o Google mostra, ou seja, a referência de beleza na mente da maioria das pessoas.

 

Não vamos entrar aqui na questão dos algoritmos que tem sim uma participação humana no processo, mas sim ao fato de que nós negros celebramos nossa beleza como um ato de resistência de um povo carimbado como feio, sujo ou desarrumado por conta do racismo.

No começo dessa semana, Joyce Fernandes,  a Preta Rara, professora de história, modelo Plus Size, ativista e famosa por conta do seu projeto Eu, Empregada Doméstica, publicou uma foto na página da sua banda vestindo uma camiseta com a frase. “Feio é o seu preconceito”, uma provocação baseada parcialmente no que falei acima, sobre beleza nem sempre ser questão de opinião.

Foto: Reprodução Facebook

Não precisou muito tempo para que sua página fosse invadida por “críticos” de moda, estilo e claro, beleza com comentários de cunho racista, machista e gordofóbicos, traduzidos de opinião.

Reprodução Facebook

Tudo pareceu uma ação orquestrada de pessoas querendo desmoralizar a artista que usa suas redes sociais para falar sobre autoestima.

Na própria página Joyce já disse estar tomando as medidas legais por meio de uma nota de repúdio.

“Após uma série de ofensas racistas, gordofóbicas e machistas feitas a artista Preta-Rara, informamos que as medidas judiciais cabíveis estão sendo tomadas. Todos os perfis que comentaram na foto onde a rapper aparece com uma camiseta escrita “Feio é seu preconceito” serão enviadas a delegacia de crimes virtuais para que as ações criminais sejam tomadas”, diz a declaração da assessoria de Joyce.

Felizmente ela não se intimidou e segue postando suas fotos e celebrando seu amor próprio. Empoderamento é isso, não precisar de validação de ninguém para amar quem você é.

Imagem: Reprodução Facebook

Joyce , por dentro e por fora você é linda.