Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde comemora 15 anos de atuação

0
1189

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro) celebra seus 15 anos de existência nos dias 25 e 26 de junho, no Rio de Janeiro, em dois eventos que prometem marcar a data.

O primeiro, na segunda-feira (25), a partir das 13h e com entrada livre ao público. A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) concederá a Medalha Tiradentes ao primeiro coordenador da Renafro e ativista de Direitos Humanos e do Movimento Negro, José Marmo da Silva, com intuito de homenageá-lo.

O segundo evento será na terça-feira (26), onde cerca de 50 pais, mães e filhos-de-santo vindos de todas as regiões do Brasil, pretendem discutir no XI Seminário temas como: Saúde: uma história de conquistas das tradições de matriz africana no Brasil;a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e o Enfrentamento ao Racismo Religioso. O seminário é somente para membros da Renafro e acontecerá das 8h às 17h, no Mirador Hotel, em Copacabana.

A Renafro é uma instância de articulação da sociedade civil que envolve adeptos da tradição religiosa afro-brasileira, gestores e profissionais de saúde, integrantes de organizações não governamentais, pesquisadores e lideranças do movimento negro, que visa promover a saúde dos iniciados e simpatizantes das religiões de matrizes africanas.

Pelo desrespeito religioso e violência cada vez mais fortes contra os adeptos da religião e, principalmente, contra as casas de matriz africana, a atuação da Renafro se torna ainda mais importante porque traz fortalecimento e luta em prol da saúde do povo de Àse.

Com 48 núcleos em todo país, a Renafro integra vários espaços de decisão sobre políticas públicas de saúde, entre eles, o Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde, Comissão Intersetorial de Saúde da População Negra do Conselho Nacional de Saúde, Comissão Intersetorial de Saúde da População LGBT do Conselho Nacional de Saúde, Comitê Nacional de Educação Popular e Saúde do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Conselho Nacional de Juventude , Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde entre outros.

Comments