#ThisIsAmerica : Donald Glover e a América real, mas desconfortável aos olhos

0
647

Assassinatos à sangue frio em primeiro plano seguidos de sorrisos e cenas de dança. Essas são as imagens que mais ficaram na minha cabeça depois de assistir ao vídeo “This is America” do Donald Glover, também conhecido como Childish Gambino.

A bomba, dirigida por Hiro Murai, foi lançada no sábado à noite, e  já conta com mais 16 milhões de visualizações no Youtube, até a segunda de manhã quando esse texto foi escrito.

A temática do trabalho é a questão do desarmamento, muito discutida nos EUA, onde as forças mais tradicionais da terra do Tio Sam não abrem mão do direito de se defender por conta própria, esquecendo das que aproveitam desse direito para cometer crimes. Esse “direito” resultou na morte de muitas pessoas inocentes, inclusive dentro de um igreja, no caso Massacre da igreja de Charleston, onde 9 pessoas, todas negras, foram mortas a tiros por Dylann Roof, em 17 junho de 2015. E uma das cenas mais fortes da obra prima de Glover, faz menção a essa tragédia.

O clipe é uma experiencia para ser assistida mais de uma vez, até porque na primeira, acabamos agindo da forma esperada e calculada por Murai. Depois do tiro, nossos olhos se hipnotizam com a beleza, carisma, movimentos de Glover, e os jovens negros que o acompanham,  deixando passar o caos que acontece em segundo plano, onde há muitas mensagens sublimares, outra bem explicitas mesmo, envolvendo a tormentosa relação entre a comunidade negra e a polícia.

O Twitter foi uma das redes onde os brasileiros mais repercutiram sobre esse tapão na cara da sociedade chamado “This is America” e eles me ajudaram bastante a tentar entender alguns frames do vídeo:

Em um momento do vídeo, ao fundo tem uma imagem de um homem à cavalo. É uma referencia ai livro “Behold the Pale Horse”, escrito um ex-agente do serviço secreto da Marinha americana, que jogou no ventilador muitos podres escondidos em arquivos secretos, que falavam inclusive da motivação racial por trás da morte do presidente JFK.

https://twitter.com/workwthecoach/status/993178510897373184?s=12

A dança é uma distração ou refúgio?

E você, o que mais te chocou, intrigou com esse vídeo. Alguma similaridade com o que acontece no Brasil?

Comments

Comentários