O apresentador do Bom Dia São Paulo, da Rede Globo, Rodrigo Bocardi, foi parar em primeiro lugar entre os assuntos mais comentados do Twitter, na manhã desta sexta-feira (7), após perguntar para um atleta negro, que disse estar esperando o trem para ir ao Clube Pinheiros, se ele era catador de bolinhas de tênis no local.

Após a resposta do jovem, Bocardi completou: “E eu tava achando que eram meus parceiros que me ajudam nas partidas”, disse o apresentador, que joga tênis no local. Um título de sócio desistente através de uma transferência de titularidade, no Pinheiros, pode custar até R$ 70 mil, além de ter que pagar uma mensalidade de R$ 420.

Em seu Instagram a rapper, historiadora e escritora, Preta Rara, se pronunciou a respeito do ocorrido. De forma didática, Preta Rara diz que o vídeo é uma demonstração clara de racismo estrutural e que “o Racismo pra quem é preto vem antes do Bom Dia”.

“O Racismo pra quem é preto vem antes do Bom Dia.
Racismo Estrutural é isso, pra quem ainda não entendeu na prática.
E achar que um cara preto, dentro de um clube elitizado, só poderia estar ali para servir gente branca.
O Bocardi pergunta se ele vai catar as bolinhas do clube de tênis e ele diz que é atleta.
Aí elevam a voz pra trazer a importância que o rapaz tem numa espécie de : “hum aí sim e eu achando que era meus amigos que pegam as bolinhas de tênis” E o outro cara ainda fala: “Era uma piada interna”
Pq pra racista esse rapaz só estaria no clube pra lhe servir.
Daqui de casa deu pra sentir o cheiro da meritocracia no tom de fala deles.
E ainda pra rebater no final qdo olham na camisa dele: o outro jornalista fala: “A camiseta dele é mesmo polo aquático” pq até o momento a desconfiança ainda imperava.
Logo cedinho pra começar o dia,
Pq o Racismo pra quem é preto vem logo antes do bom dia.”

https://www.instagram.com/p/B8RFc5EHHZ5/?utm_source=ig_web_copy_link

Por sua vez, o apresentador, também usou a rede social para se desculpar pelo ocorrido: “Os jogadores de tênis não usam uniformes, mas os pegadores/rebatedores, sim: uma camiseta igual a do Leonel”, escreveu. No vídeo em que Rodrigo Bocardi publicou junto ao texto de desculpas, ele mostra os jovens que trabalham no clube como ‘pegadores’, todos usam uma camiseta azul e preta com o logo do clube. Leonel, atleta de polo aquático usava uma camiseta azul escrita ‘Polo Aquático’.

Comments