Saiba como se inscrever no curso de História da Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente

0
130

Com o proposito de promover o conhecimento da produção tecnológica dos povos africanos e descendentes na diáspora, que por séculos foi ocultada, o professor mestre em História Social pela USP, pesquisador, e palestrante, Carlos Eduardo Dias Machado, se une a Ação Educativa para a realização do curso de História da Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente. As aulas acontecem durante todo o mês de maio, sempre aos sábados, das 9h às 13h. O investimento é de R$ 250,00.

Segundo ele, é impossível saber realmente história da ciência sem também aprender sobre o legado dos inventores de origem africana.

Durante séculos criou-se uma imagem negativa a respeito da inteligência da população negra como inexistente e uma gama de intelectuais brancos como Hegel, Montesquieu, Hume, Kant, Lineu, Weber, Marx, Darwin, Victor Hugo e Voltaire desenvolveram teses afirmando que mulheres e homens negros não são humanos nem dotados de inteligência, não criaram impérios, civilizações e ciência, sendo isto uma prerrogativa do homem branco e base do racismo científico”.

A parceria mostra também a busca pelo autoconhecimento, a importância de perceber a história do povo preto através dos antepassados na história. A cultura africana é rica e diversificada e por meio do curso, será possível entender a relação da ciência e tecnologia com tudo isso. Para mais informações, basta contatar alexandre.suenaga@acaoeducativa.org.br, ligar para (11) 3151-2333 (ramal 177) ou acessar a página do evento.

Comments

comments