“Somos os que menos têm visibilidade sobre nossos negócios”, destaca criadora de salão de luxo especializado em tranças afro

0
“Somos os que menos têm visibilidade sobre nossos negócios”, destaca criadora de salão de luxo especializado em tranças afro
Foto: Divulgação/Sony

As trancistas mantém a tradição de fazer penteados que carregam nossa ancestralidade e exaltam a beleza dos cabelos crespos. E agora, esse segmento está ganhando novos espaços ao chegar no mercado de luxo. 

Carolina Pinto e Taynara Alves são as fundadora do RAS, um espaço de luxo especializado em tranças afro, localizado em São Paulo. Próximas participantes do Shark Tank Brasil, as empresárias levarão a história do salão, que fica na área central da capital paulista, para o streaming com o objetivo de buscar mais investimento para o negócio. 

Em sete temporadas de programa, essa é a primeira a receber um salão especializado em tranças. As representantes do RAS poderão ser vistas no Shark Tank no sétimo episódio, que será exibido no próximo dia 6 de outubro, quinta-feira, às 21h30, no Sony Channel.

Foto: Reprodução/RAS

Em entrevista para o Mundo Negro, Carolina Pinto conta que a seleção para participar do programa aconteceu através de uma inscrição. Para ela, participar do Shark Tank Brasil, transmitido pela Sony, foi uma oportunidade de reconhecimento nacional. 

“Com certeza é uma experiência única, que carrega muitos elementos positivos para o negócio. Temos a visibilidade, a oportunidade de sermos um salão conhecido nacionalmente, a chance de investimento e portas abertas para olharmos nosso negócio com ainda mais potencial”, celebra a empresária e afirma que a participação no programa é um aprendizado. “Tudo que aconteceu foi um grande aprendizado! O programa tem o ritmo de um ‘tanque de tubarões’ mesmo, e independente do resultado, quando a gente passa por isso, entende que pode passar qualquer coisa, entrega muita experiência”, conta ela ao destacar os pontos fortes dessa experiência.

Ao ser questionada sobre como acredita que o programa contribui para potencializar os negócios de pessoas pretas, Carolina destaca: “Sabemos que, ainda que empreendedores pretos sejam a maioria no país, somos os que menos têm visibilidade sobre os nossos negócios, acesso a crédito, e a possibilidade de recebimento de investimentos, então ter essa porta aberta é um grande primeiro passo!”. 

“Porém, para isso acontecer da melhor forma, percebemos que só há a possibilidade do programa contribuir com empresas criadas por e para pessoas pretas, quando o time de investidores é composto por pessoas que entendem para além dos negócios, mas também, sobre questões de diversidade, questões raciais e recortes sociais”, observa Carolina Pinto.

Para a empresária, o universo das tranças é lucrativo, mas ainda precisa ser visto como tal. “Vemos o mundo das tranças como um oceano azul de possibilidades que ainda pode ser muito desbravado! Por exemplo, em um passado não muito distante, grandes setores não viam a necessidade de criar maquiagens para peles escuras, produtos capilares para cabelos crespos, e sentimos que no mundo das tranças é assim também! Estamos entrando em uma era que vão perceber que essa também é uma área lucrativa, também capaz de mover bons números financeiros”, comenta.

Ao criar um espaço de luxo especializado em tranças afro, Carolina Pinto e Taynara Alves não miravam a ostentação financeira, elas tinham o objetivo de mostrar que o luxo também é algo que sempre pertenceu às pessoas pretas. “Nós somos descendentes de reis e rainhas, luxo, para nós não é no sentido da ostentação, é resgate, é entregar o que quiseram nos fazer crer que não é nosso. O luxo vem de nós desde que o mundo é mundo”, explica Carolina.

Os próximos passos do RAS

“O que não falta para o RAS são planos, temos sim planejado e desenhado os próximos passos, que vão desde aumento da nossa capacidade de atendimento até outras vertentes dentro do ramo da beleza”, conta a empresária sobre os planos para o futuro do salão que se tornou pioneiro no mercado de luxo ligado ao segmento de beleza.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display