“Sempre optei por fazer de cada obstáculo uma oportunidade para vencer”, diz Adnan Rosário, head de Facilities da PepsiCo

0
“Sempre optei por fazer de cada obstáculo uma oportunidade para vencer”, diz Adnan Rosário, head de Facilities da PepsiCo
Foto: Arquivo Pessoal.

Por Rodolfo Gomes, com a colaboração de Victória Gianlorenço

Mineiro, nascido em 7 Lagoas, Adnan foi criado pela Dona Maria das Claras e Seu Jorge com muito respeito e humildade. Estudou a vida toda em escola púbica, e lembra como se fosse hoje do primeiro curso de informática que ganhou uma bolsa. Durante sua adolescência se apaixonou pelo Karatê, e precisou aprender a administrar seu tempo entre o esporte, estudos e trabalho.

Ao escolher cursar Economia, teve que encontrar um trabalho que permitisse conciliar os treinos com a faculdade. Foi então, que começou a trabalhar como porteiro na Fábrica da PepsiCo, ainda como terceirizado. “Como porteiro eu aprendi coisas que eram de funções maiores, mas o meu interesse sempre foi muito maior do que qualquer cargo”, disse ele.

Começou a ajudar alguns grupos a tratar pontos no sistema, até que em 2013 recebeu o convite de um gerente de para ser estagiário. Adnan sempre foi o estagiário que fazia mais coisas do que o escopo de trabalho, não demorou e recebeu o convite de seus gestores, para se tornar analista.

“Eu fui um dos primeiros analistas não graduados a assumir o cargo, e isso só aconteceu porque como estagiário os meus superiores já acreditam muito em mim”, comentou ele. Com este novo desafio, ele teve que se dedicar muito para aprender coisas que nem imaginava, optando por noites sem dormir e uma adaptação total da sua rotina. Mas tudo sempre com um propósito: vencer os desafios diários com muita confiança.

“Eu nunca deixei de ser uma pessoa humilde, preto e pobre, e sempre optei por fazer de cada obstáculo uma oportunidade para vencer”, contou. Aos poucos ele foi conquistando respeito na PepsiCo, e passou por diversos cargos na empresa, entre eles Analista Pleno, Coordenador de Recursos Humanos de Sorocaba, Gerente de RH de Goiana, entre outro

Seu pai, por ter vivido outras experiências, achava que o melhor caminho a trilhar seria prestando concurso público, mas ele nunca acreditou. Por isso, trabalhava o dia todo e, mesmo exausto, ia para faculdade de noite. “Tinha dias que eu não tinha o dinheiro para o lanche mas eu continuava ali porque acreditava que meu caminho era aquele”, comentou.

A sua rotina no trabalho o fez mudar o seu curso da faculdade passando de Economia para Administração, curso no qual se formou. Adnan também tem fez MBA em consultoria interna e desenvolvimento organizacional, pelo BI International e pela UC Berkley, na California e atualmente estuda Gestão de Negócios e Marketing na USP.

Para ele, toda essa trajetória foi pautada em muita renúncia, mesmo diante de muitos problemas familiares que apareceram no meio do caminho. Apaixonado por cuidar de gente, atualmente lidera o time de Facilities & Workplace da PepsiCo, desafio que assumiu em 2020 diante de todo esse cenário que pedia por empatia e cuidado com os outros.

“Meu amor pelas pessoas vem da minha mãe, que desde que eu era pequeno colocava a gente para prestar serviços sociais, e nos ensinou a dividir a comida entre nós e depois com quem precisava”, comentou. Dona Maria e o Karatê foram a sua maior fonte de inspiração, com eles aprendeu ser forte e ocupar o seu espaço nos movimentos sociais, na escola, no trabalho.

“Se cheguei aonde cheguei é porque estive em pé sobre os ombros de gigantes”, lembrou. Para ele, o fato de estar hoje em uma posição tão importante dentro de uma empresa se dá por ter clareza sobre os seus objetivos, e principalmente vontade de fazer acontecer.

“Eu sempre tinha confiança do meu projeto, e foquei em quem acreditava em mim, fui atrás do que eu podia controlar e não do que eu não podia controlar, por isso, não deixem que coloquem limitação no seu sonho, você tem o controle dele”, finalizou.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display