Sesc Sorocaba em SP recebe a exposição gratuita “Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros”

0
Sesc Sorocaba em SP recebe a exposição gratuita “Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros”
Foto: Divulgação

Para quem perdeu a exposição “Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros” no Instituto Moreira Salles, será possível visitar agora no Sesc Sorocaba, no interior de Sâo Paulo, de graça. Correalizada pelo IMS, a exposição, que conta com curadoria do antropólogo Hélio Menezes e da historiadora Raquel Barreto, é dedicada à trajetória e à produção literária da autora mineira, protagonista importante da história do Brasil, embora invisibilizada muitas vezes, e que tem um papel particularmente significativo para a história da população negra, como uma intérprete imprescindível para compreender o país.

Carolina tornou-se internacionalmente conhecida com a publicação de seu livroQuarto de Despejo, em agosto de 1960. A mostra tem como objetivo apresentar sua produção autoral que inclui a publicação, em vida, de outras obras, além de destacar suas incursões como compositora, cantora, artista circense – uma multiartista.

O título da mostra – um Brasil para os brasileiros – foi inspirado no nome de manuscrito inédito da escritora. Ela atribuiu a autoria ao político e jurista Ruy Barbosa, um homem branco que pertencia às elites dominantes deste país, com seus históricos privilégios de classe, raça e gênero. Carolina, porém, mudou o sentido: seus brasileiros são outros, e, como ela, são negros/as e pobres – sujeitos rasurados da história oficial.

A exposição é resultado de um enorme esforço para destacar a grandeza da escritora e apresentar Carolina Maria de Jesus como convém: mulher negra e artista emancipada, símbolo de resistência e de luta política e cultural para o país.

O Sesc Sorocaba estará com a exposição aberta até o dia 25 de setembro, no estacionamento G2, com abertura de terças a sextas, das 9h às 21h30. E aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display