Com eventos abertos ao público, Faculdade Zumbi dos Palmares discute negritude, negócios e educação na semana da Abolição

0
2060

(Texto – Divulgação)

Entre o sábado, 13 de Maio e a sexta-feira, 19, acontece uma programação diferenciada na Faculdade Zumbi dos Palmares: a Semana da Abolição da Escravatura. As questões que permeiam a semana – que faz uma pausa no domingo – questionam os 129 anos pós-abolição e os temas que carrega desde racismo, sociedade e educação, até feminismo negro e religiosidade. O dia de abertura tem um horário diferenciado: das 11h às 19h enquanto, de segunda a sexta os alunos são recebidos e convidados a participar das feiras, palestras e workshop no horário normal de aula (19hs às 22h).

Programação Completa:

13 de Maio:
* Dedicado ao dia 13 de Maio, data conhecida pela abolição da escravatura, acontece a abertura de uma semana repleta de programações na Faculdade Zumbi dos Palmares: com aula de samba rock, feira de empreendedorismo, mas também, feira de alimentação e a integração de calouros e veteranos. Não faltarão opções para se divertir e produzir das 11hs às 19hs no Anfiteatro. Não acaba por aí, os alunos que estiverem às 17hs na biblioteca terão a chance de presenciar o lançamento do livro “Biografia de Mahommah Gardo Baquaqua”, que conta a trajetória de um ex-escravo. Para criar ainda mais dinamismo, seguido do lançamento, acontece uma roda de conversa com Clarens Cherry e Egidio Trambaiolli no lançamento do livro até às 19hs.

*15 de Maio

Em 15 de Maio a Faculdade Zumbi dos Palmares retoma as atividades no Anfiteatro, onde o Reitor José Vicente filosofa sobre as “Verdades e mentiras da Aabolição da Escravatura”.

Já a Biblioteca recebe o palestrante Silvio Petluni, que abordará o tema “Podemos Vencer: empreendendo na vida e nos negócios”. Mas para quem está em busca de movimento, um workshop de dança invade o auditório da capoeira com o renomado dançarino Criolé.

Por fim, no Auditório (4º Andar) a Professora Ms. Ana Célia Nunes conversa sobre “As influências do racismo nos processos de desenvolvimento da população negra”.

Escolha seu tema favorito e participe da programação que se inicia às 19hs e termina às 22hs.

* 16 de Maio

Dentro da programação da Semana da Abolição na Faculdade Zumbi dos Palmares, na terça-feira, 16 de Maio, entre as 19hs e 22h, acontece no Anfiteatro o debate “Feminismo Negro: Mulher negra e sociedade” com a Professora Fernanda Santos de Paula. Enquanto isso, na Biblioteca, os alunos se juntam numa Conversa com o autor Oswaldo Faustino sobre seu livro “Legião Negra!”. Já no 4º andar, acontece a Oficina de Xerequê no Auditório de Capoeira e a roda de conversa “O poder do seu dinheiro!”, no Auditório.

* 17 de Maio

Das 19hs às 22h do dia 17 de Maio a Faculdade Zumbi dos Palmares abriga quatro acontecimentos: no Anfiteatro, a Professora Vera Benedito trata sobre as leis que colocam no currículo educacional obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira; Na biblioteca, acontece o lançamento do livro “A História de Mary Prince” junto à roda de conversa com o autor, Alexandre Camaru.

Criolé Show, novamente, realiza workshop, agora, o ritmo é de samba e acontece no Auditório da Capoeira, no mesmo andar do lançamento do livro “Executivos Negros”, que conta com a presença dos palestrantes Professores Pedro Jaime, Gabriela Santos e Cida Bento.

* 18 de Maio

Na quinta-feira, dia 18 de Maio, acontece na Zumbi dos Palmares rodas de conversas (das 19hs às 22hs) no Anfiteatro, com a pauta “Navio Negreiro da Contemporaneidade: Transporte, Urbanismo e Exclusão. Na biblioteca a conversa é em torno do lançamento do livro “Irrealizáveis realizações” com o próprio autor, Eduardo Machado.

No auditório do 4º andar, será exibido o documentário “Nega que é nega não nega ser nega não!” debatido com o Diretor Fabio Nunez. Por fim, no Hall do primeiro andar, o Sarau Idapé recebe o Sarau Versos em Versos. A programação continua dia 19, o último da Semana da Abolição da Escravatura.

* 19 de Maio

Em seu último dia, a programação da Semana da Abolição realizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares das 19hs às 21hs, a Sala 14 abriga a exposição “A importância de brincar durante o processo de aprendizagem”. No mesmo horário, o Professor Reitor José Vicente reflete sobre o simbolismo do dia 13 de Maio no Anfiteatro, mesmo local em que às 21hs10 até às 22hs acontece o encerramento do evento, com capoeira e samba de roda.

Faculdade Zumbi dos Palmares

Avenida Santos Dumont – 843 -Armênia
São Paulo
http://www.zumbidospalmares.edu.br
Tel.(11) 3325-1000

Comments

comments