A imagem acima faz parte da obra “O embranquecimento da mulher preta através da estética” que, por sua vez, faz parte do projeto fotográfico “Racismo em percurso”, realizado pelo fotógrafo Rás Akanni, com o objetivo de aborda as diversas facetas do racismo e suas consequências no corpo negro.
Rás se juntou a maquiadora Carol Romero a fim de criar as fotos que estão disponíveis na página “Afrotografia”. As imagens, que trazem elementos provocativos acerca do racismo e em embranquecimento, já alcançaram mais de 40 mil pessoas.
Notícias Relacionadas
Maior repatriação de arte afro-brasileira traz mais de 700 obras dos EUA para Salvador em 2025
Xande de Pilares lança nova versão de “Banho de Folhas” de Luedji Luna
O objetivo é invocar na pessoa negra a memória de cada momento vivido em que ela tenha sido potencialmente silenciada, ou embranquecida esteticamente para se tornar aceita a em algum grupo, uma vez que a ideia social de beleza é racista e exclui a estética negra.
“ É importante acentuar que o mercado da beleza ainda tem resquícios eugenistas, onde os processos de desenvolvimento e promoção dos produtos tem foco em peles claras, em corpos magros ou robustos(…). Por este motivo escolhemos uma modelo com a melanina acentuada, pois o mercado não olha para estas mulheres com o potencial de consumo. Mulheres pretas, gordas e retintas não são vistas como concepção de beleza”, afirma Carol.
Para ver a todas as fotos que compõem “O embranquecimento da mulher preta através da estética”, acesse a página “Afrotografia” no Facebook.
Notícias Recentes
Abordada sobre festas de Diddy, Rihanna responde: 'Isso é loucura'
"Time Next 100" tem Anielle Franco, Aaron Pierre, Crystal Asige e Shaboozey