Nos dias 9 e 10 de julho, acontece a primeira edição do Festival Crossover de Podcasters Negros, organizado pelo podcaster Hector Sousa em parceria com o coletivo Podcasters Negros, grupo que reúne produtores de podcast do Brasil e da diáspora africana.
Segundo a organização, o Festival surge do hiato que a podosfera tem, no que diz respeito à circulação e divulgação de conteúdo produzidos pelos podcasters negros em seus diferentes segmentos e temas: maternidade, cinema, música, comportamento, esportes, política e variedades.
Notícias Relacionadas
Desenvolvimento de profissionais negros é foco do evento da Ambev e MOVER
Silvia Nascimento é a única brasileira em programa do governo americano para cobertura das eleições dos EUA
O objetivo do Festival Crossover de Podcasters Negros é estabelecer um espaço de troca entre os diversos podcasts. Por conta do período de pandemia e para abarcar pessoas de todas as regiões, o festival acontecerá on-line através de lives no Youtube no próprio canal do festival.
As lives podem ser acessadas neste link.
Confira a programação:
Live 1 – 09/07 – 19h: Melhores filmes e séries negros
Participantes: Porém preto; Plano sequência; Negro da Semana
Durante nossa vida assistimos muitos filmes e séries, muitos deles nos marcaram e até influenciaram no que somos hoje. Quais são esses filmes e séries criado e protagonizados por pessoas negras? Quais são os melhores filmes e séries negros?
Live 2 – 09/07 – 20h: A influência da música nas nossas vidas
Participantes: Na ponta da língua; HYcast; Lado Black
Em tempos de smartphones, smart tvs e tantos eletrônicos multiusos, em todos eles temos acesso a música, por consequência acabamos utilizando elas em boa parte das nossas atividades. Mas a música está no nosso cotidiano apenas como uma trilha de fundo? Ou ela tem um verdadeiro significado em nossas vidas e molda nossa visão de mundo?
Live 3 – 10/07 – 19h: Família Preta
Participantes: Mães pretas pelo bem viver; Depois da roda
As famílias pretas são as que mais se encontram à margem da sociedade, são as que sofrem com o racismo e preconceito diário. Como essas famílias podem criar uma rede de apoio para lidar com a violência que sofrem. Como educar e ensinar as crianças a lidarem e enfrentarem o preconceito racial, e por vezes social também?
Live 4 – 10/07 – 20h: Quando o Futebol e a Política se encontram?
Participantes: 45 de acréscimo; Santa Melanina; Ogunhê
Por muitas vezes já vimos o futebol sendo usado como artifício político para alguém que está ou quer chegar no poder conquistar o apreço da população. Já vimos também dirigentes de futebol usando contatos e artifícios políticos para ganhar vantagens no jogo. Futebol e política estão interligados? Quando se encontram? Quais as consequências que um pode causar no outro?
Live 5 – 10/07 – 21h: A importância das narrativas negras na ficção
Participantes: O Lado negro da força; Quebradacast
Pessoas negras crescem sem se reconhecer nas obras que consome, seja filmes, séries, desenhos, livros, quadrinhos, etc. É muito comum nos depararmos com o protagonismo branco e personagens negros, quando existem, serem secundários e únicos na trama. Nos últimos anos temos visto uma crescente de obras não só protagonizadas, mas também criada por pessoas negras. Qual a importância de pessoas negros se reconhecerem nas obras que consomem? É significativa essa crescente de obras produzidas por pessoas negras? O negro está ganhando realmente espaço e representatividade dentro da cultura pop? Ou é um movimento das empresas para apenas ganharem dinheiro em cima da ‘diversidade?’
Notícias Recentes
Erykah Badu se apresenta em SP, dia 6, com abertura de Luedji Luna
Novela das seis "Garota do Momento" tem melhor estreia em dois anos