É uma oportunidade muito grande poder compartilhar com vocês um pouco da história de vida do Paulo Cardoso.  Filho de nordestinos que vieram para São Paulo em busca de uma melhor qualidade de vida, Paulo é um daqueles caras incríveis que são inspiração para muita gente da nossa gente.

PPP: Preto, pobre e morador da Periferia, ele começou sua trajetória dividindo os cadernos da escola com sua irmã, e recolhendo livros de um lixão, ao mesmo tempo que buscava água potável para beber.

Os livros encontrados naquele lixão foram fontes de inspiração, tanto para fugir daquela realidade na qual vivia, quanto para adquirir conhecimento e mudar o rumo de sua vida.

“Enquanto muitos estavam se divertindo, eu estava acendendo velas na minha casa para não parar de estudar, mesmo sem energia elétrica”, ele me contou.

Mas isso tudo não o ele desistir. Pelo contrário, continuou a acreditar que podia voar mais alto e ir mais longe, ao querer fugir da pobreza e da violência que o cercava. Com 16 anos prestou um concurso para uma escola militar. Prova essa na qual ele era o único preto presente em sala.

Mas mesmo com essa desigualdade gigante ele conseguiu passar 17º lugar, entre 5.000 candidatos. A escola militar realmente foi salto de trampolim para o acesso a uma educação que ele jamais teria numa escola pública, por melhor que ela fosse. E foi essa base militar de educação que o fez chegar aonde está hoje, em uma cadeira executiva em uma grande multinacional.

Com mais de 20 anos em cargos estratégicos na área de tecnologia, Paulo hoje é Head de Vídeo Colaboração de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Palestrante e ativista esperançoso, acredita que ações como essa são como pingos de incentivo para outros Paulos Cardosos, que buscam por inclusão e pertencimento.

Paulo é um exemplo de que preto, além de sonhar também realiza.

Black ID é uma colunada assinada por Rodolfo Gomes Co-Fundador da PPT GO

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments