Frente Artística Negra com shows, dança, teatro e feira com afroempreendedores no RJ

0
1140
Fotos: George Cambeiro

A festa de pré-lançamento da Frente Arstística Negra (FAN) já tem data e local certos, no próximo dia 28 de junho, no Beco do Rato, na Lapa (RJ), a partir das 18h. O evento foi organizado pelos compositores cariocas Mombaça e Cacá Franklin e promete muita música, dança, performances de teatro, feira com afroempreendedores apresentando seus produtos, trancistas e muito mais.

Segundo Mombaça, a escolha da realização da festa no “Beco do Rato” é porque é um território de herança africana. “A Lapa é um ambiente historicamente identificado com a territorialidade do projeto da FAN. Então, o evento não poderia ser feito em outro lugar. Quem estiver por lá, presenciará um grande encontro. Teremos um sarau em que os artistas do coletivo vão se apresentar como por exemplo: ‘Sergio Loroza, Filhas de Maria, Jéssica Passos, DJ Pedro Carneiro, Bruna de Paula entre outros”, conta.

Para quem gosta de poesia, poderão ver as performances dos poetas Dalberto Gomes e Jorge Magnun. Jorge é da Maré (RJ) e disserta no papel um pouco de sua realidade cotidiana, já Dalberto é um militante cultural e autor de cinco livros. Após as apresentações será exibido um desfile interativo promovido pelos modelos da GPMS Model’s, agência só de modelos negros no Rio, assim como uma performance de teatro feita pelos alunos do curso de teatro da GPMS com a esquete ‘Tem Gente com Fome’, do Solano Trindade.

Os afroempreendedores estarão no espaço com peças que variam de roupas e acessórios, passando por perfumaria e até trancistas, barbeiros e maquiadores. Os trancistas Vanderson Nascimento e GShow das Tranças, de Glauber Sabino, também estarão presentes.

Sou trancista, artesão e também instrutor de defesa pessoal.Trabalhei fazendo tranças em dois salões em São Paulo, o Charme Black e Zelma tranças“, diz Vanderson. “Sou do Jacarezinho, no Rio. Fiz o curso de barbeiro em 2004, na Marinha e aprendi no Salão Afroshow a arte de trançar. Fiz o curso de cabeleireiro para me qualificar e conhecer mais sobre a nossa área. Hoje, tenho 14 anos de experiência na área da beleza. Minha maior paixão são as tranças. É de lá que tiro o meu sustento e também ensino esta arte”, complementa Glauber.

Em 2019 Mombaça que transformar o FAN em bloco de Carnaval. “Vamos ter carro de som, ensaio, madrinha, princesa, rainha, tudo que tem direito. E claro, a gente quer desfilar também. Fora da época da folia, queremos fazer projetos, oficinas, tranças e shows. Além de um projeto artístico, queremos que a FAN seja um projeto estruturante na área do conhecimento”, finaliza.

Para informações sobre ingressos, acesse: https://www.facebook.com/FANFrenteArtisticaNegra.

 

Comments