Sociedade Brasileira de Psicanálise do RJ promove eventos para discussão sobre racismo

0
654
Imagem do filme "Loving - uma história de amor"

Neste mês de novembro, quando se comemora a “Consciência Negra”, Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) promoverá dois eventos para debater sobre racismo.

O primeiro será a palestra “Vidas Negras importam – Um olhar sobre o racismo estrutural da sociedade brasileira”, com Ynaê Lopes dos Santos,  doutora em História Social pela Universidade de São Paulo e professora adjunta da Escola de Ciências Sociais CPDOC-FGV.

O segundo eventos é o projeto “Psicanálise & Cinema”, que exibirá o filme “Loving – uma história de amor”. Baseado em fatos reais, o longa lançado mundialmente em 2016, conta a história de Richard Loving (Joel Edgerton) e de Mildred (Ruth Negga), um homem branco e uma mulher negra que sonharam em construir uma vida juntos na Virgínia de 1958, e que, por essa união, foram presos; uma vez que a união inter-racial era crime no estado em que viviam.

A palestra “Vidas Negras importam – Um olhar sobre o racismo estrutural da sociedade brasileira” acontece no dia  16 de novembro, às 21h, com inscrições a R$ 20,00. Para se inscrever é necessário entrar em contato pelo telefone (21)2537-1333 ou (21)2537-1115.

Já o projeto “Psicanálise & Cinema” acontece no dia 17 de novembro, às 20h, com entrada gratuita e classificação etária de 12 anos. Logo após a exibição do filme haverá bate-papo com os presentes, coordenado por Luiz Fernando Gallego – psicanalista da SBPRJ e membro da Associação de Críticos de Cinema do RJ.

As reservas podem ser feitas com antecedência também  pelos telefones indicados. Os dois eventos acontecem na sede da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), que fica na Rua David Campista, 80, Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ).

Comments

comments

DEIXE UMA RESPOSTA