O apresentador do Bom Dia São Paulo, da Rede Globo, Rodrigo Bocardi, foi parar em primeiro lugar entre os assuntos mais comentados do Twitter, na manhã desta sexta-feira (7), após perguntar para um atleta negro, que disse estar esperando o trem para ir ao Clube Pinheiros, se ele era catador de bolinhas de tênis no local.

Após a resposta do jovem, Bocardi completou: “E eu tava achando que eram meus parceiros que me ajudam nas partidas”, disse o apresentador, que joga tênis no local. Um título de sócio desistente através de uma transferência de titularidade, no Pinheiros, pode custar até R$ 70 mil, além de ter que pagar uma mensalidade de R$ 420.

Em seu Instagram a rapper, historiadora e escritora, Preta Rara, se pronunciou a respeito do ocorrido. De forma didática, Preta Rara diz que o vídeo é uma demonstração clara de racismo estrutural e que “o Racismo pra quem é preto vem antes do Bom Dia”.

“O Racismo pra quem é preto vem antes do Bom Dia.
Racismo Estrutural é isso, pra quem ainda não entendeu na prática.
E achar que um cara preto, dentro de um clube elitizado, só poderia estar ali para servir gente branca.
O Bocardi pergunta se ele vai catar as bolinhas do clube de tênis e ele diz que é atleta.
Aí elevam a voz pra trazer a importância que o rapaz tem numa espécie de : “hum aí sim e eu achando que era meus amigos que pegam as bolinhas de tênis” E o outro cara ainda fala: “Era uma piada interna”
Pq pra racista esse rapaz só estaria no clube pra lhe servir.
Daqui de casa deu pra sentir o cheiro da meritocracia no tom de fala deles.
E ainda pra rebater no final qdo olham na camisa dele: o outro jornalista fala: “A camiseta dele é mesmo polo aquático” pq até o momento a desconfiança ainda imperava.
Logo cedinho pra começar o dia,
Pq o Racismo pra quem é preto vem logo antes do bom dia.”

https://www.instagram.com/p/B8RFc5EHHZ5/?utm_source=ig_web_copy_link

Por sua vez, o apresentador, também usou a rede social para se desculpar pelo ocorrido: “Os jogadores de tênis não usam uniformes, mas os pegadores/rebatedores, sim: uma camiseta igual a do Leonel”, escreveu. No vídeo em que Rodrigo Bocardi publicou junto ao texto de desculpas, ele mostra os jovens que trabalham no clube como ‘pegadores’, todos usam uma camiseta azul e preta com o logo do clube. Leonel, atleta de polo aquático usava uma camiseta azul escrita ‘Polo Aquático’.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments