Simone Biles, Rebeca Andrade e sororidade negra nas olimpíadas

0
Simone Biles, Rebeca Andrade e sororidade negra nas olimpíadas
Imagem: Simone aplaude Rebeca

Durante essa semana muito foi falado sobre a saúde mental das mulheres negras a partir da decisão de Simone Biles (uma das maiores ginastas da atualidade) de desistir da final individual geral nas olimpíadas de Tóquio 2020 para priorizar o seu bem estar psicológico.

Nesta quinta-feira aconteceu a final em que a brasileira Rebeca Andrade competia pelo ouro e as reações de Simone Biles a cada performance de Rebeca chamou a atenção dos internautas.

Cada vibração da ginasta norte-americana para as apresentações da brasileira nos lembra sobre sororidade entre as mulheres negras e o quão especial e importante é essa conexão. Em uma competição com ginastas representantes de diversos países e etnias diferentes as vibrações e as calorosas demonstrações de admiração entre mulheres negras chama muito atenção.

Por muitos anos, mulheres negras acreditaram que não pertenciam a certos lugares, e que deveriam se contentar com o que era imposto. Até hoje sofremos muito com as autocobranças e todo o esforço para sempre alcançar uma perfeição inexistente, é doloroso. Acabamos nos tornando por diversas vezes nosso maior inimigo.

No modelo patriarcal em que vivemos, somos expostas diariamente à rivalidade feminina, colocadas em competições em diversas áreas, de forma que aprendemos a odiar outras mulheres sem motivo. E pelo histórico de preterimento entre mulheres negras é ainda mais difícil se esquivar dessa competição e se aliar a mulheres negras, o que acaba nos enfraquecendo.

Nós precisamos nos fortalecer e fortalecer as outras. Ver Simone Biles dar pulinhos de alegria com um movimento bem executado de uma outra mulher negra que ameaça a medalha do seu país nos diz muito sobre sororidade negra e é algo que devemos praticar. Lute, torça e celebre as conquistas de mulheres negras!

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display